Em contraste com o funcionalismo estrutural de Alfred Radcliffe-Brown, o funcionalismo psicológico de Malinowski sustentava que a cultura funcionava para atender às necessidades dos indivíduos e não às necessidades da sociedade como um todo.
Bronslaw Malinowski foi um dos principais defensores da teoria funcionalista. Para ele, as atividades que os seres humanos realizam estão associadas e integradas de maneira a formar uma espécie de sistema organizado.
O método proposto por Malinowski compreende uma investigação aprofundada da vida nativa de modo que o etnógrafo possa compreender a organização social da vida tribal, sintetizados através da compreensão do ponto de vista nativo.
Pai fundador da antropologia social britânica, foi pioneiro dos métodos de trabalho de campo modernos, reinventou a etnografia enquanto género literário, promoveu a antropologia aplicada em África e participou em numerosos debates, tanto dentro como fora da academia.
O que Malinowski fez foi desenvolver um novo método de trabalho de campo específico, que ele denominou observação participante. Sua posição teórica era bastante eclética, mas seguindo os padrões correntes ele denominou seu programa de funcionalismo.
Em contraste com o funcionalismo estrutural de Alfred Radcliffe-Brown, o funcionalismo psicológico de Malinowski sustentava que a cultura funcionava para atender às necessidades dos indivíduos e não às necessidades da sociedade como um todo.
Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Todo elemento cultural deve ser estudado em seu contexto. Também estabeleceu a pesquisa de campo como elemento fundamental do estudo antropológico. Palavras-chave: funcionalismo, cultura, crença, antropologia.
O Kula foi definido por Malinowski (1976) como um sistema ampliado de trocas de dádivas, no qual indivíduos pertencentes às diversas comunidades melanésias permutam objetos cerimoniais específicos (vaygu'a) que podem ser tanto colares longos de conchas vermelhas (soulava) como braceletes de conchas brancas (mwali).
Os trabalhos de Malinowski sobre a vida sexual e a ideia de família de aborígenes da Melanésia, escritos em uma época ainda marcada pelo puritanismo, tornaram-se suas obras mais populares, e seu livro Argonautas do pacífico ocidental, de 1922, procedeu uma verdadeira revolução na literatura antropológica, carregando em ...
Qual a metodologia consolidada por Bronislaw Malinowski 1884 1942 )?
A forma com que Malinowski desenvolve seu trabalho de campo recebe destaque ao romper com a teoria e o método utilizado pelos antropólogos do evolucionismo cultural emergente no século XIX que se utilizavam do método de “etnografia de gabinete ou de varanda” como ficou conhecida.
Nesse sentido, Malinowski acreditava que o objetivo de qualquer sociedade é o equilíbrio e a estabilidade, de modo que tal estabilidade se mantém por meio da função das instituições sociais. Assim, a relação entre os dois autores e seus conceitos se dá ao pensar em uma sociedade estável.
O Kula é uma extensa forma de comercio de caráter intertribal praticada por comunidades localizadas em um largo anel de ilhas, formando um circuito fechado.
O Kula é um sistema ritual de trocas de braceletes e colares entre os nativos de um conjunto de ilhas da Melanésia. Os objetos da troca podem parecer sem valor, no sentido monetário da palavra, mas para os trobriandeses o valor dos objetos está na história própria que carregam e por isso são venerados.
Como ficou conhecido o método de observação de Bronislaw Malinowski?
Sua obra foi importante tanto para a antropologia como para a sociologia por conta do método proposto para entender a troca ritual chamada kula entre os ilhéus. Seu método de observação ficou conhecido como: Grupo de escolhas da pergunta Observação científica. Observação antropológica.
A observação participante é considerada o método por excelência da antropologia. Consiste em o pesquisador se inserir, ser aceito e participar dos eventos do grupo que está estudando para assim entender a lógica que move essa comunidade.
O que significou o livro Argonautas do Pacífico Ocidental de Malinowski para a antropologia?
No Argonautas, Malinowski estabeleceu os parâmetros da pesquisa etnográfica, que, por muito tempo, tornaram-se canônicos, fazendo dele “o Etnógrafo”, e de seu texto, o modelo para uma experiência acadêmica exitosa.
Entretanto, negociou sua estada na ilhas Trobriand, então isolada entre a Austrália e Nova Zelândia. Enquanto viveu nas ilhas Trobriand entre 1915 e 1918, Malinowski viveu como os locais. Aprendeu a língua nativa, socializou e participou dos eventos de seus anfitriões.
Qual foi a maior contribuição de Malinowski para a antropologia?
A maior contribuição de Malinowski para a antropologia foi sua abordagem inovadora no método etnográfico, que se concentrou na imersão total no ambiente cultural estudado. Malinowski revolucionou a antropologia ao desenvolver o conceito de "observação participante".
O funcionalismo é uma teoria sociológica que enfatiza a importância da harmonia e estabilidade social para o funcionamento da sociedade. Segundo essa teoria, a sociedade é vista como um sistema composto por diferentes partes interdependentes que funcionam em conjunto para garantir a ordem e a continuidade social.
Crítico da perspectiva evolucionista, para a qual as diferenças culturais se distribuem no tempo, evoluindo em estágios, e da difusionista, que privilegia a irradiação e transmissão de culturas a partir de centros geográficos, Malinowski interpreta a cultura como todo integrado e interdependente resultante das funções ...
Que metodologia antropologia foi desenvolvida por Malinowski?
No século XX, o antropólogo polonês Bronislaw Malinowski revolucionou os estudos antropológicos ao fundar um método funcionalista para a antropologia, que entende a sociedade com base no papel e na função dos seus vários elementos.
Em português, o 'kkkk' serve para imitar a onomatopeia da risada; no espanhol, costuma-se escrever 'jajajaja', pelo mesmo motivo, ou variações como 'jijiji' e 'jejeje'; conheça como outros sete idiomas expressam o riso por escrito.