Quais são os principais processos da mudança social?
Entre os fatores que possibilitam que a mudança social aconteça estão o desenvolvimento de tecnologias, as guerras, as revoluções, o crescimento populacional e os desastres naturais.
Fenómenos como as mudanças climáticas, crises económicas, conflitos armados, migrações e desastres naturais têm uma enorme influência nas sociedades, causando muito frequentemente um aumento das desigualdades, da pobreza, da exclusão e de violações dos Direitos Humanos.
Definiremos, então, a "mudança social como sendo toda a transformação observável no tempo, que afeta, duma maneira que não seja provisória ou efémera, a estrutura ou funcionamento da organização social de uma dada coletividade e modifica o curso da sua história" (Rocher).
Transformação social significa a mudança da sociedade e do seu modo de organização. Isso pode incluir transformações na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações. A transformação social, por sua vez, acontece pela necessidade em adaptar-se ao novo para garantir sobrevivência.
Quais são os 3 fatores que influenciam a mobilidade social?
Uma série de fatores influenciam na mobilidade social, como educação, emprego e renda, condições de moradia e acesso à saúde, por exemplo. Nesse sentido, o acesso a direitos e oportunidades é essencial para que as pessoas se movam positivamente.
Em qual dos três tipos de estratificação social a mobilidade social é maior e qual é o motivo disto?
Naturalmente, por isso mesmo, a estratificação por classes é aquela onde a mobilidade social é maior, pois depende fundamentalmente do dinheiro e não tanto das funções sociais exercidas.
Por forças endógenas ou internas – as invenções. Por forças exógenas ou externas - difusão cultural. Os obstáculos são barreiras oriundas da própria estrutura social já a resistência são atuações conscientes e deliberadas para impedir a mudança social.
No campo da Sociologia, a noção de mudança social se apresenta como um processo que culmina na “transformação do conjunto das relações sociais” (VIANA, 2006 p. 132).
É por meio da educação que os indivíduos se constituem como cidadãos e promovem o progresso e a transformação da sociedade, de modo a buscar sempre a melhor qualidade de vida para todos.
Mudança social advém de forças naturais e também de atos intencionais. Há várias fontes de mudança social: crescimento populacional, mudanças no ambiente, avanços tecnológicos, contatos com outras sociedades e guerras.
O que é mobilidade social? De acordo com a Enciclopédia Britannica, mobilidade social pode ser definida como o movimento de indivíduos, famílias ou grupos num sistema social hierárquico, geralmente definido pela estratificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: a vertical e a horizontal.
Status social é a posição de cada pessoa na estrutura da sociedade. É uma classificação que condiciona culturalmente as relações, as oportunidades e os papéis sociais. Ouça o texto abaixo! O status social corresponde à posição que cada grupo ocupa na dinâmica social.
A mobilidade social está intimamente relacionada com o processo de desenvolvimento econômico. Mais amplamente, está relacionada com o processo de racionalização econômica e social, representado pelo surgimento do capitalismo e pela conseqüente crise dos sistemas sociais tradicionais.
As principais são as castas, os estamentos e as classes sociais. O aspecto diferencial delas é o grau de mobilidade entre os diferentes estratos. Deste modo, as castas é a forma de estratificação mais fechada e com menor mobilidade entre os estratos, enquanto as classes sociais são as mais abertas.
A pirâmide social é um modelo criado para representar a posição das classes sociais. Assim, as classes são organizadas na pirâmide de acordo com seu poder econômico e seu status social. Quanto mais alta for a posição do indivíduo, maiores serão seus recursos e suas condições de acesso aos bens materiais.
Transformação social é uma mudança na sociedade e no seu modo de organização. O termo pode incluir alterações na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações.
Nas sociedades modernas, a "revolução" tem o sentido da instauração da transformação social. A noção de "revolução" exprime o modelo moderno da experiência histórica, direcionada para um futuro novo.