Quais os meus direitos em um acidente de trabalho?

Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
  • Estabilidade no emprego;
  • Afastamento remunerado.
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.
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Quais são os direitos de quem se acidenta no trabalho?

Após um acidente de trabalho, é garantida a manutenção do plano de saúde ou de assistência médica para o trabalhador, mesmo com a suspensão do contrato de trabalho decorrente de auxílio-doença acidentário ou aposentadoria por invalidez.
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Quais são os direitos do funcionário que sofre acidente de trabalho?

Vejamos alguns dos principais direitos dos trabalhadores:
  • Assistência médica e hospitalar. ...
  • Auxílio-doença acidentário. ...
  • Estabilidade provisória. ...
  • Aposentadoria por invalidez. ...
  • Pensão por morte. ...
  • Indenização. ...
  • Primeiros socorros. ...
  • Comunicação de Acidente de Trabalho.
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Quais os benefícios que o trabalhador acidentado tem direito?

O empregado acidentado tem direito ao auxílio-doença, auxílio-acidente e a aposentadoria por invalidez, acrescida do abono anual (13º salário dos aposentados).
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Quais são os meus direitos no acidente de trabalho?

O trabalhador que sofre acidente do trabalho tem direito a um período de estabilidade que é de 12 meses a contar da alta concedida pelo INSS, ou seja, por esse período não pode ser dispensado sem justa causa (mas pode ser dispensado por justa causa).
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Acidente de Trabalho: o que você precisa saber

O que a empresa perde com acidente de trabalho?

o empregador – devido ao pagamento dos benefícios previdenciários obrigatórios, aumento das taxas e impostos, custos com a perda produtiva, reposição do trabalhador, horas extras, danos em produtos e máquinas, indenizações, honorários legais, entre outros.
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O que eu recebo por acidente de trabalho?

Auxílio-doença acidentário: Caso o trabalhador fique incapacitado temporariamente em decorrência do acidente, ele tem direito a receber o auxílio-doença acidentário, que corresponde a 91% do salário de benefício.
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Qual é o valor do auxílio acidentário?

A servidora ressalta que o auxílio-acidente é uma indenização mensal, que corresponde a 50% do salário-de benefício que deu origem ao benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença do segurado.
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Qual é o valor do auxílio-acidente 2024?

O valor do benefício é de 91% do salário-de-benefício; não pode ser cumulado com atividade laborativa, pois tem caráter alimentar; e tem natureza temporária.
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Qual o valor da indenização por sequela?

Em relação aos danos morais, o valor da indenização vai depender de uma série de fatores que citei antes, vai desde o grau da lesão até o esforço que a empresa fez para resolver o problema. Então, os valores podem variar de R$ 5 mil até R$ 300 mil ou até mais a depender da gravidade do caso.
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Quais as obrigações da empresa em caso de acidente de trabalho?

Um dos deveres mais imediatos da empresa após a ocorrência de um acidente de trabalho é a comunicação do evento aos órgãos competentes. A emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deve ser feita até o primeiro dia útil seguinte ao acidente, ou imediatamente, em caso de morte.
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Qual o valor da indenização por acidente de trabalho?

Não existe um valor fixo para a indenização por danos morais. O valor varia bastante, são pelo menos 12 fatores que o juiz precisa levar em consideração. Dependendo de como foi o acidente e das consequências, o valor pode chegar até 50 vezes o valor do seu último salário.
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Quem paga as despesas médicas em caso de acidente de trabalho?

Nesse caso, a empresa é responsável por fornecer assistência ao colaborador para garantir seu bem-estar e evitar agravamentos das lesões. Em geral, a responsabilidade pelo reembolso de despesas médicas é atribuída à empresa.
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Quem paga o salário em caso de acidente de trabalho?

14. O auxílio-doença será devido a contar do décimo sexto dia seguinte ao do acidente, cabendo à emprêsa pagar o salário integral do dia do acidente e dos 15 (quinze) primeiros dias seguintes, ressalvado o disposto nos artigos 15 e 82; e será mantido enquanto o acidentado continuar incapaz para o seu trabalho.
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Como pedir auxílio sequela?

O procedimento de solicitação do auxílio-acidente inicia-se com o agendamento de uma perícia médica junto ao INSS. Durante a perícia, o perito avaliará as sequelas e a redução da capacidade laboral.
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O que a lei garante a quem sofre algum acidente de trabalho?

2 – AUXÍLIO DOENÇA ACIDENTÁRIO – o trabalhador passa a ter direito ao benefício de auxílio doença acidentário e o acidente ou doença adquirida no trabalho se tiver como conseqüência uma incapacidade temporária superior a 15 (quinze) dias para o emprego do trabalhador ou para as suas atividades habituais.
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Quanto tempo demora para sair o auxílio-acidente?

Quanto tempo demora um processo de auxílio-acidente? O INSS dá uma média de 45 dias úteis para o processo de concessão do benefício auxílio-acidente.
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Como é feito o cálculo do auxílio-acidente?

O auxílio-acidente está regulamentado por lei, que determina que mensalmente o valor corresponderá a 50% do salário-de-benefício.
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Quanto recebo se for afastado pelo INSS?

Como é o cálculo do benefício e qual é o valor pago pelo INSS? De acordo com a legislação vigente, o valor a receber em caso de afastamento do trabalho pelo INSS é, no geral, de 91% sobre a média de 80% de seus maiores salários de contribuição.
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Quanto tempo dura o auxílio-doença acidentário?

O auxílio-acidente não cessa em nenhum momento, mesmo que o segurado volte ao trabalho. Assim, o cidadão recebe o benefício até o momento de sua aposentadoria ou até a data de óbito.
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Quem deve dar entrada no auxílio-acidente?

Somente os segurados do INSS têm direito ao recebimento do auxílio-acidente. Mas quem são os segurados do INSS? Basicamente, segurado do INSS é o trabalhador que contribui com a Previdência Social.
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Quem recebe auxílio-acidente pode continuar trabalhando?

A resposta é sim! O auxílio-acidente não tem por objetivo substituir o salário do segurado. Por isso é plenamente possível que aquela pessoa que ficou com alguma sequela possa receber o benefício pago pelo INSS e, ainda assim, continuar trabalhando e auferindo renda adicional.
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Quem sofre acidente de trabalho tem direito a quê?

Os acidentes de trabalho geram custos também para o Estado. Incumbe ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS administrar a prestação de benefícios, tais como auxílio-doença acidentário, auxílio-acidente, habilitação e reabilitação profissional e pessoal, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.
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Quais são meus direitos em caso de acidente de trabalho?

Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
  • Estabilidade no emprego;
  • Afastamento remunerado.
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.
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Quais são os benefícios que um trabalhador pode receber em caso de acidente de trabalho?

Dentre os direitos garantidos ao trabalhador após sofrer um acidente de trabalho, está o auxílio-doença acidentário ou por incapacidade permanente, pagamento do FGTS e estabilidade após retornar ao trabalho.
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