A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
Gasolina tem entre três e sete carbonos. Etanol tem dois carbonos. Queimar o diesel, um combustível com 18 carbonos, produz 18 moléculas de CO2. Portanto, o diesel é o maior poluente em termos de gás carbônico, que é o grande problema que se tem hoje e que se faz esforço para reduzir.
O etanol é conhecido como o combustível menos poluente que existe atualmente. Feito de matérias primas de vegetais como a cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa renovável e limpa, que confere mais potência ao motor dos veículos, assim como a vida útil do lubrificante, se comparado com a gasolina.
O diesel se torna o grande vilão no trânsito, pois os veículos movidos com este combustível (ônibus e caminhões), não são equipados com bons catalisadores.
O diesel polui mais que a gasolina e álcool, sendo o combustível que mais tem contribuído para as emissões de dióxido de carbono, o principal gás causador do efeito estufa.
Etanol x gasolina: qual é a diferença de ambos no quesito poluição?
Qual o combustível mais limpo?
“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.
O carvão é também o combustível fóssil mais poluente: emite cerca de duas vezes mais dióxido de carbono do que o gás natural e 30% mais do que a gasolina quando queimado.
Estudos realizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovaram que a gasolina é mais prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana do que o álcool. A gasolina, derivada do petróleo, emite diversos gases poluentes.
Isso ocorre porque o etanol é corrosivo e pode danificar algumas partes do motor, como as mangueiras e as vedações. Além disso, o etanol é mais inflamável do que a gasolina, o que pode representar um risco maior em caso de acidentes.
- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.
O primeiro da lista dos mais poluentes é o Chevrolet Corsa (gasolina motor 1.4), que recebeu nota 4,8. Na sequência vem o Peugeot 307 Sedan (álcool 1.6) com 5,2 e Citroën Xsara Picasso (álcool 1.6), Citroen C3 (álcool 1.4), Renault Scenic (álcool 1.6) e Chevrolet Montana (Gasolina 1.4) com 5,6.
A emissão de alguns gases por combustíveis fósseis tem sido um dos grandes causadores do aumento do efeito estufa, sendo por isso mais vantajoso a utilização de biocombustíveis como o etanol. Em todo o ciclo do combustível o etanol lança menos C02 à atmosfera pelo fato dele ser extraído da cana-de-açúcar.
A relação de preço e rendimento do etanol pode variar dependendo de diversos fatores, como a região, a safra, o mercado internacional, entre outros. Geralmente, o etanol é mais barato em relação à gasolina, o que o torna uma opção mais econômica para abastecer veículos flex.
Quando comparado à gasolina, o etanol se destaca ainda mais. O saldo final mostra que, na comparação entre os dois combustíveis, o uso do etanol evitou a emissão de 34,85 kg de CO2eq no trajeto. É o equivalente a 144 gramas de CO2eq por quilômetro rodado. Ou seja, etanol reduz mais de 60% a pegada de carbono.
Qual a diferença da gasolina Podium para aditivada?
O grande diferencial da gasolina premium ou podium em relação à aditivada é a sua taxa de octanagem: como vimos, a aditivada possui um mínimo de 87 unidades, já a premium deve ter uma octanagem de pelo menos 97 unidades.
Ouviu falar que etanol limpa o motor melhor que gasolina, mas ficou em dúvida? Acredite, é verdade, e neste artigo mostraremos como isso acontece e como este combustível pode contribuir para aumentar a vida útil de algumas peças do seu carro.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
Etanol prejudica o motor? A resposta é não. O motor flex foi produzido para rodar seguramente com ambos combustíveis. Porém, alguns especialistas informam que rodar por muito tempo abastecendo o veículo apenas com etanol, sem variar com a gasolina, pode sim danificar a longo prazo algumas peças.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
Qual o melhor combustível para a vida útil do motor?
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é mais eficiente que o etanol quando você pensa que, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor.
“Enquanto a gasolina oferece maior desempenho do motor, o etanol possui uma taxa de octanagem mais elevada, o que pode impactar no desempenho do motor. A eficiência de cada combustível varia, influenciando diretamente o consumo e a potência do veículo”, explica.
Em primeiro lugar no ranking de poluição, os Estados Unidos seriam responsáveis por 20% do total de emissões. A China aparece em segundo lugar, como responsável por 11% do CO2 global. A Rússia vem em seguida, com 7% das emissões.
Por falar em gasolina, ela é um combustível menos explosivo e mais inflamável. Outros combustíveis como o diesel e o gnv, que acabam gerando economia para os motoristas, não têm uma alta taxa de propulsão. Ainda sobre a gasolina, podemos afirmar que ela tem maior energia potencial do que muitos explosivos.
Embora o seu poder calorífico e o seu tempo de combustão resultem em uma grande vantagem em termos de produtividade, o carvão mineral é o mais poluente dos combustíveis fósseis, mas é o mais abundante entre eles.