O poli(metacrilato de metila) (PMMA), amplamente conhecido como acrílico, é um dos materiais plásticos com mais alto índice de transparência e rigidez, além do grande potencial de substituição do vidro em diversas aplicações, simples ou técnicas.
Qual é o preço do PMMA? O preço de uma ampola de PMMA pode custar entre R$ 115,00 e R$ 150,00 nas principais empresas fornecedoras (Junho/2023). O valor do preenchimento com a substância varia de acordo com a quantidade do produto, área a ser tratada, infraestrutura da clínica e experiência do médico.
Em média, são usados 150 ml de polimetilmetacrilato ( PMMA) em cada lado do glúteo. Como o PMMA atua estimulando o próprio organismo a produzir um tecido que se formará ao redor das suas microesferas, a quantidade do preenchedor deve ser menor do que o ideal para o resultado buscado.
Com o ultrassom dermatológico é possível descobrir que tipo de produto foi usado, as áreas e os planos de aplicação. No caso do PMMA, que não é absorvível, este mapeamento pode garantir que não se injete outro preenchedor no mesmo local, prevenindo complicações.
O polimetilmetacrilato, no entanto, é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fins estéticos e reparadores. Questionada sobre a segurança do produto, a agência respondeu em nota que o PMMA "só deve ser administrado por profissionais médicos treinados.
Além de ser uma das primeiras marcas de PMMA fabricadas no Brasil, o Linnea Safe é o único do mercado brasileiro a utilizar a tecnologia Uniform Microsphere Smooth Surface (UMSS), a qual confere às microesferas uma superfície perfeitamente redonda e livre de qualquer impureza e um diâmetro exato de 40 micras, ...
O laser aquece, fragmenta e dissolve parcialmente o produto que, na sequencia, é removido com aspiração suave através de uma delicada cânula. Normalmente, não há cicatrizes neste procedimento. Algumas vezes podem ser necessárias pequenas incisões na pele ou lábios.
Logo, ele não é indicado para aumento de volume estético e para grandes áreas do corpo, como os glúteos, por se tratar de um composto plástico e permanente. De forma mais profunda na pele, ele pode desencadear complicações graves, como as infecções e a rejeição do corpo.
E quando são usados preenchimentos não absorvíveis, como o PMMA, a única maneira de retirá-lo é através de cirurgias, com incisões, que permitem ao cirurgião acessar as áreas de acúmulo do material.
PMMA é uma técnica de bioplastia muito parecida com o hidrogel. Um produto chamado polimetilmetacrilato é injetado também em pouca quantidade e com a mesma finalidade de preenchimento de rugas e deformidades. Porém, o PMMA é definitivo, jamais será absorvido pelo corpo. É como se fosse um cimento.
O laser é uma alternativa no combate às complicações relacionadas ao preenchimento com PMMA. O laser é introduzido, por uma fibra óptica, em um pequeno pertuito, diretamente na região onde está o produto. O laser em contato com o preenchedor permanente tem a função de fragmentar e destruir o produto.
O PMMA é barato e o material é permanente, ou seja, não é absorvido pelo corpo e pode causar deformações, mas as pessoas se enganam com mentiras e promessas de resultados. Ácido hialurônico é um tipo de açúcar presente em grande quantidade no organismo, em especial nas cartilagens, articulações e, claro, em nossa pele.
A diferença do PMMA e do ácido hialurônico é que o ácido é injetado na derme mais superficial e o PMMA é injetado nas camadas mais profundas da pele. Por estar presente no corpo humano, é raro haver rejeição ao ácido hialurônico.
O PMMA é barato, definitivo e traz um monte de riscos, mas as pessoas se enganam pelo sonho, pela mentira, pela fantasia", diz Níveo Steffen, presidente da SBCP. O material é permanente, ou seja, não é absorvido pelo corpo, e pode causar deformações, inflamações, necrose e até a morte.
O preenchimento de glúteos com ácido hialurônico permite fazer pequenos e grandes aumentos de volume nos glúteos. A recuperação, em ambos os casos, tende a ser muito parecida e rápida. Uma vez realizado, o Ácido Hialurônico injetado aumenta a produção de colágeno na região, empinando, dando volume e sustentação.
O PMMA não é alergênico, porém depende do veículo utilizado para ser considerado completamente inerte no organismo. Complicações podem aparecer na forma de granuloma, quando a aplicação é superficial. Telangectasias também podem ocorrer em pacientes com pele fina, mas normalmente desaparecem em seis meses.
O Radiesse no glúteo é tão bom quanto o Ácido poli-l-lático, o que varia é sua indicação e quantidade de sessões, e claro sempre importante associar a alimentação/suplementação, pois estaremos injetando uma substância que estimulará o colágeno, alimentação carregada de toxinas e sedentarismo atrapalhará no processo.