Conclusão: A mensagem da cruz, através do sacrifício de Jesus, aponta para nossa redenção. Fomos salvos pela mensagem da cruz. A bíblia diz: “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.” (Colossenses 1.13-14).
A mensagem da cruz é o centro do evangelho. A morte do Cordeiro que tira o pecado do mundo é a sua proclamação. O sangue justo derramado na cruz em nosso favor deve ser a nossa ênfase principal, nossa vida. A cruz é o centro da história do mundo.
A cruz representa a nossa história de dor: são as doenças, a morte que nos visita quando menos esperamos de maneiras tão diversas, a perda do emprego, a traição dentro da família, etc. O cristão, porém, carrega a sua cruz de maneira diferente. A sua cruz só tem sentido se, como a de Jesus, for carregada com amor.
A cruz tem, dá, traz e oferece a vida de Cristo. Quem vive dela, quem vive o mistério da cruz, terá sua vida revestida de Cristo, por dentro e por fora. Estes somos nós, os batizados, como afirma São Paulo: “pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo” (Gl 3,27).
A cruz é sinal de vida, de salvação, porque o Senhor deu a sua vida para toda a humanidade, passando pela cruz e assim ele chegou à glória da ressurreição. O valor da cruz esteve presente na teologia dos padres da Igreja. É importante ver as suas considerações em vista da vida verdadeira que vem da cruz do Salvador.
A Mensagem e o Significado da Cruz de Cristo - Leandro Quadros - Estudo da Bíblia
Qual é o propósito da cruz?
A cruz nos fala do sacrifício de Jesus por nós e do evangelho da salvação de todos os pecadores. Antes estávamos separados de Deus por causa de nossos pecados (Isaías 59:2 e Romanos 3:23), mas fomos reconciliados com Deus através da morte de Jesus.
46-61), Rahner entende a cruz não só de maneira teórica, como o lugar de nossa redenção, mas também como a estrutura básica de nossa espiritualidade, como caminho para crescer cada vez mais na comunhão com Jesus Cristo. A cruz é o distintivo da existência cristã (p.
Jesus morreu por você: essa é a mensagem da cruz. A mensagem da cruz revela o amor de Deus por você, garante o perdão dos seus pecados, torna possível sua reconciliação com Deus.
A Cruz não é apenas um instrumento de sofrimento, mas o lugar onde Deus manifestou Seu amor supremo, entregando Seu Filho para morrer por nossos pecados. A Cruz se torna a expressão máxima do sacrifício redentor de Jesus.
A cruz tem um profundo significado de obediência e fidelidade de Cristo ao projeto do Pai. Ele esvazia-se de Si e por amor entrega-se à humanidade. A Cruz é também esse grande sinal de entrega de amor que possibilitou a nossa salvação", explicou o sacerdote.
É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes. A cruz é o símbolo mais popular do cristianismo.
A mensagem da cruz, como mostram os Evangelhos, não se resume a um conjunto de dogmas que deve ser obedecido como garantia de recompensa no final. Ao contrário, revela um Deus amor que dá a vida por aqueles a quem ama; que se entrega e nos convida a fazer o mesmo por nossos semelhantes.
Para os cristãos, o sinal da cruz é o sinal mais santo que existe. Fazendo-o, tudo o que somos, corporeidade, pensamento, espírito, vontade, sentimentos, ocupações e atos, é assinalado, consagrado na força do Cristo Crucificado-Ressuscitado.
Portanto, crer na mensagem da cruz é crer na morte e ressurreição de Jesus Cristo; é crer na graça de Deus que perdoa pecadores arrependidos em Cristo Jesus; é crer no maior de todos os milagres: a vida após a morte.
A cruz é o símbolo máximo do amor sacrificial de Deus. Ela demonstra o quanto Deus valoriza a humanidade e deseja nos restaurar ao relacionamento íntimo com Ele. Através da morte de Jesus na cruz, nossos pecados são perdoados e somos reconciliados com Deus.
Jesus, sabendo que se aproximava a hora de entregar o seu espírito ao Pai e de selar de uma vez por todas a aliança entre o céu e a terra, diz a frase: “Tenho sede”. Os soldados embebedam vinagre na ponta de uma esponja e levam-na a boca de Jesus, e Ele diz: “Tudo está consumado”.
Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo. O gesto é muito importante para os católicos como a dona de casa Socorro Vaz.
A cruz é o elemento central da obra de Cristo, a Bíblia toda aponta para a cruz. O apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios no segundo capítulo e segundo versículo afirma: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.”
1Coríntios 1:18-31 NVI. Pois a mensagem da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”.
A Cruz de Jesus não é apenas um símbolo, mas um estandarte de vida que deve ser erguido em todos os lugares. Ela representa a passagem dos homens e mulheres de fé para uma vida resplandecente, onde Jesus, “Vencedor porque vítima”, está presente.
A cruz, como símbolo cristão, é a representação da vitória de Jesus Cristo sobre a morte e o pecado, pois Ele venceu a morte, ressuscitou para trazer redenção à humanidade.
A cruz representa a libertação de todo o jugo do pecado. Abre-nos a porta da comunhão e da reconciliação com Deus através do perfeito sacrifício de Cristo. Da cruz brotam sofrimento e amor, descem, fluem até nós.