SPOILER: Greta se refere a frase em que a boneca, vivida por Margot Robbie, encerra o filme falando que quer ver seu ginecologista em menção ao primeiro ato do filme onde ela explica a transeuntes que ela nao possui uma vagina.
Na parte final da produção, Barbie decide abandonar a Barbielândia e virar uma humana. A personagem entra numa sala e fala para a recepcionista: "Gostaria de ver seu ginecologista." Segundo a cineasta durante entrevista ao USA Today, essa fala vai muito além de uma simples piada - e é carregada de emoção.
[ALERTA DE SPOILER] No final de “Barbie” vemos a boneca escolher ser humana e deixar toda Barbielândia para trás. Logo após essa decisão, acompanhamos uma cena em que a protagonista está nervosa e diz: “Gostaria de ver seu ginecologista”.
Impacto entre homens. Ainda durante a entrevista, America Ferrera observou que o monólogo com “feminismo simplificado” em Barbie pode ter sido importante para homens que assistiam ao filme.
A Mojo Dojo Casa House é, nada mais, nada menos, que a própria Casa dos Sonhos da Barbie (a Barbie's DreamHouse), acredita? Cansado do rosa e de todas as referências deixadas pela Barbie, Ken transforma o espaço em uma verdadeira expressão da suposta masculinidade.
Ter todo mundo vendo a Barbie ir ao ginecologista normaliza a experiência. Ela solidifica o entendimento de que a saúde reprodutiva é parte da saúde geral.
Com um texto perspicaz, divertido e inteligente, Margot comentou qual a mensagem mais importante que esse filme aborda. "Acho que a mensagem principal é que você é o suficiente, você já está fazendo o seu melhor, fazendo o que você pode fazer. Eu acho que eu também precisava ouvir isso e é algo muito importante".
O filme de 2023 apresenta dois mundos ao telespectador: a Barbielândia, um lugar de protagonismo majoritariamente feminino, onde as Barbies, Kens e outros personagens criados pela Mattel convivem em harmonia; e o mundo real, onde a desigualdade de gênero ainda é uma realidade e elas são apenas bonecas.
“Barbie destaca que sem autocuidado e equilíbrio emocional, dificilmente se consegue enfrentar as adversidades da vida, uma vez que o reconhecimento das emoções e das imperfeições, leva ao aprendizado em lidar com elas.
Ao mesmo tempo, não existe (pelo menos não foi mostrado) um Ken 100% Estereotipado, do mesmo jeito que não existe uma Barbie 100% Praia. Desse modo, Barbie e Ken de Robbie e Gosling são "forçados" a ficarem juntos. Talvez isso seja um dos motivos pelo qual Barbie passa a ter crises de identidade.
A ideia era que a cor contrastasse com os rosas bem marcantes das outras roupas que a Barbie usou ao longo do filme. "Queríamos um amarelo suave e que tivesse menos pop. Então, estampamos esse amarelo em seda branca e, por causa do corte, fica certinho no corpo", explicou.
Segundo ela, a boneca não tem um final feliz, já que é uma ideia, não uma pessoa em carne e osso. Após uma conversa emocionante com sua criadora, Barbie decide se tornar humana, para "deixar de ser uma ideia, e sim para começar a criá-las".
Olhar para os próprios erros, mudar a rota, confiar nas parcerias… A marca que protagonizou a maior bilheteria do cinema de 2023 tem muito a ensinar. Barbie tem muito a ensinar a executivos de todas as áreas.
A grande ironia por trás da indicação de Gosling é que seu personagem, Ken, prefere viver no mundo real justamente porque lá os homens são mil vezes mais valorizados do que no mundo perfeito de Barbie, onde as mulheres reinam.
É possível ver seu estilo nesse filme, pois ela fala sobre como é crescer sendo mulher. E é realmente uma história sobre crescer e aprender a lidar com essas coisas, porque a Barbie está realmente aprendendo que essas coisas existem no mundo real, assim como o Ken.
No mais, a principal crítica que se pode fazer a “Barbie” é a de que se trata de um filme com evidentes fins propagandísticos, mas totalmente descompromissado com o feminismo que apregoa.
Enfim, o filme mostra que a vida não é perfeita e nós também não somos. Assim como a Barbie também possui suas imperfeições, sejam elas estéticas ou não.
Barbie é um filme que mistura atores de carne e osso com cenários que remetem ao mundo de fantasia da boneca. São montagens que usam e abusam de elementos quase em “2D”, em que a profundidade de campo dá lugar a elementos super coloridos.
Trata-se de uma gíria de origem creole que significa “charme” e “poder pessoal” e é usada pelo especialista como sinônimo da boa disposição e da autoestima que permitem lidar bem com adversidades.
Enquanto Barbie está fora, Ken disponibiliza seu quarto na icônica DreamHouse de Malibu no Airbnb e traz de volta o mundo rosa da Barbie, atendendo aos pedidos dos fãs.
Dojo ou Dojô (japonês: 道場 Hepburn: Dōjō, lit. “Local do caminho”) é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Muito mais do que uma simples área, o dojô deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes.