Qual a definição de Mime-se para Platão e para Aristóteles?
A mímesis em Platão e AristótelesTrata-se de um problema ideológico de primeira importância, a saber, da educação apropriada das futuras elites, como as chamaríamos hoje. A educação tradicional ateniense comportava a música, da qual fazia parte a poesia declamada ou acompanhada por melodias, e a ginástica.
Qual o conceito de mímesis para Platão?
História. Tanto Platão quanto Aristóteles viam na mimese a representação do universo perceptível. Contudo, para Platão, toda a criação era vista como uma imitação. Até mesmo a criação do mundo era como uma imitação da natureza verdadeira (o mundo das ideias).Qual a definição de Mime-se para Platão?
Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.Qual a visão de Aristóteles sobre a mímesis?
Em oposição ao seu mestre Platão, Aristóteles vê a imitação (mímesis) de modo positivo. Para ele, trata-se de um processo que é compartilhado tanto pela natureza, como pela arte; é dessa forma que interpretamos a famosa afirmação de que “a arte imita a natureza”.Introdução ao conceito de Mimesis /Mimese de Platão e de Aristóteles
Como Platão interpreta a arte Mimetica?
Platão defende que um artista, ao imitar a natureza, está a imitar uma imitação. Segundo esta teoria, uma obra só é arte se é produzida pelo homem e imita algo. Nesta pintura podemos ver uma mulher, a Deusa da beleza, Vénus, em cima de uma conchas (=valva) que a trouxe até á terra pelas ondas e espuma do mar.De quem é a teoria de mimesis?
Segundo Platão, a arte é entendida justamente como “mimesis”, ou seja, como “imitação” da realidade.O que é o conceito de Mime-se?
Termo de origem grega que significa imitar. A mimese é a imitação ou representação de algo.Qual o conceito criado por Platão?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.Como definir Platão?
Platão era um racionalista, realista, idealista e dualista e a ele tem sido associadas muitas das ideias que inspiraram essas filosofias mais tarde. Foi o inovador do diálogo escrito e das formas dialéticas da filosofia. Platão também parece ter sido o fundador da filosofia política ocidental.Quais os conceitos de Platão?
Platão é o filosofo das idéias“Idealismo platônico, espiritualismo, e realismo das essências” filosofia e dialética se identificam como processo na busca dos valores absolutos. Para Platão o mundo é cópia, aparência e imitação de um mundo perfeito ou seja mundo realmente real.
Qual o conceito da teoria das ideias de Platão?
Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.Qual é a origem da beleza de acordo com Platão O que é Mime-se na filosofia platônica de que modo esse conceito se relaciona com a arte?
Resposta: A estética platônica afirma a existência do belo e da mimese, para ele a mimese é uma imitação da realidade, logo os objetos conhecidos pela mente humana são cópias de outros já existentes.Qual é a principal diferença entre o conceito de conhecimento de Aristóteles e o de Platão?
Principais diferenças entre Platão e AristótelesPlatão acreditava que a essência da realidade não se encontra nas experiências do dia a dia. Já Aristóteles acreditava que o mundo cotidiano era mais autêntico em comparação com o mundo das ideias proposto por Platão.