Diferentemente de um desconto direto no preço, o cashback é geralmente creditado na conta bancária do cliente ou em sua conta numa plataforma específica, podendo ser utilizado em futuras compras ou retirado como dinheiro, conforme a preferência do cliente.
Os cupons dão descontos na hora, o que é ótimo se você quer pagar menos na hora da compra. Já o cashback devolve parte do dinheiro gasto, que você pode usar mais tarde. Isso é bom para quem faz muitas compras ou gasta bastante. Usando os dois juntos, você pode economizar ainda mais.
Caso não haja uma promoção bonificada e se mantenha o acúmulo de apenas 1 ponto por real, o cashback pode valer mais a pena a partir de 3,5%. Explico: Os principais programas nacionais (Azul Fidelidade, Esfera, Latam Pass, Livelo e Smiles) costumam oferecer bons descontos para compra direta de pontos.
Quando o cliente realiza uma compra, ele recebe de volta parte do valor gasto ou investido. A quantia pode ser transferida para uma conta corrente para ser sacada ou ser disponibilizada como crédito para adquirir outros produtos ou serviços.
Na maioria dos casos, o cashback funciona como um incentivo à compra. Ou seja, se um mesmo produto custa R$ 800 em dois sites diferentes, mas um deles possui um programa que devolve 5% do valor, a compra se torna R$ 40 mais barata para o consumidor.
Cashback ou Desconto? Qual a melhor opção? | V4 Company
Quanto vale 10 cashback?
Por exemplo:
Se uma loja vende um produto por R$150,00 no pagamento à prazo e R$100,00 no pagamento à vista e oferece um cashback de 10%, fica assim: 10% de cashback com base no valor de R$150,00 = R$15,00. 10% de cashback com base no valor de R$100,00 = R$10,00.
Portanto, o cashback vai representar uma porcentagem do valor total da transação que o consumidor receberá de volta. Por exemplo, vamos supor uma compra de R$ 1.500,00 que está com 7% de cashback. Nesse caso, o consumidor receberá 7% de R$ 1.500,00, que é R$ 105,00.
Qual a lógica por trás do cashback? O cashback é um sistema de reembolso ou recompensa que vem sendo utilizado por muitas empresas no lugar de descontos ou promoções. Ele não é um dinheiro grátis, mas sim um benefício recebido pela compra de um produto ou serviço.
O cashback oferece aos clientes uma recompensa tangível pelo seu gasto, o que cria um incentivo poderoso para eles continuarem comprando e retornando à empresa. E quanto mais eles gastam, mas ganham de retorno, se o cashback for baseado em porcentagem de venda.
O cashback funciona da seguinte forma: o consumidor faz uma compra e parte do valor é devolvida para ele. As condições para esse reembolso são definidas previamente, tal como os prazos de pagamento, validade do crédito e a porcentagem da recompensa, que pode variar conforme a quantia gasta com a empresa.
Como ativar o cashback? A ativação do cashback pode variar de acordo com o sistema escolhido. Se a recompensa é ofertada pelo e-commerce, banco ou cartão de crédito, geralmente não é necessário fazer nada. Apenas efetuar a compra usando seu login na loja virtual ou o cartão como método de pagamento.
Funciona assim: quando um cliente faz uma compra, a empresa retira uma parte de suas margens de lucro para financiar o cashback. Por exemplo: o cliente pagou R$50,00 e ganhou 5 reais de Cashback. Então, o produto na verdade precisa custar R$45,00 para que esses 5 reais não seja algo retirado dos custos.
A desvantagem mais evidente do cartão com cashback, no entanto, é o incentivo ao consumo, já que muitas pessoas podem se sentir motivadas a gastar mais só pensando no dinheiro que irá receber de volta.
O cashback oferece vantagens para as empresas, como aumento da visibilidade, fidelização de clientes, aumento do ticket médio e maior transparência em programas de fidelidade; Lojistas Nuvemshop contam com diversos apps que podem ser instalados em seu e-commerce, como o Smartbis.
O cashback não é sinônimo de desconto. Isso porque essa modalidade de recompensa funciona como um programa de fidelidade no qual o cliente, em vez de acumular pontos ou milhas, acumula valores em dinheiro e, assim, recebe uma porcentagem dele.
Muitos cartões, por exemplo, emitem um cashback de 1% a cada compra realizada no crédito; neste exemplo, se você comprasse um R$ 1 mil, receberia R$ 10 de volta na sua conta bancária para fazer o que quiser (como transferir e sacar).
O problema é que, para aproveitar as vantagens do cashback, é preciso gastar, de qualquer forma — aí o barato pode sair caro. Para evitar que isso aconteça, é importante avaliar se realmente precisa daquele produto e fazer pesquisa de preços, já que o item pode estar mais barato, sem o cashback, em outra loja.
O resgate do saldo da sua carteira digital para a conta bancária só é possível pelo aplicativo. Caso esteja acessando o Zoom em um navegador, você verá um botão de "Resgatar pelo app".
Dessa forma, é possível que o titular de um cartão receba de volta 3% do valor em uma compra de eletrônicos e apenas 1% na compra de alimentos e bebidas. Esse percentual também pode variar de acordo com os hábitos de consumo, tipo de cartão e até o limite de crédito de cada um.