Os animais são seres sencientes capazes de experimentar sentimentos e sensações. Tigres, porcos, golfinhos, pássaros e elefantes – todos sentem prazer e dor. Todo animal pode se sentir feliz e alegre ou magoado e angustiado.
Cães. Os cães são conhecidos por sua inteligência emocional e social, que se manifesta em sua estreita relação com os humanos e fazem deles dos animais mais inteligentes de todos. Eles são capazes de entender as emoções humanas, interpretar sinais de linguagem corporal e até mesmo seguir comandos verbais simples.
O cavalo é um ser vivo que causa o fascínio da grande maioria das pessoas. Ele é um animal dos mais sensitivos do planeta, sendo capaz de sentir uma mão ou uma perna trêmula, um estado de irritação do cavaleiro ou amazona.
Os animais são seres sencientes capazes de experimentar sentimentos e sensações. Tigres, porcos, golfinhos, pássaros e elefantes – todos sentem prazer e dor. Todo animal pode se sentir feliz e alegre ou magoado e angustiado.
Esse “sexto sentido” pode estar presente em cobras e outros lagartos, que antes eram considerados incapazes de ouvir ou se comunicar de maneira eficaz.
Pássaros e répteis podem não se parecer com os humanos em muitos aspectos, mas choram lágrimas semelhantes. A composição das lágrimas humanas é bem conhecida. Mesmo assim, até agora havia muito pouca pesquisa sobre a composição e as estruturas das lágrimas em répteis, pássaros e outros mamíferos.
Isso mesmo. Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.
Quokka é conhecido como o animal mais feliz do mundo, da para notar na foto hahahahah. Ele é encontrado somente na Austrália, somente em poucos lugares ainda é possível ver.
O documento afirma que os seres humanos não são os únicos animais que possuem a capacidade de processar informações e experienciar sentimentos de forma consciente. Os mamíferos não humanos, aves e invertebrados foram os animais apresentados que possuem anatomia e fisiologia necessárias para gerar estado de consciência.
6. Eles têm sentimentos. Mesmo que cientistas ainda estejam desenvolvendo pesquisas sobre esse ponto, alguns estudos destacam que, sim, peixes são animais conscientes e têm sentimentos que variam de acordo com o ambiente em que vivem e as situações que experimentam.
Dentre os animais que mais se parecem com os humanos quando estão sorrindo ou chorando, estão os primatas. Chimpanzés, gorilas e orangotangos tem expressões e vocalizações quase humanas.
Ela afirma ainda que existem raças mais predispostas à ansiedade, como labradores, pastores de Shetland, dálmatas, golden retrievers e chihuahuas. A ansiedade de separação é muito comum entre os cães, pois muitas vezes o animal desenvolve um vínculo tão grande com o dono que acaba se tornando uma dependência.
De acordo com a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, os bichos realmente não vertem lágrimas quando querem manifestar seus sentimentos. "Os animais sentem emoções como medo, ansiedade e dor, mas se expressam de maneira diferente de nós, seres humanos", diz.
Mas, quando o assunto são os órgãos dos sentidos, nós perdemos de lavada para nossos pets: os gatos e cachorros têm os cinco sentidos muito mais aguçados que os nossos. É essencial, então, que os donos e donas tenham isso em mente para cuidar bem da saúde dos pets.
São eles os sistemas tátil, auditivo, visual, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular. O sistema tátil é responsável pela percepção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos. Essas sensações são percebidas por terminações nervosas existentes na pele e interpretadas pelo cérebro.