O ambiente virtual surge, então, como uma opção para mediar o processo de ensino-aprendizagem online, oferecendo ferramentas tecnológicas para a troca de informações e a comunicação entre alunos e professores.
Comum nos cursos EAD, o ambiente virtual é uma ferramenta educacional importante para a escola que deseja utilizar a tecnologia para melhorar o ensino-aprendizagem do aluno. Afinal, o professor tem diversos recursos à disposição, na palma da mão.
O AVA é um ambiente de aprendizagem composto por um conjunto de ferramentas destinadas a aprimorar a experiência de ensino. Com ele, os alunos conseguem, por exemplo, consumir conteúdos em formatos multimídia variados, por meio de aulas digitais, exercícios, provas online, e muito mais.
Qual é o foco principal do ambiente virtual de aprendizagem?
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são sistemas baseados em interface web, criados com o propósito de gerenciar processos educacionais por meio de ferramentas tecnológicas que viabilizam atividades pedagógicas.
Proporciona um fácil acesso à informação, pois não depende de espaço e nem de tempo fixos. Os alunos ficam livres para estudar em seu próprio ritmo, independentemente do lugar onde estejam.
O que São e Como Funcionam os Ambientes Virtuais no Python
Para que serve criar um ambiente virtual?
Um ambiente virtual é (dentre outras coisas): Usado para conter um interpretador Python específico e bibliotecas de software e binários necessários para dar suporte a um projeto (biblioteca ou aplicação).
Por meio de sistemas online é possível, por exemplo, compartilhar conteúdos em tempo real para que todos possam acompanhar durante a aula. Além disso, a tecnologia facilita o método de aprendizado por reduzir a necessidade de presença física em aulas e ainda permite a utilização de livros digitais.
Neste sentido, o uso de realidade virtual melhora muito a capacidade de um aluno ter uma melhor compreensão de conteúdos. O formato mais interativo, dinâmico, ágil e moderno faz com que estudantes consigam acompanhar e ter uma experiência bem mais agradável de estudo.
Por que o ambiente virtual é uma extensão da realidade?
A realidade virtual é uma tecnologia que permite a criação de ambientes e objetos virtuais que podem ser explorados de forma interativa. A realidade virtual é uma tecnologia que tem ganhado cada vez mais espaço em diversos setores, desde jogos e entretenimento até a medicina e a educação.
Como caracterizar um AVA? a) Um espaço no qual o processo de ensino-aprendizagem e a interação ocorrem por meio de recursos telemáticos como computadores, internet, celulares, entre outros. b) Uma sala de aula ou qualquer outro espaço, físico ou não, no qual um professor ensina algo a um estudante ou a um grupo deles.
Quais as principais características de um ambiente virtual?
Os ambientes virtuais potencializam o uso de metodologias ativas. Eles permitem a interação entre estudantes e professores, seja por meio de vídeos, fóruns ou chats. Também o aluno pode trilhar o seu próprio caminho, a partir dos recursos disponíveis no AVA.
O AVA Moodle oferece suporte a colaboração e comunicação, de forma síncrona e assíncrona, por meio das ferramentas chat, BBB, fórum, glossário e base de dados. Destaca-se, além desses, o recurso de backup de cursos, ferramenta disponível para os administradores do AVA.
Sua principal função é permitir que os alunos estudem em qualquer hora e lugar. Em uma plataforma virtual, eles recebem acesso a diferentes recursos de ensino-aprendizagem.
É nesse espaço da sala de aula que alunos e professores se reúnem para compartilhar o ensino e a aprendizagem. Dessa forma, o espaço da sala de aula é um importante e privilegiado espaço para a formação do estudante (e do professor, indiretamente).
Qual é a minha visão sobre a importância do AVA para a educação?
O AVA serve, ainda, como facilitador para o processo de aprendizado, agregando formatos e conteúdos diferentes dos abordados em salas de aula tradicionais. Segundo define o Ministério da Educação, AVAs são: “Programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização de conteúdos no formato Web.”
O ambiente virtual surge, então, como uma opção para mediar o processo de ensino-aprendizagem online, oferecendo ferramentas tecnológicas para a troca de informações e a comunicação entre alunos e professores.
Basicamente, um ambiente virtual empacota todas as dependências que um projeto precisa e armazena em um diretório, fazendo com que nenhum pacote seja instalado diretamente no sistema operacional. Sendo assim, cada projeto pode possuir seu próprio ambiente e, consequentemente, suas bibliotecas em versões específicas.
Os ambientes virtuais permitem experimentação e exploração em segurança, livre das limitações físicas e temporais. No contexto educacional, por exemplo, eles possibilitam simulações realísticas que podem reforçar o aprendizado.
Por meio de sistemas online é possível, por exemplo, compartilhar conteúdos em tempo real para que todos possam acompanhar durante a aula. Além disso, a tecnologia facilita o método de aprendizado por reduzir a necessidade de presença física em aulas e ainda permite a utilização de livros digitais.
A realidade virtual possibilita que os conteúdos das disciplinas sejam passados de forma imersiva. Dessa forma, o estudante pode visualizar estruturas e lugares que seriam enviáveis na sala de aula como, por exemplo, ver o solo de marte e seus robôs exploradores ou passear dentro de um vulcão.
Qual a importância do ambiente virtual dentro da educação?
Morais (2018), o ambiente virtual de aprendizagem, ou AVA, caracteriza-se como o principal mediador no EaD, facilitando as conexões aluno/professor, professor/professor e aluno/aluno, além da interatividade com os materiais de estudo. O AVA é, portanto, um facilitador da educação a distância.
Os benefícios do mundo virtual se pode destacar: o acesso a informações, a diminuição de barreiras culturais e territoriais, o desenvolvimento de novas habilidades e competências cognitivas, socioafetivas e tecnológicas, o avanço em trabalho, pesquisas e projetos colaborativos, a interatividade, o e-commerce, a ...
Porque é possível dizer que o ambiente virtual é uma extensão de realidade?
A realidade virtual cria seu próprio ambiente, totalmente novo e independente do mundo real, já a realidade aumentada inclui componentes que podem interagir com o que já existe. Ambos os recursos são atualmente utilizamos em áreas diversas.