O que a grande maioria não sabe é que o nome “Barbie”, na verdade, vem de Bárbara Millicent Roberts, filha de Ruth Marianna Handler, criadora da boneca.
Biografia fictícia. O nome completo da Barbie é Barbara Millicent Roberts. Em uma série de romances publicados pela Random House na década de 1960, os nomes de seus pais são George e Margaret Roberts, da cidade fictícia de Willows, Wisconsin.
4 Sapatos fáceis de fazer para Boneca Barbie - DIY Miniatura
O que significa ser chamada de Barbie?
A letra da música descreve uma relação afetuosa e cheia de admiração, onde a figura feminina é tratada com amor e carinho, sendo comparada a uma 'barbiezinha', uma referência à boneca Barbie, símbolo de beleza e perfeição estética.
Barbie tem esse nome por causa de Bárbara Handler, a filha de Ruth. Após o lançamento da boneca, o brinquedo tornou-se uma febre e vendeu cerca de 300 mil unidades apenas no seu primeiro ano, o que fez com que a Mattel resolvesse lançar outro brinquedo.
Hoje é aniversário da boneca mais icônica do planeta: Barbie faz 65 anos. Ao longo das mais de seis décadas de existência, ela já passou por altos e baixos, amada por muitos e criticada por poucos, mas sempre acompanhando as mudanças globais.
A Barbie celebra 65 anos em 2024, e para comemorar a data, a Mattel anunciou uma homenagem global a oito mulheres, que são inspiração para as gerações futuras.
Quando começou a ser fabricado pela Estrela no Brasil, em 1984, Ken tinha um nome diferente, relembra o colecionador. Chamava-se Bob. O motivo da mudança foi o fato de "Ken" assemelhar-se muito à palavra do português “quem”.
Kenneth Sean Carson também conhecido como Ken é um boneco fabricado pela empresa Mattel, e introduzido em 11 de março do ano 1961 como o namorado da boneca Barbie.
A Barbie tem sido muito mais do que apenas uma boneca de brinquedo; ela representa a imaginação, a criatividade e a inspiração para milhões de crianças em todo o mundo. Seu nome completo, Barbara Millicent Roberts, é uma homenagem à sua criadora, Ruth Handler, e personifica a essência dessa figura lendária.
O nome Barbie é uma forma diminutiva do nome Bárbara, que tem origem no grego "barbaros" e significa "estrangeira" ou "não grega". Nos tempos antigos, os gregos utilizavam o termo "bárbaro" para se referir a pessoas que não falavam a língua grega.
“Barbie destaca que sem autocuidado e equilíbrio emocional, dificilmente se consegue enfrentar as adversidades da vida, uma vez que o reconhecimento das emoções e das imperfeições, leva ao aprendizado em lidar com elas.
Barbiecore é o nome dado ao estilo que se inspira na estética da boneca Barbie e tem conquistado o universo da moda atualmente. Tudo começou com o anúncio das gravações do filme Barbie, uma produção de Greta Gerwig estrelada por Margot Robbie e Ryan Gosling.
Ter todo mundo vendo a Barbie ir ao ginecologista normaliza a experiência. Ela solidifica o entendimento de que a saúde reprodutiva é parte da saúde geral.
Na parte final da produção, Barbie decide abandonar a Barbielândia e virar uma humana. A personagem entra numa sala e fala para a recepcionista: "Gostaria de ver seu ginecologista." Segundo a cineasta durante entrevista ao USA Today, essa fala vai muito além de uma simples piada - e é carregada de emoção.
A teoria segue assim: a Barbie de Margot Robbie só se apaixonaria pelo Ken estereotipado, mas o Ken de Gosling, apesar de ser "vendido" como a versão masculina estereotipada, diz que seu trabalho é apenas "praia" o que poderia sugerir que ele é o "Ken Praia" - definitivamente não é a o par perfeito de Margot Robbie.
Entre as diversas referências ao mundo real que aparecem no longa, está, como não poderia deixar de ser, a homenagem à criadora da boneca, Ruth Handler e à "verdadeira" Barbie, Barbara Handler, filha dela. A empresária Ruth Handler, que faleceu em 2002 aos 85 anos, foi co-fundadora e presidente da Mattel.
A inspiração para criar a letra surgiu depois que eles viram uma exposição sobre a cultura kitsch, e as bonecas Barbies eram uma das atrações. Símbolo de beleza, a Barbie sempre foi conhecida como uma representação da mulher loira, magra, siliconada e fútil.