INTRODUÇÃO: O jenipapo além de uma fruta comestível pode ser também usado para a obtenção de corante com uma coloração azul muito intensa, podendo também ser diluída e conseguir um tom mais claro de azul.
Uma mescla de calcário moído com algum mineral com cobre, Azurita ou Malaquita, que aquecido na temperatura de entre 800/900, tendo como resultado uma espécie de vidro azul opaco que era triturado e combinado com um agente espessante, como clara de ovo, para criar um verniz de larga duração.
A cor azul é abundante no céu e nas águas, mas não entre os organismos vivos. Em aves é resultado da forma como as penas filtram a luz branca e refletem luz azul, não pela presença de pigmento. Entre os minerais, pigmentos azuis muitas vezes contêm metais que podem ser tóxicos. Nas plantas, é uma cor ainda mais rara.
Para fazer corante roxo, pique as folhas do repolho, uma medida de de uma xícara, mais ou menos, e cozinhe com uma xícara de água, até obter um tom de roxo forte. Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho aos poucos até atingir o azul desejado.
Planta utilizada para tingir roupas na cor azul de forma natural: anil ou anileira
Como se faz o corante azul?
O corante azul pode ser obtido com o repolho roxo. Você só precisa cozinhar as folhas por cerca de 10 minutos em uma panela com uma quantidade de água que passa um dedinho do repolho. Depois é só coar e misturar cerca de meia colher de chá de bicarbonato no líquido.
Azul e tons neutros: O azul também combina bem com tons neutros como cinza, bege e preto. Essas combinações criam looks elegantes e sofisticados. Azul e cores complementares: Para criar um contraste visual, você pode combinar o azul com cores complementares, como laranja ou amarelo.
Mas porque é que a cor azul é tão rara? A resposta está ligada com a química e a física de como as cores são produzidas — e de como as vemos. Os seres humanos apenas detectam a cor azul porque cada um dos nossos olhos contém entre 6 a 7 milhões de células sensíveis à luz chamadas cones.
Esta cor particular não é notada pela sua utilização como pigmento. Tornou-se famosa pela sua utilização como corante têxtil. Foi originalmente extraído de uma planta chamada Indigofera tinctoria, que podia ser plantada em muitos lugares. A descoberta desta planta foi uma revolução no mundo do marketing têxtil.
O azul-claro é obtido misturando azul com branco. Apesar de ser uma versão mais pálida da cor azul, a cor está associada a vários significados de azul. Azul remete à tranquilidade, paz, mas também representa nobreza, realeza e frieza.
folhas de espinafre, beterraba, repolho roxo, pétalas, etc). É importante ressaltar que esses procedimentos podem ser utilizados de maneira associada, como é o caso de extração de pigmento da beterraba e do repolho roxo. A liquidificação, seguida de Cocção maximiza o processo de extração do pigmento.
O composto (princípio ativo) responsável pelo pigmento azul é ativado pelo calor, então é só bater o fruto (sem casca) com água ou leite, peneirar, ferver e usar em sua receita.
As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas recebem essa classificação porque não podem ser obtidas mediante a mistura de nenhuma outra cor.
Azul é uma das cores elementares, que na Teoria das Cores são chamadas de “primárias” ou “básicas” porque não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. Enquanto pigmentos, as cores primárias são azul, amarelo e vermelho.
Existe Flor Azul Natural? Sim, no entanto as flores azuis naturais são raras, sendo desejadas justamente por sua escassez e por isso seu valor é também mais elevado. Como uma alternativa mais acessível e de menor custo, as flores azuis mais populares no Brasil são as tingidas com uma tinta atóxica para plantas.
O que é a Cochonilha? A cochonilha é um inseto pertencente à família dos pulgões escamiformes, que se alimenta principalmente da seiva das plantas. Embora seja pequeno e pouco conhecido do público em geral, a cochonilha tem sido usada há séculos como fonte de corante natural.