Segundo levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em 2018, 297,8 mil residentes morreram no estado. Desses, 72% eram de pessoas com mais de 60 anos de idade e 20% de idosos acima dos 85 anos.
No país, a maior quantidade de óbitos mal definidos concentra-se na faixa de 60 de idade e mais; isto é, representa 67,2% das mortes por causas mal definidas, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM) referentes a 2005.
Uma pessoa nascida no Brasil em 2022 tinha expectativa de viver, em média, até os 75,5 anos. Para os homens, esta expectativa era de 72,0 anos e para as mulheres, de 79,0 anos. Estimativas indicam que a esperança de vida caiu de 76,2 anos em 2019 para 74,8 anos em 2020 e para 72,8 anos em 2021.
Nas últimas décadas, a expectativa de vida aumentou significativamente em todo o mundo. Quem nascesse em 1960, quando as Nações Unidas passaram a compilar dados globais, poderia esperar viver até os 52,5 anos de idade. Hoje, a média é de 72. No Brasil, o salto foi ainda maior, de 48 para os atuais 75,5 anos.
O QUE PODE LEVAR ALGUÉM AO SUICÍDIO? PRESTE ATENÇÃO
O que é mais perigoso na Idade Média?
A infância era particularmente perigosa durante a Época Medieval – a mortalidade era altíssima. Baseando-se em escritas históricas, a estimativa era que 20 a 30% das crianças abaixo de 7 anos de idade morriam, mas especialistas acreditam que esses valores eram com certeza muito maiores.
Mas se um homem chegasse aos 21 anos de idade, e não morresse por acidente, violência ou envenenamento, poderia viver quase tanto quanto os homens de hoje: de 1200 a 1745, os de 21 anos viveriam, em média, entre 62 e 70 anos - exceto no século 14, quando a peste bubônica reduziu a expectativa de vida a insignificantes ...
Um estudo com 17.000 participantes de 13 países europeus apontou a faixa etária na qual as pessoas dizem ser a época mais feliz da vida: entre 30 e 34 anos de idade.
O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas, com 117 anos e 125 dias.
Há uma variedade enorme de formas pelas quais você pode morrer. As mais comuns são doença cardíaca ou câncer, mas saiba que cerca de 600 pessoas morrem a cada ano por asfixia erótica.
A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos. No entanto, agora está matando mais pessoas do que nunca. O número de mortes por doenças cardíacas aumentou em mais de 2 milhões desde o ano 2000 para quase 9 milhões em 2019.
Doenças do aparelho circulatório, neoplasias e doenças do aparelho respiratório aparecem como as principais causas de mortalidade desse grupo populacional, seguidas pelas doenças do aparelho digestivo e das glândulas endócrinas. As causas externas ocupam posição de menor destaque.
O estudo também sugere que há uma maior probabilidade de ocorrência de homicídios entre os homens no intervalo compreendido no período das 18h às 2h, enquanto o comportamento para as mulheres é mais uniforme ao longo do dia.
Em que faixa etária as principais causas de morte?
Na faixa etária de 40 a 59 anos, a maior taxa de mortalidade é de neoplasias (110,7), seguido das doenças do aparelho circulatório (89,3) e de doenças do aparelho respiratório (25,2).
ouvir: A expectativa de vida em capitais brasileiras varia 15 anos, de 57 a 72 anos. A idade média ao morrer de moradores de Belo Horizonte ou Porto Alegre, por exemplo, gira em torno de 72 anos. No entanto, para quem mora em Boa Vista a idade média ao morrer é bem inferior, em torno de 57 anos.
Quase a metade relata não lembrar de nada. Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.
Segundo o artigo, a partir dos 34 anos um indivíduo começa a apresentar alterações em sua condição física. Por isso os cientistas conseguiram dividir o processo em três etapas: dos 34 aos 60 anos, foi classificado como idade adulta; dos 60 aos 78 anos, maturidade tardia e a partir dos 78 anos, chega a velhice.
O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.
A análise foi feita com 17.000 participantes de 13 países europeus e o estudo longitudinal foi publicado no Springer Social Indicators Research. O resultado sobre em qual idade somos mais felizes foi entre 30 e 34 anos de idade.
Por exemplo, a Organização Mundial de Saúde considera como jovem pessoas entre 15 a 24 anos, período em que se estaria para alguns autores, o que também é discutível, em condições biológicas de ter filhos.
Jesus Cristo morreu aos 33 anos. Apesar da morte trágica, não viveu muito menos do que seus contemporâneos; no Império Romano, poucos chegavam aos 40 anos de idade. Depois da morte de Jesus, muitos séculos se passaram sem que houvesse aumento significativo na duração média de vida da espécie humana.
Apesar de todos os esforços, no momento, nossa expectativa de vida média global é de 73,4 anos (segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde de 2019). Embora essa idade tenha aumentado, existe uma lei sobre a vida e a morte que continua em vigor desde que foi formulada, há quase dois séculos.
É bem provável que uma pessoa de uns 50 de idade anos hoje, vivera por mais de 200 anos com um corpo jovem e saudável. Isso pode parecer fição científica, mas não é.