Um metro linear corresponde à circunferência da terra dividida por 40 milhões. O metro linear é representado pela letra “eme” minúscula, colocada logo após os algarismos. É a unidade fundamental para calcular a extensão de objetos e distâncias.
O metro linear é utilizado para medidas em linha. Esta medida serve, por exemplo, para medir um muro ou um alicerce de uma casa. Por exemplo, uma parece que tem 7 metros de comprimento, mede 7 metros lineares. Atenção, que esta medida apenas serve para medir elementos retos.
O cálculo do metro linear pode ser feito basicamente com uma trena, fita métrica ou régua. Basta medir a distância de uma ponta a outra da parede, de todos os lados do cômodo e somar no final, ou seja, se são 4 paredes, você vai medir horizontalmente cada uma delas e somar no final.
Calcular a dimensão do tecido comprado fazendo o cálculo da largura X comprimento; Não se esqueça de converter em uma única unidade de medida (metro ou centímetro); Com o valor do metro do tecido faça a divisão pela largura do tecido, esse será o valor exato do metro quadrado pago.
Medidas a metro quadrado são utilizadas na hora de calcular a quantidade de revestimentos para piso ou paredes, por exemplo, já que é importante preencher todo o espaço. O rodapé, por sua vez, é calculado em metro linear, que é usado para medidas em linha.
- Metros lineares: quantidade de tecido para compor a largura da cortina, ou seja, o consumo de tecido para a cortina ficar franzida. Nosso tecido é vendido em metros lineares.
Como calcular o comprimento da passada? Calcular o comprimento de sua passada é extremamente fácil! Você só precisa dividir a distância percorrida pelo número de passos dados: comprimento da passada = distância / número de passos .
No seu exercício, a largura é de 1 m, se são 10.000 metros quadrados, pois ao dividir a área pela largura, aqui 10000/1 resulta nos 10.000 m lineares (1 Km linear). Se a largura fosse de 2 m, o cálculo seria 10.000/2 = 5.000 metros lineares.
Documentos amontoados ou empacotados: multiplicar a Altura (A) pela Largura (L) e pelo Comprimento (C) para obter o volume de documentos em metros cúbicos e multiplicar esse total por 12 (doze) para efetuar a conversão para metros lineares.
Imagine um quadro no formato A5, com 15 cm de largura por 20 cm de altura. A sua metragem linear — representada pelo seu perímetro — equivale à soma dos seus quatro lados, ou seja 70 cm.
Para calcular o comprimento da circunferência, utilizamos a fórmula C = 2πr. Comprimento da circunferência é calculado pela fórmula C = 2πr. O comprimento da circunferência é bastante parecido com a ideia de perímetro de um polígono.
O metro linear é uma medição feita em linha. Em que situação um engenheiro usaria isso? Para medir a profundidade do alicerce de uma casa, por exemplo. Se ele descobrir que o comprimento é de 10m, é o mesmo que dizer que ele tem 10 metros lineares.
Encontre a metragem quadrada do telhado: Faça a medida do comprimento e da largura de todas as partes do telhado. Feito isso, calcule “comprimento x largura” para cada plano, e depois acrescente os planos em conjunto para a metragem quadrada total.
Usaremos como exemplo uma sala quadrada onde cada parede tem um comprimento de 4 metros e conta com dois vão de porta com 80 cm (0,8 m). Então, o cálculo será o seguinte: Metro linear de rodapé = (4m + 4m + 4m +4m) – 2 x (0,8m);
Ao que equivale 100 metros quadrados? A medida de 100 m² pode ser um norte em alguns projetos. Se você está se perguntando ao que equivale esse número, saiba que ele representa uma área de 10 m de comprimento por 10 m de largura, formando um quadrado de 10 x 10 m.
Suponha que você vá comprar chapas de granito do tipo Amarelo Icarai que mede 1,80 x 3,00 m. Então vamos aos cálculos: multiplique a largura e o comprimento da chapa o resultado será a medida em M². Agora multiplique pelo valor do m² investido.
Passo (em latim: passus), era uma unidade de medida de comprimento usada no Império Romano. Era equivalente a 5 pés, ou de acordo com o atual Sistema Internacional de Unidades, a 0,82 metros.
Você poderá usar uma régua ou fita métrica para medir: (1) Coloque a ponta da régua ou da fita sobre a ponta do seu dedo médio; (2) Desça até a altura do osso do seu pulso; (3) Confira a tabela acima para saber qual é o seu tamanho.
Com as medidas em mãos, o próximo passo é utilizar a fórmula simples para calcular o metro quadrado. Basta multiplicar o comprimento pela largura da área. A fórmula é: área (m2) = comprimento (m) × largura (m).
Como por exemplo, a área de um terreno de 8 metros de comprimento e 6 metros de largura é de 48 metros quadrados (8 x 6 = 48 m²). Sendo assim, não há como transformar metro linear em metro quadrado, pois o primeiro envolve apenas uma dimensão, enquanto que o segundo envolve duas dimensões. Gostou da resposta?
Qual tamanho de cortina para parede de 3 metros de largura?
O ideal é que a cortina fique pelo menos 10 centímetros mais curta que isso, tá? Então, se o pé direito for de 3m, invista numa de 2,80m de altura. E se for de 2,60m, aposte numa cortina entre 2 a 2,50m. Já a largura tem que ser 15 a 20 centímetros, ou cm, maior que a janela.
Se o varão se estende além da largura da janela, inclua essa extensão nas suas medidas. Por exemplo, se o varão tem 1,60m, mas se estende 20cm de cada lado da janela, a medida total será de 2m. Suas cortinas prontas deverão ter o dobro dessa medida para um bom drapeado, ou seja, 4m de largura total.