Qual é o conceito de manutenção segundo o NBR 5462?
Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a pro- babilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.O que diz a NBR 5462?
A NBR 5462 é uma norma técnica que estabelece os princípios gerais de gestão da manutenção nas empresas. Ela define os requisitos e procedimentos para planejar, executar e controlar a manutenção de equipamentos e instalações, garantindo a confiabilidade, disponibilidade e segurança das operações.Quais são os 3 tipos de manutenção que a NBR 5462 elencar?
De acordo com a Norma NBR 5462, os tipos de manutenção existentes são três:
- Manutenção Corretiva.
- Manutenção Preventiva.
- Manutenção Preditiva.
Quais são os 2 tipos de manutenção corretiva?
Existem dois principais modelos de manutenção corretiva: a planejada e a não planejada. Falamos um pouco sobre cada uma delas a seguir. A manutenção corretiva planejada, também conhecida como manutenção corretiva previsível, é bem parecida com a manutenção preventiva.Onde Aplicar os Tipos de Manutenção [NORMA NBR 5462]
Qual a definição de manutenção corretiva?
Manutenção Corretiva pode ser definida como o reparo de um equipamento após alguma inconsistência ou falha total. Ou seja, visa corrigir os problemas que podem prejudicar o desempenho das máquinas. Por exemplo: falhas nos maquinários, acidentes, quedas, quebras, erros na operação, entre outros fatores.O que significa corretiva?
1. Que é feito para corrigir. 2. Que tem virtude de corrigir.Como citar a NBR 5462?
NBR 5462: 1994. Confiabilidade e Mantenabilidade. Rio de Janeiro: ABNT, 1994. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.Quando foi criada a NBR 5462?
A norma NBR 5462 foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em 1994 e é atualmente uma das normas mais importantes para a gestão da manutenção no Brasil.Como se classifica a manutenção?
A manutenção pode ser classificada de diversas formas, incluindo por natureza da intervenção (preventiva, corretiva, preditiva, detectiva), por planejamento (planejada, não planejada), por abrangência (total, parcial), por estratégia (reativa, proativa) e por tipo de manutenção (mecânica, elétrica, eletrônica, civil).O que diz a norma NBR?
As Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) são normativas criadas e certificadas pela ABNT para empresas e indústrias com o objetivo de padronizar, criar e manter a qualidade dos processos, produtos e serviços. Não são obrigatórias, mas para licitações e certificações podem ser exigidas.Qual a norma de manutenção?
O que é a NBR 5674? A NBR 5674 é uma norma técnica que determina os requisitos para a realização das manutenções prediais, auxiliando na criação de uma gestão da manutenção mais eficiente e preocupada em garantir a conservação dos imóveis.O que significa manutenção preventiva?
O que é manutenção preventiva? A manutenção preventiva é o conjunto de ações planejadas em intervalos predeterminados, com base na vida útil dos componentes, para reduzir a probabilidade de falhas nos equipamentos. Dessa forma é possível evitar paradas não programadas.O que podemos definir sobre manutenção?
Podemos definir manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção.O que é manutenção detectiva?
O que é a manutenção detectiva? Do inglês Detective Maintenance, a manutenção detectiva trabalha em sistemas de proteção, com o principal objetivo de ajudar no diagnóstico buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis a equipe de operação e manutenção.É definição de função requerida?
Função Requerida (ABNT 5462:1994): Função ou combinação de funções de um item que são consideradas necessárias para promover um dado serviço. ed. 2006): Conjunto de condições de funcionamento para o qual a unidade foi projetada/fabricada/instalada. A unidade poderá exercer a função requerida com ou sem restrições.O que é manutenção corretiva?
Como o próprio nome sugere, a manutenção corretiva visa corrigir eventuais problemas e falhas dos maquinários, em decorrência de acidentes, quedas, quebras, erros no manuseio, entre outros fatores que podem prejudicar o desempenho das máquinas.Qual a NBR mais recente?
Norma da ABNT mais recente: qual é? A norma da ABNT NBR 10520 – Citações em documentos é a mais recente, tendo sido atualizada em julho de 2023.O que é manutenção preditiva?
A manutenção preditiva possui o objetivo principal de antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos. Ou seja, mesmo antes de se tornarem problemas potenciais, agindo quando ainda somente se encontram sintomas. Isso é possível graças ao seu modo de aplicação, por meio de monitoramento constante.O que é a NBR 5462?
A manutenção preventiva, segundo a NBR 5462, consiste em ações planejadas e sistemáticas de monitoramento e correção destinadas a prevenir a ocorrência de falhas. Esta alinhada à gestão proativa de equipamentos, reduzindo interrupções na produção e aumentando a segurança operacional.O que a NBR 5462 diz sobre a manutenção preventiva?
“Manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção e diminuir a manutenção corretiva.”Qual o conceito de quebra conforme NBR 5462?
Segundo a NBR 5462, a falha é o término da capacidade de um item desempenhar a função requerida.” Por isso, podemos considerar que a falha pode ou não provocar pane ou quebra, caracterizando uma parada total da máquina. Portanto, é fundamental ter em mente que falha é um “evento”, enquanto a quebra é um “estado”.Como aplicar a manutenção corretiva?
Como é feita a manutenção corretiva?
- Etapa 1: Esteja ciente de um mau funcionamento detectado no sistema. ...
- Etapa 2: Localize o defeito em um equipamento específico do sistema. ...
- Etapa 3: Diagnosticar o problema de um componente específico do equipamento. ...
- Etapa 4: Repare ou substitua a peça ou item defeituoso no equipamento.