Branco: pureza, neutralidade e limpeza. O branco simboliza novos começos, encoraja a organização e auxilia na clareza mental. Preto: autoridade, poder e suavidade.
Antigamente, a cor violeta foi amplamente associada à nobreza e ao poder. Além disso, esta cor transmite a ideia de vaidade e extravagância, bem como remete ao desejo e à atenção.
Quando alguém nos pede para dizer uma cor é possível que a primeira que venha à cabeça seja “vermelho”. Isso tem explicação: na psicologia das cores o vermelho é a cor atribuída à vida, paixão e ao poder.
Cada cor tem um poder de comunicação que pode ser estrategicamente utilizado em marketing e design: Vermelho: Ação, energia, perigo. Azul: Confiança, tranquilidade, responsabilidade. Verde: Saúde, sustentabilidade, renovação.
A Psicologia das Cores (Entenda Como as Cores Influenciam o Nosso Comportamento)
Qual é a cor da autoridade?
Branco: pureza, neutralidade e limpeza. O branco simboliza novos começos, encoraja a organização e auxilia na clareza mental. Preto: autoridade, poder e suavidade.
Preto. O preto é considerado a mais poderosa das cores. É o tom do moderno e do contemporâneo, muitas vezes associado a ambientes sóbrios e masculinos. Remete à força, elegância, luxo e sofisticação.
Preto: expressa poder, força e luxo. Também remete a mistério e à memória emocional. Usada em empresas de moda e joalherias, por ser uma cor que desperta sofisticação, superioridade e confiança.
O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito.
Mas afinal, o que são “Cores Fortes”? São as colorações mais saturadas, com mais pigmento em sua composição: um amarelo mais amarelo, um vermelho vivo ou um laranja intenso.
Índigo: simboliza a intuição, a espiritualidade e a sabedoria interior. É utilizado para estimular a intuição e a percepção espiritual. Violeta: representa a transformação, a espiritualidade e a purificação. É utilizado para promover a elevação espiritual, estimular a meditação e a introspecção.
Preto. O preto também é uma cor neutra e está relacionado à força e à elegância. Normalmente, empresas ou pessoas que estão buscando empoderamento, utilizam-no em suas identidades visuais.
Vermelho. Tom quente que estimula a ação e representa a sensualidade, a extroversão, a transgressão, a energia e a coragem. Em tonalidades mais escuras, exprime firmeza e elegância.
O azul-marinho é amplamente reconhecido como uma das cores mais associadas à autoridade e ao profissionalismo. Essa tonalidade transmite confiança, estabilidade e lealdade.
O preto remete a elegância, luxo e poder, além de ser misterioso. Isso confere a ele a possibilidade de ser usado para representar quase qualquer situação ou produto. Isso vai depender do contexto em que ele está inserido, sendo que o preto também pode ser combinado com outras cores.
O significado da cor roxa remete a sabedoria, fantasia, mistério, espiritualidade. O Roxo é uma cor que acalma e transmite bem-estar, por isso, produtos de beleza, anúncios de cuidados com o corpo e tratamentos alternativos são aplicações frequentes dessa tonalidade.
Rosa: o ditado popular que afirma tudo ser visto em cor-de-rosa, reflete fielmente seu significado: ingenuidade, bondade, ternura, ausência de todo forma de mal.
Roupas e acessórios em tons pastéis transmitem gentileza, delicadeza e feminilidade. E como não falar dos tons neutros como o azul marinho, bege e cinza. Que transmitem elegância e formalidade, sendo os tons preferidos para os ambientes corporativos.
Amarelo. É a cor da prosperidade, da riqueza e do sucesso profissional. Aqueles que usam amarelo na virada do ano buscam também um estímulo à inteligência e criatividade.