Enquanto o HTTP é um protocolo que permite a transmissão de dados pela world wide web, o HTTPS é basicamente uma versão mais segura dele. A principal diferença entre eles é que o HTTPS utiliza um certificado SSL/TLS para criptografar as conexões entre os navegadores dos usuários e os servidores das hospedagem de sites.
O HTTP (Hypertext Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto em português) é um protocolo que especifica como será a comunicação entre um navegador e um servidor web, sendo um dos principais da World Wide Web (WWW).
Ele serve para mostrar aonde o item se localiza. HTTP é um protocolo usado para transferência de dados entre os computadores, principalmente na Internet. O HTML é a “programação”, ou seja, o código por trás das páginas da Web. Já o WWW é o conjunto das três funções acima.
Naturalmente, a maior razão para o HTTPS é a segurança adicional. Agora você está servindo seu site através de uma conexão SSL/TLS criptografada, migrando de HTTP para HTTPS. Isto significa que os dados e informações não são mais passados em texto puro.
O que é o https e para que serve? O https é um protocolo de comunicação utilizado na internet para garantir a segurança e a privacidade dos dados transmitidos por meio de comunicação criptografada. Ele é necessário em todos os sites que lidam com informações sensíveis.
Veja se há um ícone de cadeado na barra de endereço do navegador. Esse ícone geralmente aparece à esquerda do endereço do site e indica que a conexão é segura. Confira se o endereço do site começa com "https://" em vez de "http://". O "s" no final indica conexão segura e criptografada.
Segurança: A maior diferença entre os dois protocolos está na segurança. Enquanto o HTTP transmite informações em texto simples, o HTTPS criptografa os dados antes de enviá-los, tornando-os mais seguros e protegidos contra ataques e espionagem.
WWW é a sigla para World Wide Web ou, em português, "Rede de Alcance Mundial". Trata-se de um sistema interligado de arquivos e informações executados na internet. O modelo também é um sistema de hipermídia que é capaz de conectar todo o planeta e transmitir informações para qualquer lugar.
A URL é o endereço eletrônico que permite que o seu site ou blog seja encontrado na rede. A sigla URL significa: Uniform Resource Locator, e pode ser traduzida para o português como: Localizador Uniforme de Recursos. As URL's são compostas por: scheme, subdomínio, top-level domain, Second-level domain e subdiretório.
Na verdade não há diferença, pois LINK (ligação) é uma forma de se referir / denominar / apelidar um URL. Um URL (no masculino mesmo) é uma sigla em inglês para Uniform Resource Locator, que significa Localizador Uniforme de Recursos. Esses recursos, na Internet, podem ser um site, uma página, um blog.
A sigla "www" se refere a World Wide Web ou, em português, rede de alcance mundial. É a sigla para um sistema interligado de arquivos e informações. Ele estabeleceu uma linguagem padrão para a circulação e organização dos dados na rede mundial virtual.
Se o URL contiver números, caracteres especiais, extensões desconhecidas ou tudo isso junto, o sinal não é nada bom. Em seguida, verifique se o protocolo de transferência de hipertexto, o HTTP, tem a letra S no final. Esse S significa que o site possui um Certificado de Segurança SSL, indicando que é seguro.
O HTTPS é criptografado para aumentar a segurança da transferência de dados. Isso é particularmente importante quando usuários transmitem dados sensíveis, como quando fazem login em uma conta de banco, serviço de e-mail ou provedor de seguro saúde.
Para usar o HTTPS com seu nome de domínio, você precisa de um certificado SSL ou TLS instalado no site. Seu host da Web (provedor de hospedagem na Web) pode oferecer segurança HTTPS ou você pode solicitar um certificado SSL/TLS de autoridades de certificação e instalá-lo por conta própria.
Por padrão, a porta HTTP usada para comunicação do sistema cliente a site é a porta 80 e 443 para HTTPS. Você pode alterar essas portas durante a instalação ou nas propriedades do site.
Como falamos acima, HTTPS é um protocolo de transferência de dados entre redes de computadores na internet, e inclusive é a versão mais segura do mesmo. A sigla significa Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS), que traduzida para o português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”.
Ele representa a verificação externa feita por um terceiro confiável de que um servidor web é quem ele afirma ser. Isso evita ataques em que um invasor personifica ou falsifica um site, fazendo com que os usuários pensem que estão no site que pretendiam acessar quando, na verdade, estão em um site falso.
Sigla para HyperText Markup Language — Linguagem de Marcação de Hipertexto —, o HTML é o componente base da web. Isso quer dizer que ele permite a construção de websites e a inserção de novos conteúdos, como imagens e vídeos, por meio dos hipertextos.
HTML (Linguagem de Marcação de HiperTexto) é o bloco de construção mais básico da web. Define o significado e a estrutura do conteúdo da web. Outras tecnologias além do HTML geralmente são usadas para descrever a aparência/apresentação (CSS) ou a funcionalidade/comportamento (JavaScript) de uma página da web.
TCP/IP é um conjunto de protocolos que possibilita a comunicação entre computadores e servidores, formando a Internet. Ele combina o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP), responsável pela transmissão de dados, com o Protocolo de Internet (IP), que identificar os computadores e servidores.