No Brasil, sua madeira é utilizada para a confecção de canoas, além de estar ligada aos cultos afro-brasileiros. A amendoeira é uma erva de Exu, orixá dos caminhos, da comunicação e dos prazeres.
Composto por Aroeira, Gengibre, Hortelã, Picão Preto, Pau Tenente, Limão e Pitanga, esse banho possui propriedades energéticas que trabalham em harmonia para limpar a aura, dissipar bloqueios e atrair boas vibrações. O Gengibre e a Hortelã têm efeito estimulante, revigorando a energia e atraindo prosperidade.
O banho Exu Caveira tem ervas poderosas, inspiradas por um legítimo falangeiro dessa respeitada entidade: Hortelã, Sálvia, Anis Estrelado, Pau de Resposta, Carqueja, Manjericão e folhas de Laranjeira.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
De acordo com a festa, seguido pelo ritual ao orixá Ossain vai-se cantando e jogando folhas dentro do templo, as folhas simbolizam a natureza, a prosperidade, a saúde e o dinheiro. As folhas espalhadas no chão do templo liberam sua essência.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Exu é nosso cúmplice, amigo fiel, quando estamos esforçando-nos para melhorarmos intimamente. Em contrário, fantasias mirabolantes, aspirações de soluções mágicas sem esforço individual, desejo ardiloso de ganho fácil se aproveitando da inocência dos outros, isso tudo não atrai a ação cósmica de Exu, afastando-o.
Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".
Um exemplo bem prático são as sete ervas. Elas têm um super poder de combater as energias negativas, seja na residência ou trabalho. São formadas pelas seguintes plantas: arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, majericão e pimenteira.
O Banho de Pomba Gira foi feito com um super mix de ervas selecionadas como: Anis, Artemísia, Poejo, Malva, Pitanga, Rosa, e Maçã para atrair autoestima, desejo da vida, intuição, paixão, realização e feminilidade. Laroyê moça bonita!
Alfavaca: Alguns a têm como erva de Exu, outros como de Oxalá. Indepen- dente do Orixá, é uma planta atrativa, pois, ao mesmo tempo em que limpa nossa aura, também atrai bons fluidos de saúde e prosperidade.
O que Exu bebe? Vinho, cachaça, conhaque, cerveja, whisky e ÁGUA. Tem pessoas que dizem que Exu não pode beber água, mas isso não é apenas uma crendice popular sem fundamento. Exu não precisa beber para poder trabalhar.
Com um supermix de ervas especialmente pensadas para esse banho como: Aroeira, Gengibre, Hortelã, Picão Preto,Pau Tenente, Limão e Pitanga. Laroyê Exu! Já sabe como preparar seu banho fitoenergético ou utiliza-lo como defumação?
A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
ÒGÚN - OGUM: Canela, por ser estimulante, acentua a determinação. Deve ser usada para abertura de caminhos e em entrevistas de emprego. ÒSÓÒSÍ - OXOSSI: Madeira, ativa a sorte. Deve ser usada para atrair dinheiro e fartura na família.