Qual era e imediatamente anterior a era do marketing? Com o intuito de apresentar e contextualizar o desdobramento histórico do marketing, reproduzimos o conceito das três eras, classificadas por Boone (1998): Era da produção, Era de Vendas e Era do Marketing.
Qual era a imediatamente anterior a era do marketing?
Qual a era anterior à era do marketing? A primeira fase esteve sempre em paralelo a era industrial, em que os produtos eram relativamente básicos e padronizados.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Porém, como existem poucos estudos aprofundados sobre o assunto, acredita-se que o marketing tomou forma no período pós- guerra, na década de 50, quando ocorreu o maior avanço de industrialização do mundo.
Em qual década começa a surgir a era do marketing?
Anos 50. Década que marca o começo do marketing no Brasil. Era um período de industrialização e de grandes mudanças tecnológicas marcadas pelo governo de Juscelino Kubistchek.
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Quantas eras tem o marketing?
Quantas fases tem o marketing atualmente? Atualmente, contamos com 5 fases do marketing: o marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0. Cada uma das eras do marketing tem suas características diferenciadas de acordo com as necessidades dos consumidores.
Essa Era teve início nos anos 50, durando até o começo dos anos 90, sua ideia era produzir algo que o público de fato desejasse, e não apenas qualquer tipo de produto. Nesse estágio, o foco já não era mais simplesmente captar novos clientes, mas sim, fidelizar os existentes.
O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.
Como era visto inicialmente o marketing? De acordo com Kotler (2010), inicialmente o marketing era visto apenas como uma entre as várias funções importantes de apoio à produção. “Ao lado dos recursos humanos e das finanças, a função principal do marketing era gerar demanda de produtos” (KOTLER, 2010, p. 30).
Os dados pessoais dos consumidores eram conseguidos pelas empresas por meio das pesquisas de rua, por exemplo. Ou seja, funcionários eram postos nos passeios com o intuito de realizarem entrevistas com transeuntes para coletar dados, como o nome, endereço, telefone e os interesses pessoais da pessoa.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
O que impulsionou o surgimento da era do marketing?
Depois da Segunda Guerra Mundial, a concorrência crescia cada vez mais e os produtos antes vendidos em larga escala passaram a ser estocados. O foco das empresas, em vez de produção em massa, passou, então, a se direcionar às vendas. E foi para ajudar nesse processo que o marketing entrou com maior expressividade.
Considerado o pai do Marketing Moderno, Philip Kotler foi um dos primeiros a falar sobre o futuro da comunicação. O professor fez uma análise da evolução do Marketing e definiu as diretrizes para o processo digital.
Qual o fato histórico que marcou o início do marketing no Brasil?
Quando a pioneira Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, introduziu o conceito de marketing, o fez, segundo o professor Dílson Gabriel dos Santos, aportuguesando a expressão para “mercadologia”, fato que logo foi acompanhado pela Faculdade de Economia e ...
Nascido na década de 70, o Marketing Social surgiu pela primeira vez quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do Marketing tradicional, de venda de produtos, poderiam também ser usados para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e comportamentos.
Como era visto o consumidor no início da publicidade e do marketing?
Como o consumidor era visto no surgimento do marketing e da publicidade? Em tempos em que a concorrência era mínima, as mercadorias eram vendidas a baixo custo e aos montes, e os consumidores eram meros receptores de um bombardeamento em massa de propaganda. Os clientes não tinham, portanto, qualquer poder de barganha.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Como o marketing ficou conhecido? Esse momento do marketing também foi conhecido como Fordismo, onde havia a padronização de produtos para redução de custos, otimização de processos, gerando preços acessíveis e o aumento de vendas.
Como aconteceu nas eras do marketing As fases também foram sendo alteradas?
Como aconteceu nas Eras do Marketing, as fases também foram sendo alteradas conforme os desejos, necessidades e satisfação dos consumidores. As empresas tinham a necessidade de promover mudanças para que seus produtos fossem bem vistos e consumidos pelos clientes.
“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.