A Linha 13-Jade, a primeira linha totalmente construída pela CPTM, foi a que registrou o maior nível de satisfação com 98%, acima dos 90,1% registrados em 2022. Em seguida aparece a Linha 10-Turquesa com 94,38%, superando os 85,56% obtidos na pesquisa anterior.
Só a linha 9 registrou 12 falhas nos três primeiros meses do ano. O número é o maior entre todos os ramais de trem da região metropolitana de São Paulo. Problemas de sinalização, na rede aérea e no sistema de alimentação elétrica foram algumas das ocorrências registradas.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM divulgou sua pesquisa de avaliação de 2021, sendo que o índice da boa avaliação da empresa chegou a 85%. As linhas melhores avaliadas são a Linha 8-Diamante, que no ano passado ainda era operada pela estatal, além da 13-Jade, sendo ambas com 87,8%.
Agora, além de mais uma opção de locomoção para os moradores locais, o Almaty Metro já se tornou um ponto turístico da cidade. Como é possível notar pelas fotos, muitas pessoas estão frequentando o local por passeio. Aliás, se você algum dia estiver pelo Cazaquistão, também não deve deixar de conferir essa atração.
Em 5 de setembro de 2016, as obras da Linha 6 foram paralisadas por tempo indeterminado, devido à dificuldade alegada pelo consórcio Move SP na obtenção de financiamento de 5,5 bilhões de reais com o BNDES.
A linha 7-Rubi da CPTM, que tem a estação Luz como ponto de chegada e partida, é a mais longa de toda a rede metroferroviária paulista, com quase 61 quilômetros de extensão.
Atualmente, há quatro linhas privatizadas: a 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) do trem e a 4 (Amarela) e 5 (Lilás), todas operadas pela CCR, por meio de seus braços de mobilidade ViaQuatro e ViaMobilidade.
Foi conhecida como Expresso Leste no trecho de Luz a Guaianases. Em 2019, com o fim da transferência interna em Guaianases, a linha também passou a ser conhecida como Expresso Leste–Mogi. Atualmente é a linha mais movimentada de trem metropolitano de São Paulo, também a segunda mais extensa da CPTM.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
A Linha 8-Diamante tem com interligações com as linhas 3-Vermelha do Metrô (estação Palmeiras-Barra Funda), 7-Rubi da CPTM (estação Palmeiras-Barra Funda) e 9-Esmeralda de trens metropolitanos (estações Osasco e Presidente Altino).
ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é uma empresa pertencente ao Grupo CCR, sendo responsável pela operação, manutenção e investimentos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do Trem Metropolitano de São Paulo por 30 anos (2022/2052), por meio de contrato de concessão público-privada, em parceria com o Governo do Estado de São ...
A Linha 8 liga a região de Itapevi com a estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Ela possui 24 estações e 42 km de extensão, incluindo o serviço da extensão entre Itapevi e Amador Bueno.
1 As oito maiores redes ferroviárias mundiais são: Estados Unidos, com 194.136 km; Rússia, com 85.266 km; China, com 66.989 km; Índia, com 65.808 km; Canadá, com 52.131 km; Alemanha, com 33.426 km; Austrália, com 33.343 km; e França, com 30.013 km (UIC, 2014). 2 TKU = tonelada.
Chamada oficialmente de Ferrocarril Austral Fueguino, a atração fica na cidade mais ao sul do Planeta, por isso a alcunha de fim do mundo. Com três horários de saída diários, o trem também é uma das formas de entrar no Parque Nacional Terra do Fogo.