Qual a intencionalidade das cores na educação infantil?
Com isso, a utilização das cores na educação infantil, especialmente aquelas que são as mais vibrantes, assim como laranja, vermelho e amarelo, colaboram muito para a desenvoltura das competências cognitiva, motora, bem como, do raciocínio, audição, tato, fala e também do paladar da criança.
Qual o objetivo de trabalhar com as cores na educação infantil?
O estudo das cores na Educação infantil tem muitos objetivos, entre eles: desenvolver a coordenação motora, aguçar o raciocínio lógico, a criatividade, memorização e a sensibilidade.
Desenvolver o raciocínio lógico; Aumentar o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual. Trabalhar em equipe na construção e identificação de objetos coloridos; Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação.
Qual é o objetivo de colorir na educação infantil?
Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação, o que a transforma em algo ainda mais positivo e que deve ser estimulado pelos pais, avós, tios e ...
Qual a importância das cores para o desenvolvimento infantil?
Ao aprender sobre as cores, o colorir e a construção de objetos coloridos, a criança desenvolve a capacidade de concentração e a coordenação dos olhos. Pouca gente para pensar o quanto os movimentos dos olhos são importantes, sobretudo, os movimentos finos e focados. Atividades que requerem concentração são excelentes.
COMO AS CRIANÇAS ENTENDEM AS CORES? 5 Ideias para Trabalhar Cores na Educação Infantil
Qual é a habilidade de colorir?
Ao ver que consegue fazer suas obras, ela tende a se sentir muito mais confiante, o que eleva sua autoestima; Desenvolvimento da coordenação motora: como já mencionamos acima, colorir ajuda as crianças a aprimorarem sua coordenação olho-mão, bem como habilidades motoras finas.
As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano: algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.
As cores são elementos presentes em nossa vida de diversas formas, aparecendo nas roupas, nos ambientes, na alimentação, e em tantas outras coisas, como, por exemplo, no tratamento de doenças, pois cada uma tem uma vibração que afeta o corpo e a mente, ativando as glândulas humanas e as funções orgânicas, fortalecendo ...
As cores são onipotentes à nossa volta, elas nos despertam estados de espírito e sentimentos, além de serem capazes de nos dar força e ânimo para avançar nos dias ruins ou podem também nos mergulhar num mutismo profundo de introspecção.
O Projeto foi de-senvolvido com crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos, na Escola Municipal Professora Victória Maria Prazeres e Valeriano, localizada no município de Quatis – RJ, e teve o intuito de proporcionar aos alunos o reconhecimento das cores que estão presentes em todos os ambientes em que vivem.
Objetivo: Trabalhar a memória visual, a atenção e a concentração, encontrando, reconhecendo e associando pares de formas e cores contribuindo para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Deve-se, portanto, rotular e também apontar, mostrar vários objetos/imagens da mesma cor, e até mesmo pedir à criança para juntar objetos da mesma cor, dando o exemplo. Estas cores são de mais fácil discriminação cromática e depois gradualmente pode ser ir juntando outras cores.
Qual habilidade da Bncc trabalha as cores na educação infantil?
A habilidade EI02TS02 consiste em: Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Geralmente, e a palavra geralmente é usada de forma intencional, as crianças aprendem as cores entre os dois anos e meio e os três anos, começando por distinguir cores vivas: vermelho, verde e amarelo.
Qual a importância das cores na educação infantil?
Além de facilitar a memorização do nome das cores, essas atividades ajudam a melhorar a dicção dos pequenos. Todas essas atividades necessitam de concentração das crianças, seja para lembrar o nome de cada cor ou para pintar corretamente os espaços.
As cores podem evocar diversas emoções, dependendo de como são percebidas: Vermelho: Excitação, raiva, paixão. Azul: Serenidade, tristeza, harmonia. Verde: Calma, relaxamento, frescor.
As cores, em especial, também são importantes para expressar ideias e sentimentos, utilizando pintura, desenho, gravura e teatro. É um elemento que tem significados distintos para diferentes culturas, e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades. As cores estão presentes no mundo que nos cerca.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
O objetivo do Sequência de Cores é encaixar as fichas coloridas e repetir a sequência das cores ilustradas na placa. Trabalha coordenação motora, a percepção visual, a associação de ideias, o pensamento lógico e estratégico e a noção espacial.
Pois além de incentivar as crianças a explorarem seu lado criativo, estimula diversas habilidades e competências necessárias para o seu desenvolvimento. Dessa forma, além de divertido, o ato de colorir estimula aspectos motores, cognitivos e socioemocionais da criança.
Além disso, as atividades e brincadeiras com cores contribuem para o desenvolvimento cognitivo. Por meio delas, as crianças assimilam conceitos, ideias e até mesmo a questão da identidade cultural. Além disso, conseguem memorizar mais facilmente formas e conteúdos.