Qual a altura padrão de uma laje de uma residência?
A medida padrão para residência é de 2,70 m. Acrescentando o forro de gesso para embutir as luminárias no pavimento térreo, e a espessura da laje – que é variável de acordo com o vão e o peso concentrado no pavimento superior –, a altura ficará próxima de 3 m, resultando em um pé-direito de 6 m.
As lajes de piso têm espessura mínima de 8 cm, caso a laje seja de cobertura esse limite é reduzido para 7 cm, lajes que suportam veículos possuem o limite mínimo de 10 cm, o limite será elevado para 12 cm, caso o veículo tenha peso acima de 30 KN.
Mas, antes de qualquer coisa, vamos explicar melhor o que é? O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
Laje de cobertura: 5,0 cm de espessura; Laje de piso: 7,0 cm de espessura; Laje em balanço: 7,0 cm de espessura; Laje de garagem: 12,0 cm de espessura.
As espessuras das lajes devem respeitar os seguintes limites mínimos, conforme a NBR 6118 (2014): 7 cm para lajes de cobertura não em balanço; 8 cm para lajes de piso não em balanço; 10 cm para lajes em balanço (de cobertura ou de piso);
💫 Embora não exista nenhum padrão ou exigência legal para isso é comum as pessoas construírem muros de 2 metros de altura. Esta é basicamente uma altura aceitável como sendo suficiente para isolar bem uma casa, mas não é a altura ideal para segurança, já que para este caso quanto mais alto melhor.
A altura do pé-direito duplo é duas vezes a altura de um pavimento, considerando a medida do piso ao teto, independentemente de a cobertura ser laje ou forro do telhado. A medida padrão para residência é de 2,70 m.
Na cozinha, onde a praticidade é essencial, a altura do teto rebaixado pode variar de acordo com a disposição dos móveis. Recomenda-se uma altura entre 2,40m e 2,60m para garantir uma boa circulação de ar e evitar segurança de abafamento.
Nesse caso, teríamos o seguinte resultado para a altura ideal de mesa de trabalho: a altura média de homem brasileiro é de 1,73 e altura média da mulher brasileira é de 1,60, por isso, a norma brasileira NR-17 diz que a altura da mesa deve ser de 70cm do níveis dos pés à mesa.
Estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), encomendado pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), revela que o tamanho médio da casa própria que os brasileiros conseguem financiar mede 66 m². Houve uma evolução, pois em 2018 eram 58 m².
Quando a parede possui a altura entre 2,5 e 2,8 metros, é considerada do tipo padrão, sendo importante lembrar que a distância mínima recomendada para imóveis é de 2,7 metros.
Laje treliça TR12 é indicada como laje piso, tanto para residências como mezaninos em galpões industriais. Laje treliça TR16 em diante são utilizadas quando o vão ou a sobrecarga é muito alta, comumente utilizadas para depósitos ou mezaninos.
Quantos metros pode ter uma laje? Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.
O cálculo a ser feito é: área da laje x a espessura da laje – que varia de acordo com a construção, mas que costuma ser de 15 cm. Por exemplo: um ambiente de 7 metros de comprimento por 3 de largura teria, portanto, uma laje de piso ou de cobertura de 3,15m³.
O pé direito padrão possui entre 2,5 e 2,8 m de altura. No Brasil, essa medida é diferente, pois gira em torno de 2 m e 30 cm. Nesse caso, o ambiente fica mais apertado e limitado quanto à decoração, mas ao mesmo tempo passa a sensação de aconchego.
A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m. Quando esse padrão é superior, temos um pé direito alto – variando, geralmente, entre 2,8m a até 4,5m.
3. No caso de terrenos planos ou não enquadrados no item anterior, os muros de divisa, na faixa de recuo de frente, não poderão ultrapassar a altura de 3,00m em relação ao perfil natural do terreno, ressalvados os casos previstos no item 5.1.
Já em relação às normas de Direito Privado devemos observar uma distância mínima entre as edificações, a saber: na zona rural a distância mínima deverá ser de três metros, enquanto na zona urbana, em regra, deverá ser de um metro e meio.
Determina-se que uma laje maciça deve ter de 7 a 12 cm de espessura de acordo com o balanço, que nada mais é que a distância entre as estruturas que sustentam o vão da laje.
Neste calculo a laje H8 terá uma espessura média de 11 cms e a laje H12 de 14 cms após concretada. Se a laje tem muitas nervuras, espaços vazios, laje maciça ou os conduítes de energia estão acima da treliça o volume de concreto necessário pode ser maior.