Já as pistolas de calibres 45 e 9 milímetros, também muito usadas pelos criminosos do Alemão e por policiais, têm um alcance letal de até 500 m. Fuzis como o AR-15 e AK-47 matam a até 1.500 m de distância.
Mas, segundo explica Vinícius Cavalcante, diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, com um AK-47, um bom atirador pode acertar seu alvo, com mira aberta, a uma distância de até 400 metros.
É possível atingir um alvo a até 300 metros de distância. Com capacidade para 30 tiros, o modelo semiautomático vem sendo empregado por forças militares ao redor do mundo. No Brasil, a Polícia Civil do Estado de São Paulo é uma das instituições que fazem uso do fuzil T4.
Um atirador ucraniano está reivindicando o título de tiro preciso a uma distância recorde de 3,9 quilômetros. O ex-empresário acredita ter matado um oficial russo, e já havia começado a guardar seu rifle quando a bala atingiu o alvo.
A arma mais poderosa da fábrica é o SVLK-14S, conhecido como Sumrak na Rússia. "Esse fuzil é construído peça por peça, como uma Ferrari ou Porsche. Desenvolvemos essa arma para pessoas que apreciam fuzis de alta precisão e atiradores profissionais”, diz Sinitchkin. O SVLK-14S dispara balas .
"O raio de letalidade de um fuzil de calibre 7.62 é de 2.500 m. O alcance pode chegar a até 5 km, mas sem letalidade. Se atingir alguém após este trajeto, e a pessoa estiver de casaco, é capaz de ela nem sentir a bala. Bate e cai no chão.
O AR-15 se enquadra na categoria de rifles de assalto, a mesma da famosa AK-47. Esse tipo de arma, semiautomática, pode disparar até 100 projéteis em poucos segundos a distâncias de até 400 metros.
Hoje é quase consenso geral de que o M16 e derivados é o melhor fuzil de assalto produzido, mesmo em comparação com os derivados de seu eterno rival russo AK-47, os mais modernos e equipados fuzis AK-107 e 108.
O Galil (em hebraico: גליל) é uma família de fuzis de assalto israelitas nos calibres 5,56×45mm NATO e 7,62×51mm NATO. A arma foi desenvolvida por Yisrael Galil e Yaacov Lior no final dos anos 60 e produzido pela Israel Military Industries (IMI) (atualmente, pela Israel Weapon Industries (IWI)).
Fuzil russo SVLK-14S é capaz de atingir alvos a mais de 4 km de distância. Na cidade de Tarusa, localizada 140 km ao sul de Moscou, fica um pequeno prédio que parece simples e não desperta muito interesse.
Desenvolvido por Mikhail Kalashnikov na União Soviética em 1947, o AK-47 é talvez o fuzil de assalto mais reconhecível e amplamente distribuído em todo o mundo.
O Brasil não fabrica Ak–47, mas mesmo as armas fabricadas no Brasil não podem ser compradas numa loja de conveniência. Pode comprar Ak-47 no Brasil? Continuam proibidas para cidadãos comuns armas automáticas (como submetralhadoras e fuzis que disparam ...
A Tsar Bomb gerou uma potência de 57 megatons, isto é, 57 milhões de toneladas de TNT (trinitrotolueno), dinamite convencional, ultrapassando o maior experimento com bomba de energia termonuclear de então, que foi o de Castle Bravo, realizado em 1954, no atol de Bikini, pelos Estados Unidos.
Uma equipe de snipers das forças especiais australianas utilizou dois fuzis Barret modelo M82 A1 em calibre 12,7x99mm OTAN (. 50 BMG) para abater um comandante Taleban à distância de 2,815 metros, estabelecendo um novo recorde mundial.