A ISO 27001 não é a ISO 27002 Esclarecendo, a ISO 27001 é a norma a qual você pode certificar sua empresa, enquanto a 27002 é a norma de apoio que fornece diretrizes sobre a implementação de controles de segurança.
6.1.2 Segregação de funções.” Mas, a diferença está no nível de detalhes – em média, a ISO 27002 explica um controle um uma página interia, enquanto que a ISO 27001 dedica apenas uma sentença para cada controle.
Fundamental para consolidar a SGSI, a ISO 27002 garante a continuidade e a manutenção dos processos de segurança, alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Nesse sentido, a norma traz um guia prático completo de implementação e descrição do modo como os controles podem ser aplicados.
O que é a norma ISO 27001? A norma ISO 27001 é o padrão e a referência Internacional para a gestão da Segurança da informação, assim como a ISO 9001 é a referência Internacional para a certificação de gestão em Qualidade.
Quais são os três pilares em que a ISO 27001 se baseia?
Confidencialidade: assegura que informações sensíveis sejam protegidas contra acesso não autorizado. Integridade: garante que os dados permaneçam precisos e completos, sem modificações não autorizadas. Disponibilidade: garante que as informações e recursos estejam disponíveis quando necessários.
Quais são os 3 critérios segundo a ISO 27002 para a segurança da informação?
A confidencialidade, integridade e disponibilidade são os pilares fundamentais dessa norma. Garantir a confidencialidade envolve prevenir o acesso não autorizado às informações.
A ISO 27001 requer que você escreva um documento para o escopo do SGSI – você pode integrar este documento com algum outro (e.g., Política de segurança da informação), mantê-lo como um documento separado, ou ter um documento com referências para outros (e.g., partes interessadas e seus requisitos, contexto da ...
Em outubro de 2022, a ISO 27001 passou por atualizações e está em vigor desde o início de 2023. Isso significa que as empresas precisam estar atentas para essa nova mudança. A parte principal da ISO 27001 não passou por grandes alterações.
Seguir a ISO 27001 deve ser um parâmetro importante para as empresas medirem seu bom desempenho na gestão de TI, pois a segurança robusta pode garantir a prevenção de perdas financeiras e melhor organização de informações sensíveis.
A norma brasileira NBR ISO/IEC 27002:2022 (adaptada da internacional) sofreu uma atualização em 2022, logo após um hiato de quase 10 anos (a publicação da última versão foi em 2013).
Quais são alguns dos benefícios para as empresas a certificação ISO 27002?
A Norma ISO 27002 é um recurso inestimável para organizações que buscam fortalecer sua postura de segurança da informação. Ao seguir suas diretrizes e implementar controles adequados, as empresas podem proteger seus ativos de informação, mitigar riscos e garantir conformidade legal.
A ISO 27002 é mais um código de prática para controles de segurança. Ela descreve as melhores práticas para aqueles que implementam o SGSI, fornecendo diretrizes sobre a seleção, implementação e gerenciamento de controles levando em consideração os ambientes de risco da organização.
Um ativo, segundo a norma ISO/IEC 27002, é qualquer elemento que tenha valor para a organização. Os ativos fornecem suporte aos processos de negócios, portanto, devem ser protegidos. Um dos agrupamentos que os ativos podem assumir é informações, hardware, software, ambiente físico e pessoas.
A norma ISO 27001 é um padrão internacional criado pela International Organization for Standardization (ISO) em parceria com a International Electrotechnical Commission (IEC). Essa certificação define os requisitos, processos e normas a serem seguidas para garantir uma gestão de segurança da informação eficaz.
A ISO 27001 fornece diretrizes e uma estrutura, com requisitos para "estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente" um sistema de gerenciamento de segurança da informação (ISMS).
A norma ISO 27001 cobre todos os aspetos da segurança da informação, desde a gestão de riscos até o controle de acesso e a criptografia. Isso garante que a organização esteja abordando todos os aspetos importantes da segurança da informação.
Para obter a certificação na norma, é necessário entrar em contato com um organismo de certificação terceirizado, como a QMS, por exemplo, que realizará uma auditoria em sua organização e determinará se o seu sistema de gestão atende aos critérios da norma ISO.
Quais são os benefícios de se obter a certificação ISO 27001?
A ISO 27001 é muito importante para a empresa, uma vez que pode agregar muitas vantagens relacionadas à segurança do negócio. A norma não trata apenas sobre proteção de dados, mas abarca conformidade, infraestrutura de TI, gestão de pessoas e de processos. Sendo assim, ela fornece uma visão completa da empresa.