O ovo é um alimento rico em proteína que possui todos os aminoácidos essenciais em concentração e proporção equilibradas, ideais para atender as necessidades orgânicas, ou seja, é uma proteína de alto valor biológico sendo considerada a melhor entre as fontes alimentares.
Vinagre com bicarbonato de sódio - Misturar 1 colher de chá (7g) de bicarbonato de sódio com 1 colher de sopa (15ml) de vinagre, pode substituir um ovo na maioria das receitas.
1- Leveza e Maciez: As claras em neve introduzem ar na massa, resultando em um bolo mais leve e fofo. 2- Estrutura e Volume: Elas ajudam a dar estrutura ao bolo, permitindo que ele cresça de maneira uniforme e com uma textura aerada.
Apesar de ser seco, o queque tem quase mais cem quilocalorias do que o pastel de nata. Já o jesuíta lidera o top das calorias. No meio da tabela, está a bola-de-berlim e o bolo de arroz, com 400 e 485 quilocalorias, respetivamente.
Se estivermos falando de um bolo comum, suas qualidades se mantêm, em média, por 6 dias em local refrigerado. Mas se o bolo contar com ingredientes perecíveis ou frutas, o jeito é armazená-lo também em local refrigerado, mas por apenas 3 dias.
Despeje as claras no recipiente da própria batedeira, que deve estar limpo e seco. 3º. Ligue a batedeira na velocidade baixa e, quando começar a formar uma espuma, aumente para a potência máxima. Bata até que a espuma fique firme e consistente.
Mais uma vez a temperatura ambiente aparece por aqui. Assim como em diversos preparos, ela é indispensável na hora de fazer as claras em neve. Deixe os ovos fora da geladeira por algumas horas antes de usá-los e você verá que suas claras ficarão brilhantes, grandes e estáveis.
A nutricionista também tem ingredientes substitutos para ovos inteiros, ainda que algumas receitas peçam apenas clara ou gema: “A melhor substituição para a clara de ovo é a aquafaba – use 3 colheres de sopa (45ml) para cada clara que deixará de usar. E para a gema, a lecitina de soja é um ótimo substituto.
Sua função é auxiliar na construção de músculos e tecidos, e permitir a passagem de minerais pelas células do organismo e isso é um dos mais importantes benefícios da clara de ovo. Mas os benefícios da clara de ovo, vão além disso, pela sua alta composição de proteínas, o consumo da clara de ovo promove saciedade.
O consumo de gorduras saturadas e trans é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, pois eleva o colesterol ruim (LDL) e reduze o colesterol bom (HDL). Atualmente, o ovo deixou de ser vilão e passou a ser considerado um alimento funcional, ou seja, que contém substâncias que beneficiam a saúde.
Mesmo um pingo de gema na mistura pode interferir no processo químico que cria as claras em neve. Da mesma forma, seque muito bem a tigela onde você for bater as claras, porque qualquer traço de óleo ou detergente pode desandar a mistura.
Para dominar a arte de bater claras em neve, existe um truque simples e extremamente eficaz: adicione algumas gotas de suco de limão. Esse ingrediente, que provavelmente você tem na sua cozinha, pode fazer uma grande diferença no processo, afinal, o limão é um ingrediente cheio de utilidades.
Coloque as claras dos ovos na tigela da batedeira e comece a bater em velocidade baixa; À medida que as claras começam a ficar mais líquidas e espumosas, aumente a velocidade; Continue batendo em velocidade alta até que as claras formem picos firmes, que se mantêm em pé quando a tigela da batedeira é virada de lado.
Adicione uma pitada de sal. Na batedeira, bata as claras em velocidade média até obter uma mistura espumosa (picos macios) Se desejar picos firmes, continue batendo em velocidade alta até que os picos fiquem resistentes e pontiagudos. Agora é só usar as claras em neve na receita que preferir!
✅ Coloque uma pitada de sal nas claras antes de ligar a batedeira. Isso ajuda a dar estrutura às claras em neve. ✅ Ligue a batedeira na velocidade máxima Prontinho!
Dica 1: sempre tenha os ingredientes em temperatura ambiente; Dica 2: uma pitada de sal nas claras ajuda na estabilização da espuma, deixando seu merengue mais estável; Dica 3: usar o batedor da batedeira que incorpora ar à mistura, o globo ou fouet; Dica 4: adicionar o açúcar aos poucos quando a clara começar a ...
Eu gosto de descansar o bolo no mínimo 24 horas. O bolo fica mais gostoso porque os recheios se unem na massa, a massa se torna mais úmida, o bolo fica mais estruturado e seguro.
Os bolores podem estar presentes em diversos tipos de alimentos. No pão, os tipos de mofos podem ser Aspergillus, Penicillium, Fusarium, Mucor e Rhizopus, existindo muitas espécies diferentes de cada um desses tipos de fungos.