A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
A função poética tende a utilizar uma variedade de figuras de linguagem, como metáforas, metonímias, símiles e alegorias, para criar uma linguagem evocativa e expressiva. Essas figuras de linguagem ajudam a transmitir significados além do sentido literal das palavras.
Quais são as características da linguagem poética?
As principais características da função poética, que tem como finalidade atribuir ao seu receptor uma experiência estética, são: preocupação estética, uso de figuras de linguagem e texto criativo e inusitado. Além da função poética, há outras funções da linguagem.
Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.
Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.
Funções da Linguagem (Emotiva, Referencial, Poética, Fática, Conativa e Metalinguística)
O que é linguagem literária e poética?
Linguagem lírica ou poética: é marcada pela presença de elementos plurissignificativos ou que causam certa estranheza. Ela está presente na poesia em verso ou em prosa. Linguagem narrativa: também pode fazer parte de textos escritos em verso ou em prosa. A sua principal característica é a indicação sequencial de fatos.
Os textos poéticos vêm sendo indicados como um dos meios mais eficazes para a educação da percepção sensorial da criança e também de sua sensibilidade ou de capacidade de pensar, ouvir, falar e escrever do jovem e adulto.
Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos. Comunicar-se. Eis uma aptidão nata do ser humano. O tempo todo estamos tentando estabelecer contato com as pessoas, seja por meio da fala, seja por meio da escrita.
A poética é uma investigação filosófica sobre o que é uma boa poesia e uma boa literatura segundo seu gênero. Para Aristóteles, o objetivo central de todas as artes é alcançar a Beleza. Entenda o posicionamento dos filósofos clássicos acerca da Beleza no último tópico do artigo sobre as sete artes.
Termo que designa uma disciplina cujo objeto de estudo é a criação de um sistema de normas, noções gerais, modelos e metalinguagem científicos para descrever, classificar e analisar as obras de arte verbal ou criações literárias.
O texto poético é portanto aquele que apela a diversos recursos estilísticos para transmitir emoções e sentimentos, respeitando os critérios de estilo do autor. Nas suas origens, os textos poéticos tinham um caráter ritual e comunitário, embora tenham aparecido outras temáticas ao longo dos anos.
Ela é dividida em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Em suma, cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos da comunicação, que são: emissor, receptor, mensagem, referência, canal e código.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Écloga, elegia, epitalâmio, madrigal, ode e sátira são alguns tipos de poesia. A poesia apresenta a subjetividade do eu lírico e é marcada pela conotação.
Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.
O poema é um gênero textual que pode ser escrito conforme rígidas normas — os poemas de forma fixa — ou em versos livres, nos quais mais valem as imagens do que a métrica.
Ela é plurissignificativa, subjetiva e não utilitária, em oposição à linguagem não literária. A linguagem literária é mais subjetiva. A linguagem literária é o que permite que um texto seja considerado artístico. Ela é conotativa, subjetiva, ficcional e não utilitária.
Linguagem técnica é a linguagem específica de uma determinada área do conhecimento. Caracteriza-se pela clareza, concisão e correção gramatical, com emprego de termos próprios do assunto em questão.
LINGUAGEM – Objetiva; utilizar metáforas de imediata compreensão para o leitor; despe –se de abstrações e da preocupação com o rebuscamento. O conto desconhece alçapões subterrâneos ou segundas intenções. Os fatos devem estar presentes e predominantes. Ação antes da intenção.