Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.
Se você deseja comprar móveis para cômodos úmidos, prefira o MDP. Isso porque suas chapas em camadas dificultam a corrosão e expansão do material, enquando o MDF “estufa” e pode estragar mais facilmente em ambientes com umidade. Atualmente é bem comum a combinação de MDF e MDP no mesmo móvel.
Pinus: é uma madeira boa para móveis? Fernando responde.
O que é mais caro MDP ou MDF?
MDF: Geralmente, o MDF é um pouco mais caro que o MDP, devido à sua densidade e superfície lisa, o que o torna ideal para aplicações de acabamento de alta qualidade. MDP: É uma opção mais econômica devido à sua composição com partículas e textura menos uniforme.
Nossos fornecedores de MDP e MDF (matérias – primas) garantem que o povoamento destes insetos não acontece durante a fabricação. Caso venha a ocorrer qualquer foco de infestação, esses insetos não resistiriam a elevadas temperaturas e pressões, aplicadas na fabricação dos materiais.
Desvantagens: - Durabilidade limitada: A madeira de Pinus é considerada menos durável em comparação com algumas outras espécies de madeira, como o mogno ou o cumaru. É mais suscetível a ataques de insetos, fungos e deterioração quando exposta a condições climáticas adversas ou em ambientes úmidos.
A madeira eucalipto não só possui uma resistência menor em relação a outras espécies de madeira nativas, mas também é um foco para fungos e cupins – os piores inimigos desse material.
Pinus. Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável.
A cerejeira é uma das madeiras nobres mais valorizadas e utilizadas na fabricação de móveis finos e objetos de decoração. Essa madeira nobre é conhecida por sua cor rosada e veios marcantes, que conferem um aspecto elegante e sofisticado aos produtos fabricados com ela.
A madeira mais resistente ao tempo é a Teca, madeira de uso naval, com características dominantes: não empena, resiste à ação do tempo, sol, chuva, calor, frio e umidade.
Os armários de cozinha em MDP (Medium Density Particleboard) são mais resistentes, e podem ser montados e desmontados com mais segurança. Além disso, eles não incham com facilidade. Outra característica dos móveis em MDP é sua estrutura de três camadas, que permite que eles suportem mais peso.
Em resumo, um armário de cozinha em MDP possui maior resistência ao montar e desmontar, além de não inchar com facilidade. Já um armário de cozinha em MDF tem uma superfície mais uniforme, ou seja, seu acabamento em relação a um armário em MDP é mais vantajoso.
O material tipo naval é um tipo especial de compensado, que recebe um tratamento químico que o torna mais resistente à umidade e ao mofo. Ele é indicado para ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias.
Já o eucalipto é uma espécie originária da Austrália, que cresce em solos úmidos e férteis. Sua madeira é mais dura e resistente do que a do pinus, sendo muito utilizada na construção de postes, vigas e estruturas que exigem maior resistência.
Diferentemente da madeira maciça, que é “viva” e “trabalha” conforme a temperatura ambiente, o MDF não se expande ou se contrai devido ao calor e umidade, como ocorre com a madeira maciça.
Assim como toda monocultura, a professora alerta que a do eucalipto também acarreta problemas, incluindo como consequências a pouca diversidade de fauna, riscos relacionados a doenças generalizadas, além da degradação de áreas de preservação permanente. “O eucalipto consome muita água, pois cresce muito rápido.
A madeira pinus se diferencia do MDF, pois é maciça e retirada de uma árvore específica. Já o MDF é fabricado através de fibras de madeira e resina sintética. Dessa forma, o pinus é mais resistente e durável. Ou seja, é uma boa escolha para fabricação de móveis ou para usar em outras peças.
Pinho. Assim como o pinus, o seu aspecto remete à naturalidade. Resistente, pode ser usado em diferentes peças do mobiliário com a certeza de que vai ser um móvel que durará por muito tempo.
É de alta qualidade, podendo ser utilizada para serrados em geral (Embrapa, 1988), assim como para celulose e papel, chapas, construções de casas, móveis, barcos e navios, entre outros (Santos et al., 2000; Cirad, 2004).
Existem as madeiras mais moles, como pinus e eucalipto, que são as preferidas pelos cupins. Já as variedades mais resistentes são praticamente imunes a ataques. É o caso de matérias-primas como peroba, ipê, pau-ferro, imbuia, jacarandá e copaíba, entre outras.
Existe uma ideia difundida de que os painéis de MDF são imunes aos cupins mas infelizmente, não é bem assim. O que realmente acontece é a “esterilização” nas chapas quando são prensadas, já que são expostas a um calor capaz de eliminar qualquer tipo de inseto presente na madeira, tornando-os livres de cupins e ovas.
O terror de quem trabalha ou tem madeira em casa, o cupim é um inimigo dificil de ser vencido. E como em qualquer guerra é preciso conhecer o inimigo para vencê-lo.