Papa (do latim "Papa", do grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai), também chamado de Santo Padre, é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana. O atual sumo pontífice é o Papa Francisco, eleito no conclave que terminou em 13 de março de 2013.
Francisco (em latim: Franciscus), S.J., nascido Jorge Mario Bergoglio (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936), é um sacerdote católico que serve atualmente como o 266º Papa e soberano do Estado da Cidade do Vaticano, além de ser o primeiro Bispo de Roma a ser membro da Companhia de Jesus (Jesuítas), o primeiro das ...
A Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas à qual pertence o novo Papa Francisco, foi fundada em 1540 pelo espanhol Inácio de Loyola, que lançou suas bases na capela de Montmartre em Paris a partir de 1534 com seis outros companheiros, entre eles São Francisco Xavier.
Fidelidade à tradição, transdisciplinaridade e colegialidade
Em seguida, o Pontífice indicou três diretrizes de desenvolvimento para a teologia: fidelidade criativa à tradição, transdisciplinaridade e colegialidade. Esses são os “ingredientes” essenciais da vocação do teólogo católico no coração da Igreja.
PAPA FRANCISCO AFIRMA QUE TODAS AS RELIGIÕES LEVAM A DEUS - MINHA OPNIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO
Qual Igreja Jesus fundou?
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.
Na tarde desta quarta-feira (02/10), o Papa Francisco abriu os trabalhos da Primeira Congregação Geral da Segunda Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, na Sala Paulo VI, no Vaticano.
A teologia católica reconhece a primazia da Palavra de Deus. Certa vez, o Papa emérito Bento XVI disse: “São Tomás de Aquino, com uma longa tradição, diz que na teologia Deus não é o objeto do qual falamos. Esta é a nossa concepção normal. Na realidade, Deus não é o objeto; Deus é o sujeito da teologia.
O Papa prega uma Igreja em saída, de portas abertas, que ama e acolhe as ovelhas. O que fez ele enfrentar resistência e lutas de poder entre bispos, padres e cardeais que não se adaptaram às mudanças.
Por exemplo, o atual pontífice, Francisco, fala fluentemente espanhol, italiano e latim (embora possa ler em inglês e português, segundo o Vaticano). E outros papas como João Paulo 1º e Paulo 6º só falavam sua língua materna, o italiano, e dominavam o latim, o idioma oficial do Vaticano.
No final do consistório, 63% do Colégio de Cardeais terá sido nomeado pelo papa Francisco e o restante pelo papa são João Paulo II e pelo papa emérito Bento XVI. João Paulo II e Bento XVI, assim como o papa João Paulo I, foram criados cardeais por Paulo VI.
Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.
provenientes das ideias de Jesus Cristo, fundador e considerado o maior apóstolo do cristianismo, surgiu e ficou conhecida no mundo antigo (Antiguidade).
Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas. Para muitos, ele é só um nome relevante naquelas aulas de história da escola, sobretudo quando são estudados os movimentos socioculturais da Europa no século 16.
Jesus designa-Se a Si próprio como «o Filho único de Deus» (Jo 3, 16), afirmando por este título a sua preexistência eterna (61). E exige a fé «no nome do Filho único de Deus» (Jo 3, 18).
Qual a diferença entre Igreja Católica e evangélica?
As diferenças entre protestantismo e catolicismo incluem a interpretação da Bíblia; a ênfase na salvação pela fé (protestantismo) versus a combinação de fé e obras (catolicismo); a autoridade papal (catolicismo); e a diversidade denominacional, mais pronunciada no protestantismo.
As crenças fundamentais do catolicismo são a Trindade, a divindade de Jesus, a importância dos sacramentos, a veneração de Maria e santos, e a combinação de fé e boas obras para a salvação. Os sete sacramentos católicos são Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio.
Papa (do latim "Papa", do grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai), também chamado de Santo Padre, é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana. O atual sumo pontífice é o Papa Francisco, eleito no conclave que terminou em 13 de março de 2013.
Houve uma mudança fundamental de perspectiva, de culturas, e às vezes de prioridades dentro da vida da Igreja. Ele é o primeiro papa não europeu nos tempos modernos. A segunda coisa é que ele tem um conhecimento grande e específico sobre vários assuntos da Igreja nos Estados Unidos.
João Paulo I, nascido Albino Luciani (Forno di Canale, 17 de outubro de 1912 – Vaticano, 28 de setembro de 1978) e oriundo de família humilde, foi Papa da Igreja Católica.
Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade. É tida como a mãe de todas as igrejas da cidade de Roma e do Mundo.
O complexo todo é chamado, algumas vezes, de Mosteiro de Echemiazim. De acordo com alguns estudiosos, foi a primeira catedral construída no antigo Reino da Armênia e é considerada a mais antiga do mundo.