Qual as consequências do não pagamento voluntário no prazo para pagamento no cumprimento de sentença?

Segundo o disposto nos arts. 520 , § 2º , e 523 , § 1º , ambos do CPC , não ocorrendo o pagamento voluntário no prazo de 15 dias, inclusive no cumprimento provisório da sentença, o débito será acrescido de multa de 10% e, também, de honorários de advogado em igual percentual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando não ocorre o pagamento voluntário por parte do executado qual o primeiro ato executório praticado?

523 do CPC). Transcorrido o prazo do art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se um novo prazo de 15 dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação ( CPC, art. 525).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais as consequências do não pagamento voluntário no prazo para pagamento no cumprimento de sentença?

Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não o efetue no prazo de quinze (15) dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que acontece se não pagar o cumprimento de sentença?

Além da incidência da multa e dos honorários advocatícios, o devedor fica sujeito à expedição de mandado de penhora e avaliação, de modo a possibilitar a concretização de atos expropriatórios para a satisfação do débito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Como deve proceder o credor frente à falta de cumprimento voluntário?

523, §§1º e 3º, CPC). Na ausência de pagamento voluntário, o devedor tem o prazo adicional de 15 dias para apresentar impugnação ao cumprimento de sentença, podendo garantir o Juízo através de depósito suficiente (art. 525, caput e § 6, CPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jota.info

Cumprimento de Sentença das obrigações pagar quantia: Intimação executado para pagamento em 15 dias

O que é responsável pelo inadimplemento voluntário?

O inadimplemento voluntário relativo ocorre quando o devedor não cumprir a obrigação conforme o tempo, lugar e forma convencionada ou determinada por lei, mas que ainda pode ser cumprida com proveito para o credor, incidindo em mora ao devedor, na forma do art. 394 do Código Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em intertemas.toledoprudente.edu.br

Qual o prazo para pagamento voluntário no cumprimento de sentença?

​Durante o prazo de 15 dias para a quitação voluntária da dívida (artigo 523 do Código de Processo Civil de 2015), o depósito feito pelo devedor só pode ser considerado efetivo pagamento – e não garantia do juízo para o oferecimento de impugnação – caso haja manifestação expressa do executado nesse sentido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que fazer quando o executado não tem como pagar?

Caso o devedor não faça o pagamento voluntariamente, o juiz pode ordenar a penhora de bens. Neste caso, um oficial de justiça executa essa ordem, e o bem localizado é leiloado para quitar a dívida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em spcbrasil.org.br

O que acontece se não cumprir sentença judicial?

Arresto e Sequestro. Para evitar o descumprimento de uma decisão, tem-se a possibilidade de se buscar previamente o arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem, dentre outras medidas, conforme dispõe o CPC/15: Art. 301.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Tem multa no cumprimento de sentença?

Multa de 10% no cumprimento de sentença exige intempestividade ou efetiva resistência do devedor. A multa de 10% prevista no parágrafo 1º do artigo 523 do Código de Processo Civil está condicionada à intempestividade do pagamento ou à resistência manifestada na fase de cumprimento de sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece quando o executado não se manifesta?

AUSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO DO EXECUTADO.

879 , § 2º , da CLT e quedando-se inerte o executado na oportunidade que lhe foi concedida (intimação para manifestação acerca dos cálculos apresentados), configura-se a preclusão da oportunidade processual para sua insurgência quanto à conta apresentada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como se conta o prazo para pagamento voluntário?

Por possuir natureza processual, o prazo de 15 dias para pagamento voluntário de dívida, no cumprimento de sentença, deve ser contado em dias úteis. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao analisar a natureza do prazo previsto no artigo 523 do Código de Processo Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Como ocorre a intimação do executado para pagamento voluntário?

"O devedor será intimado para cumprir a sentença pelo Diário da Justiça, na pessoa de seu advogado constituído nos autos ( CPC , art. 513 , § 2º , I )". Não comprovada a intimação do devedor para o cumprimento voluntário da obrigação de pagar, deve ser reconhecida a nulidade dos atos processuais subsequentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais os efeitos caso o executado não efetue o pagamento?

§ 3º Se o executado não pagar ou se a justificativa apresentada não for aceita, o juiz, além de mandar protestar o pronunciamento judicial na forma do § 1º, decretar-lhe-á a prisão pelo prazo de 1 (um) a 3 (três) meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece se o executado não pagar a dívida em 3 dias?

Caso não pague a dívida, o exequente/credor poderá requerer a penhora de bens do devedor. A penhora é um ato processual, pelo qual fica estabelecido que determinado bem do devedor irá assegurar o pagamento da dívida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em joaodomingosadv.com

Qual o prazo para cumprimento voluntário da sentença?

O prazo para cumprimento voluntário de sentença é de 15 (quinze) dias: Conforme se extrai do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer se o réu não cumpre a sentença?

Diante de uma sentença que não é cumprida, então, o primeiro passo é procurar o defensor ou defensora responsável pelo seu caso. Ou ir direto à Vara onde o processo tramitou e você ganhou a decisão a seu favor. Mas atenção! Nem sempre será uma Vara da Fazenda Pública.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.ce.def.br

O que pode suspender o cumprimento de sentença?

Excepcionalmente, a requerimento do executado, o juiz poderá atribuir efeito suspensivo quando, garantido o Juízo, seus fundamentos sejam relevantes e o prosseguimento da execução for manifestamente suscetível de causar ao executado grave dano de difícil ou incerta reparação (art. 525 , § 6º , do CPC/2015 ).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece quando o réu não tem dinheiro para pagar?

O não pagamento da dívida pode levar ao registro do devedor em cadastros de inadimplentes, o que pode afetar sua capacidade de obter crédito no futuro. Por isso, uma dívida judicial poderá constar no Serasa e Boa Vista e atrapalhar o mesmo a ter acesso a crédito em bancos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que ocorre se o executado não pagar ou indicar bens a penhora?

Caso não sejam encontrados bens penhoráveis do executado, o mesmo deverá ser intimado a indicá-los no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de multa de até 20% sobre o valor da causa, caso sejam localizados posteriormente bens penhoráveis omitidos pelo executado, art. 774 inciso V e artigo 774 § único do NCPC. Art. 774.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando o executado não tem bens para penhorar?

Quando não encontrar bens penhoráveis, independentemente de determinação judicial expressa, o oficial de justiça descreverá na certidão os bens que guarnecem a residência ou o estabelecimento do executado, quando este for pessoa jurídica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Quais procedimentos devem ser tomados caso não haja o pagamento voluntário dentro desse prazo citado no art 523 do CPC?

"Art. 525. Transcorrido o prazo previsto no art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que fazer quando o executado não paga?

Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça. A verdade é que os credores têm o direito de receber, e mesmo que você conteste os valores, o máximo que vai conseguir é prorrogar os prazos, o que pode deixar a dívida ainda mais alta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gruporecovery.com

Qual o prazo para pagamento na execução de título judicial ou cumprimento de sentença?

Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br