Essa é a realidade da Igreja Cristã Maranata (ICM), que há 55 anos desafia o modelo tradicional de igrejas e se sustenta por meio do trabalho voluntário e do dízimo por fé. A ICM encontrou na fé e na união de seus membros a força para construir um império espiritual que se espalha por diversos países.
A Igreja Cristã Maranata é sediada na cidade de Vila Velha, Espírito Santo. Desde 2007, está sob a direção de seu terceiro presidente, Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, em conjunto com o Conselho Presbiteral, formado, desde outubro de 2020 por mais 18 pastores.
Como a igreja Maranata vive sem pedir dinheiro nos cultos?
Doação e voluntariado
Além de separar a fé do dinheiro, um dos pilares da Igreja Cristã Maranata é a cultura do voluntariado. Segundo o Pastor Luiz Eugênio, CEO da igreja, o trabalho é baseado na fé, na gratidão e no evangelho eterno.
Diferente de muitas comunidades protestantes no Brasil e pelo mundo afora, a Igreja Cristã Maranata (ICM) se orgulha de um corpo de pastores que não recebe remuneração alguma pelo seu dedicado serviço à obra.
A Igreja Cristã Maranata realiza cultos de quarta-feira a domingo, com exceção das sextas-feiras, quando os membros se reúnem em família, em seus lares. Você é nosso convidado para participar de um dos nossos cultos.
Duas horas de louvores - Volume 1 - Igreja Cristã Maranata
Como funciona o dízimo na igreja Maranata?
Os membros que decidem pelo dízimo o fazem de forma individual. A contribuição é depositada em um caixa único. O tesoureiro de cada unidade e o conselho fiscal acompanham os valores ofertados pelos dizimistas. “A Bíblia diz que o que não é por fé é pecado.
O fundador e o fundamento se identificam na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Não há, portanto, ênfase a outro nome ou nomes já que a sua existência é parte do plano profético de Deus para os nossos dias.
Muitos pastores dedicam a sua vida por completo ao ministério, ou seja, não possuem outra fonte de renda e trabalho, dependendo, portanto, da contribuição da igreja para o seu sustento.
Casado com a Pra. Gisele Souza, pai de três filhos (Dayane, Andressa e André) e avô de quatro netos (Victor, Theo, Lívia e Gael), Gilson é formado em Teologia e Gestão Pública, é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) e membro do Conselho Estadual da IEQ.
Essa é a realidade da Igreja Cristã Maranata (ICM), que há 55 anos desafia o modelo tradicional de igrejas e se sustenta por meio do trabalho voluntário e do dízimo por fé. A ICM encontrou na fé e na união de seus membros a força para construir um império espiritual que se espalha por diversos países.
Gedelti Victalino Teixeira Gueiros (Bom Jesus do Itabapoana, 19 de novembro de 1931) é um empresário, pastor protestante, cofundador e Presidente da Igreja Cristã Maranata (2007-atualidade).
O sistema da Maranata proíbe taxativamente que membros engajados à Instituição não se relacionem espiritual ou sentimentalmente, sob hipótese nenhuma, com pessoas de outras igrejas ou até mesmo cultivem amizades.
Fundada há mais de meio século, a Igreja Cristã Maranata (ICM) se destaca por algumas características singulares: os pastores são voluntários, e não há cobrança de dízimo em cultos.
A Maranata faz parte da família evangélica Pentecostal, enfatizando o novo nascimento, seguido de um profundo despertamento espiritual, a vivência de uma fé operante, encorajando a todos os crentes a busca de uma genuína experiência espiritual - o batismo com o Espirito Santo, bem como uma sólida fundamentação na ...
A Igreja deve realizar a Obra de Deus na terra, pregar o Evangelho (Mateus 28:19-20), sustentar os seus membros (Efésios 6:18; Gálatas 6:2, 10), adorar a Deus (Atos 2:46-47), batizar os crentes nas águas (Mateus 28:19) e celebrar a Ceia do Senhor (Atos 2:41-42).
A ICM não cobra dízimo nem oferta dos membros durante os cultos — prática que se tornou comum em igrejas neopentecostais. Esse modelo de gestão permite à Maranata usar seus recursos em ações sociais, missões evangelísticas e projetos ambientais.
Não é o caso, porém, de uma congregação brasileira fundada há 55 anos e que possui hoje mais de 5 mil templos no Brasil e no exterior: a Igreja Cristã Maranata. A ICM redefine o conceito de dádiva religiosa, descartando as usuais práticas de coletas e incentivando um dízimo espontâneo, fruto da convicção de seus fiéis.
Igreja Cristã Maranata conta com mais de 4 mil pastores e milhares de membros voluntários que fizeram uma escolha pela fé e atuam voluntariamente. Não há recolhimento de ofertas durante os cultos, nem pedido de dinheiro aos membros. Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
A média salarial do cargo de Padre (Brasil) é de R$ 3.323 por mês. As estimativas de salários têm como base 4 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Padre nessa localização (Brasil). O maior salário do cargo de Padre (Brasil) é de R$ 7.559 por mês.
Pastores das grandes igrejas pentecostais estão entre os profissionais mais bem pagos do país, embora não haja a exigência de que tenham curso superior.
A Igreja Cristã Maranata é uma igreja que crê na Palavra de Deus como única regra de fé e prática, que inclui o batismo com o Espírito Santo e dons Espirituais.
Trechos de gravações telefônicas foram divulgados pelo jornal A Gazeta. Em uma nova ação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), quatro pastores da Igreja Maranata - incluindo seu líder histórico, Gedelti Gueiros - e um membro da igreja foram denunciados por ameaçar e coagir testemunhas.
Apregoa-se a proibição de palavras através de um fundamentalismo religioso de tolher seus membros nas orações o uso de expressões como “Paizinho”, “Papai do Céu”, “Muito Obrigado”, “Obrigado”; uma vez que não há tais palavras expressas na Bíblia, não se devem proferir gratidão com as tais e nem dirigir-se a Deus de ...