Quando o silêncio é a melhor resposta?
Em muitas ocasiões, o silêncio é a mais poderosa das respostas. Além disso, saber ouvir é ferramenta importante de comunicação por denotar respeito por quem está falando. Silêncio bem utilizado mostra maturidade, humildade, poder sobre si mesma e força interior.Onde a ignorância fala, a inteligência não dá palpites.?
Porque onde a ignorância fala, a inteligência não dá palpites. O silêncio é a única resposta que devemos dar aos tolos.Quando o ignorante fala o sábio?
“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.” ARISTÓTELES, filósofo grego (384 a.C.-322 a.C.)Onde a ignorância grita?
“Onde a ignorância grita arrogantemente, o silêncio, com elegância, ensina.” Autor desconhecido.O silêncio é a melhor resposta aos tolos!! Jarbas Duarte
O que Platão dizia sobre a ignorância?
"É atribuída ao célebre filósofo grego Platão (428 a/c – 348 a/c) a frase “é melhor a ignorância absoluta ao conhecimento em mãos despreparadas”.Porque o silêncio é poderoso?
O silêncio nos permite passar um tempo conosco e abre espaço para que nossos pensamentos cresçam em criatividade e se conectem com nossas emoções, diminuindo a velocidade e reconhecendo o que está ocorrendo internamente, sem reagir aos estímulos externos.O que o silêncio revela?
“O silêncio nos convida a ter 'espaço mental', ou melhor, nos revela que temos um espaço interno. No dia a dia não entramos em contato com esse espaço, pois ele está o tempo todo preenchido por algum ruído, barulho: música, trabalho, texto, filmes, discussões, reuniões, o que for”, diz ele.O que o silêncio nos ensina?
O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.O que Sócrates dizia sobre a ignorância?
Não se julgava um sábio erudito, mas simplesmente se autodenominava um “amante da sabedoria”. “E o que é senão ignorância, a mais reprovável, acreditar saber aquilo que não se sabe?”. Em outras palavras, o reconhecimento da própria ignorância é o primeiro passo para a busca da verdade.Como Sócrates confessava a sua própria ignorância?
A partir daí, ele sempre confessava a própria ignorância: “Só sei que nada sei”. Assim, confessando-se ignorante a respeito dos assuntos que os outros se julgavam sábios, era ele mesmo, Sócrates o mais sábio, pois os outros, julgando saber, na verdade não sabiam; ele, ao contrário, reconhecia isso.O que os filósofos falam sobre a ignorância?
Ignorância, segundo o Dicionário Básico de Filosofia, “é a atitude daquele que, não sabendo utilizar as suas capacidades racionais, engana-se quanto à qualidade de seus conhecimentos, tomando por verdade o que não passa de uma opinião falsa ou incerta e expondo-se à ilusão e ao erro”.Como age uma pessoa ignorante?
De acordo com outros pensadores, o ignorante estabelece critérios que desqualifica o conhecimento alheio em favor de sua falta de conhecimento. Ele faz idéias falsas sobre si, e o mundo que o cerca, de forma errônea e deturpada.Como se comporta uma pessoa ignorante?
Entre elas:
- considerar apenas a própria opinião;
- quase nunca está disposta a ouvir o outro;
- dificilmente modifica suas teorias e conceitos, mesmo estando errada;
- é indelicada e despreocupada com o sentimento dos outros;
- não tem inteligência emocional e nem autocontrole;
- se considera sempre certa.