Uma crise dolorosa na anemia falciforme ocorre quando algumas partes do corpo não estão recebendo oxigênio suficiente. Os sinais e sintomas de uma crise dolorosa incluem: Dor na barriga, nas costas ou nos ossos longos dos braços e das pernas. Febre.
Embora a anemia possa causar sintomas como fadiga, fraqueza e falta de ar, nem todos os sintomas que você mencionou estão diretamente relacionados a essa condição. Dores nas costas podem ter várias causas, incluindo problemas musculares, lesões ou condições como hérnia de disco.
A anemia falciforme é mais comum em indivíduos negros. Como manifestações da anemia falciforme, podemos citar dores no corpo, em especial ossos e articulações, devido à obstrução dos vasos; inchaço em mãos e pés; e surgimento de feridas na pele.
Os sintomas geralmente começam depois de alguns meses de idade. Mais comumente, pessoas com anemia falciforme têm episódios de dor (também conhecida como “crise de falcização”). A dor é geralmente nos ossos das costas, do peito, da barriga, dos braços ou das pernas. Pode ser leve ou intensa e durar de horas a dias.
– Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo.
Os pacientes costumam sentir, antes de qualquer outro sinal, uma dor lombar, sintoma bastante genérico, que pode ser resultado de uma noite dormida em posição não tão confortável, um treino pesado demais na academia ou tantos outros fatores do dia a dia.
Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias ou eritrócitos, têm a nobre função de transportar oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Daí que, com pouca hemoglobina, todo o organismo fica deficitário, embora o sofrimento seja mais pronunciado para músculos, coração e sistema nervoso central.
Os principais sinais e sintomas são: cansaço generalizado, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito “paradas”).
Essa perda de sangue desencadeia a perda das mesmas substâncias importantes para produção dos glóbulos vermelhos. Sendo assim, pode causar anemia. Dessa maneira, os pacientes com anemia devem se atentar a sintomas diversos, como náuseas, dores abdominais, dor torácica, constipação e diarreia.
Esse tipo de anemia ocorre porque não conseguimos “mobilizar” nossos estoques de ferro disponibilizando ele no sangue. Além disso, a absorção e reciclagem do ferro em nosso organismo também é prejudicada.
A sua origem pode ser nervosa, articular, muscular ou estar relacionada à má postura de quem trabalha sentado ou fica em pé por muito tempo, ao sedentarismo, maus hábitos posturais, prática de atividade física sem orientação correta, e até a doenças ou problemas que afetam órgãos como rins, aparelho reprodutor, pulmões ...
Se o mieloma enfraquecer os ossos da coluna vertebral, eles podem fraturar e pressionar os nervos espinhais. Essa condição denominada compressão da medula espinhal pode causar dor súbita intensa, dormência ou fraqueza muscular. É considerada uma emergência médica e um médico deve ser imediatamente contatado.
Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para as células do organismo. "Quando há diminuição desses glóbulos, o indivíduo está anêmico, o que leva ao cansaço extremo e também é comum que ele se sinta mais frio do que o normal.
Sendo assim, quando o nível de hemoglobina está abaixo de 8 g/100 ml, a anemia deve ser tratada com bastante rapidez. Na verdade, pode ter consequências importantes. Na maioria das vezes, uma transfusão de sangue é considerada.
A anemia pode ser classificada em leve, moderada ou grave de acordo com a hemoglobina: Leve: hemoglobina > 10 g/dL; Moderada: hemoglobina entre 7 e 10 g/dL; Grave: hemoglobina < 7 g/dL.
Os glóbulos vermelhos se tornam deformados e rígidos e são capturados e destruídos no baço. Em geral, não é necessário tratamento, mas a anemia grave pode exigir remoção do baço. Essa doença pode causar cálculos biliares. Os glóbulos vermelhos assumem um formato oval ou elíptico em vez do formato de disco normal.
Palpitações, cansaço, falta de ar, fadiga, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho), dor no peito, dor de cabeça, irritabilidade, falta de concentração, tontura, unhas quebradiças e queda de cabelo são sinais e sintomas comuns da anemia, de acordo com a Dra.
A anemia traz os seguintes efeitos adversos: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal².
Leucemias e linfomas: esses são cânceres que afetam a medula óssea de onde vêm todas as células sanguíneas. Nesses casos o processo do corpo para produzir glóbulos vermelhos é prejudicado, causando anemia. Cânceres gastrointestinais: esses, como câncer de estômago ou cólon e reto, geralmente causam sangramentos.
O câncer de rim em estágios posteriores, por exemplo, geralmente se torna aparente com dor nas costas e nas laterais (onde os rins estão localizados) que é contínua e não é resolvida com métodos tradicionais. O mesmo vale para algo como um linfoma, se se espalhar para os rins.
Com leucemia, os pacientes com câncer costumam sentir dores nos quadris, nas pernas e no esterno. Depois que a dor nos ossos começa, você também pode sentir dores nas articulações e inchaço nas grandes articulações, como ombros e quadris.
O aumento de gânglios no torax pode causar tosse, dor torácica ou falta de ar; no abdomen podem causar desconforto ou dor e alterações do trãnsito intestinal ou urinário. Dor nas costas, particularmente na região lumbar; dor tipo ciática.