Ela é composta por sete fatores (coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade) mais os elementos (clareza, expressividade e originalidade), que, juntos, são os responsáveis por indicar cada aspecto envolvido na comunicação do texto.
“Elementos do texto” é a nomenclatura utilizada para cada estrutura que compõe um texto, que permite a construção da redação conforme a intenção, seja para argumentar, descrever, narrar ou expor uma temática.
Os elementos da narrativa são narrador, personagem, enredo, tempo e espaço. A narrativa apresenta narrador, personagens, enredo, tempo e espaço. Os elementos da narrativa são narrador, personagem, enredo, tempo e espaço. O narrador pode ser observador, onisciente ou personagem.
Um texto se divide em pelo menos duas unidades, por exemplo, capítulos ou parágrafos. Ele deve se dividir em pelo menos duas orações, que são partes extraíveis do texto. O texto sempre transmite alguma informação ao leitor ou ouvinte. Cada vez que se começa um novo enunciado, devemos transmitir algo novo para o leitor.
Todo texto apresenta como estrutura básica começo, meio e fim. Além disso, para elaborar um bom texto é fundamental ter conhecimento de sua finalidade (em qual gênero textual a produção se encaixa), do tema e do tipo textual (narração, argumentação, injunção, exposição e descrição).
A ideia central de um texto é aquela que permanece do início ao fim. O título costuma auxiliar na identificação da ideia central. Geralmente o texto também oferece pistas sobre a ideia principal.
Para produzir um texto, um sujeito articula sua língua — procura escolher as melhores palavras e ordens sintáticas possíveis —, relaciona-se com outras pessoas e diz algo que, para ele, é importante ou necessário. Esse complexo processo de produção de texto é inerente ao ser humano desde sua origem.
Os elementos textuais são o desenvolvimento do conteúdo do trabalho propriamente dito. Têm três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão, além de outras subdivisões que enriquecem o trabalho de pesquisa.
Define-se texto como um conjunto de palavras e frases encadeados que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. Pode ser qualquer obra escrita em versão original que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior a frase.
É fundamental que o texto seja dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas.
Introdução: parágrafo que se encontra no início do texto. A introdução pode corresponder a um ou mais parágrafos, desde que estejam posicionados na parte inicial e apresentem as informações para contextualizar o assunto.
Em outras palavras, o texto é dividido em dois planos: o linguístico e o extralinguístico. Portanto, para construir um bom texto, é necessário conhecer os elementos que o compõem, elencados abaixo.
Para produzir um bom texto, é preciso definir o gênero textual e planejar a sua estrutura, pensando em quem será o leitor. São necessárias as seguintes etapas: planejamento, conhecimento do assunto, coerência e coesão e revisão. Os textos costumam ter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
São estruturas que possibilitam a construção de textos diversos. São divididos em cinco tipos: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Os elementos da narrativa são recursos usados para detalhar acontecimentos de um texto narrativo. Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.