Na modalidade LCI pós-fixada com resgate, você pode resgatar o investimento após a carência de 370 dias. Inclusive, você pode colocá-la em resgate automático.
Em trâmite na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei n. 952/2024 (PL), de autoria do Deputado Federal Henderson Pinto (MDB-PA), determina que o prazo mínimo de vencimento da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) será de 90 dias.
Você pode resgatar a LCA após a carência de 280 dias. Inclusive, a LCA pós-fixada com resgate pode ser colocada em resgate automático. Nos casos das LCAs sem resgate, você pode vendê-las de volta para o banco antes do prazo acordado.
Sua aplicação em LCI ou LCA pode ser resgatada antes do vencimento, somente se estiver disponível para negociação no mercado secundário. Se houver esta disponibilidade, ao selecionar o seu investimento, o botão "resgate" estará habilitado e mostrará as condições para o resgate antecipado.
Diferente de outros tipos de aplicações, com a LCA e a LCI, você só pode resgatar seu dinheiro depois de, no mínimo, 90 dias. Para solicitar o resgate ou a cotação, acesse sua área logada da Genial > Clique em Resgatar no Menu Lateral Esquerdo e Selecione Renda Fixa.
CDB 110% CDI ou LCI/LCA 93% DO CDI? Aprenda a calcular na prática qual rende mais!
Quando mudou a carência da LCI?
Os prazos de vencimentos e carência para as Letras de Créditos do Agronegócio (LCA) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI) foram alterados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na primeira semana de fevereiro.
Quanto rende 100 mil no LCA hoje? Investindo 100 mil reais em LCI/LCA com retorno de 94% do CDI, temos uma rentabilidade anual baseada na taxa do CDI atual, que é de 9,90% ao ano. Assim, o retorno da LCI/LCA seria de 9,31%.
Para LCI e LIG, passou a ser proibido que seja usado como lastro operações para pessoas jurídicas sem conexão com o mercado imobiliário, mesmo que garantidas por imóvel. O Banco Central também estendeu o prazo mínimo de vencimento das LCAs e LCIs de 90 para 270 dias e 360 dias, respectivamente.
Quando vale a pena investir em LCI e LCA? Vale a pena investir em LCI e LCA quando se busca um investimento de renda fixa isento de IR, com riscos relativamente baixos. É importante avaliar as taxas de rendimento, o prazo de vencimento e a solidez da instituição emissora.
LCIs e LCAs têm a preferência de Erick Scott Hood, head de produtos e portfólios do Inter, para 2024, por serem “ativos que entregam ao investidor retorno atrelado ao CDI com isenção de Imposto de Renda e protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito”.
No caso da LCI, a principal mudança foi o prazo mínimo para vencimento do título, que passou de 90 dias para 12 meses. Na LCA, o prazo passou de 90 dias para 9 meses.
Na data de vencimento, o valor que ainda não tenha sido resgatado, será creditado diretamente em sua conta corrente, acrescido do rendimento. A LCI possui uma carência legal de 365 dias e, após esse prazo, passa a ter liquidez diária, caso não tenha sido negociada uma condição de carência maior.
A LCI é um dos instrumentos de Renda Fixa mais procurados pelo investidor pessoa física e que mais cresceram nos últimos anos, por conta de sua isenção de Imposto de Renda para esse público. Representa uma fonte de recursos para o setor imobiliário, pois possui como lastro créditos imobiliários.
O que acontece se tirar o dinheiro do LCI antes do vencimento?
Perda de rentabilidade: ao resgatar um investimento antes do vencimento, você pode perder parte dos juros ou rendimentos que seriam acumulados até o prazo final. Isso pode reduzir o retorno total do investimento e, em prazos mais longos, comprometer seu enriquecimento.
Na modalidade LCI pós-fixada com resgate, você pode resgatar o investimento após a carência de 370 dias. Inclusive, você pode colocá-la em resgate automático. Como funciona o resgate automático da LCI? A qualquer momento, na sua régua de priorização de resgate automático, você também pode incluir a LCI.
Os mais procurados são os títulos do Tesouro Direto, CDBs, debêntures, Fundos de Renda Fixa, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e as carteiras digitais remuneradas. A rentabilidade da Renda Fixa depende do valor da Selic que, por sua vez, determinará o valor da taxa do CDI, a principal medida de retorno desse tipo de investimento.
Além de uma rentabilidade que costuma ser abaixo de 100% do CDI, a principal desvantagem das LCs é a falta de liquidez: caso você precise resgatar o dinheiro antes do dia de vencimento, não terá o seu rendimento garantido e pode ainda sofrer descontos no valor investido, dependendo do tempo de aplicação.
A carência de um investimento é o tempo que a instituição emissora do ativo estipula para que não haja movimentações financeiras. Ou seja, os investidores não podem vender a LCI de volta ao banco e também é impedido de resgatar o montante aplicado.
Após as restrições promovidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para emissões de letras de crédito imobiliário (LCIs) e do agronegócio (LCAs), o mercado vem reagindo com número menor de ofertas e diminuição da rentabilidade. Mesmo assim, para a XP, ainda vale a pena investir nesses ativos.