A Honda deu início a produção do Elevate, na Índia. Tratado por lá como o substituto do WR-V, o novo SUV compacto da marca japonesa usa a mesma base do City. Apresentado em junho, teve a data de lançamento confirmada para setembro.
A Honda decidiu não atualizar seus antigos motores 1.5 é 1.8 aspirados para o Proconve L7, normas de emissões e ruídos que entrou em vigor no fim de 2021. A lei impede a comercialização do carro no Brasil, mas não a sua fabricação. O que a Honda fez foi investir em uma nova geração de motores aspirados.
O lançamento nacional é aguardado para a segunda metade de 2025 e toda produção será concentrada na fábrica de Itirapina (SP). O WR-V será o primeiro fruto do investimento de R$ 4,2 bilhões que a Honda confirmou que aplicará no Brasil de 2024 até 2030.
Além de oferecer 3 anos de garantia de fábrica e assistência 24 horas, o novo WR-V possui ótimo custo-benefício, sendo eleito o Melhor Valor de Revenda 2020 categoria SUV compacto pela Revista Quatro Rodas em parceria com a Kelley Blue Brook.
Uma curiosidade é que esse Elevate, apesar de ser claramente um modelo pensado para mercados em desenvolvimento, é oferecido pela Honda no Japão. Lá ele se chama WR-V e, veja só, é o SUV mais barato da marca.
Enquanto o preço sugerido do Honda ZR-V Touring no Brasil é mantido em R$ 214.500 desde o lançamento, há concessionárias vendendo o modelo por R$ 179.990. É um desconto representativo de R$ 34.510 ou 16%. É o caso das concessionárias Sampa Motors, de São Paulo (SP), para carros com cores sólidas.
Porém, foi o último sopro de vida do Honda WR-V. O carro deixou de ser produzido em 2022. Uma nova geração do modelo, baseada no asiático Elevade, já está em desenvolvimento no Brasil sobre a plataforma do novo City.
O HR-V japonês mede 4.330 mm de comprimento, 1.590 mm de altura, 1.790 mm de largura e com um entre-eixos de 2.610 mm. Já o WR-V tem 4.325 mm de comprimento, 1.650 mm de altura, 1.790 mm de largura e 2.650 mm de entre-eixos.
A partir de R$ 352.900,00* i* Preço público sugerido em reais, com frete incluso, com base no Distrito Federal, podendo variar de acordo com a tributação e alíquotas especificas de cada Estado(consulte uma concessionária para mais informações).
A Honda deu início a produção do Elevate, na Índia. Tratado por lá como o substituto do WR-V, o novo SUV compacto da marca japonesa usa a mesma base do City. Apresentado em junho, teve a data de lançamento confirmada para setembro.
Entre os defeitos e problemas relatados pelos donos do Honda WR-V, o nível de ruído interno é o mais recorrente. Um barulho no painel, às vezes do lado esquerdo e noutros, do lado direito, geram diversas queixas, inclusive com estas sendo divulgadas em sites de reclamação.
Depois de aproximadamente três anos à venda no mercado internacional sem grandes alterações, a atual geração do Honda HR-V acaba de chegar à linha 2025 com novidades.
Nós sabemos que o ZR-V é maior, tem outro tipo de público e que vem importado, diferentemente do HR-V, nacional e fabricado em Itirapina (SP). Mas preciso dizer: o HR-V Touring é MUITO bom. Na realidade eu já havia afirmado isso na época de lançamento das versões turbo do modelo, lá no final de 2022.
Vindo a 80 km/h, o ZR-V precisou de 26,8 m para parar, contra 26,9 m percorridos pelo Jeep. No consumo, quem se saiu melhor foi o Honda ZR-V, com médias de 10,9 km/l, na cidade, e 14 km/l, na estrada, enquanto o Compass obteve 9,3 km/l e 13 km/l, respectivamente.
O consumo divulgado para o novo WR-V é de 15,3 km/l na versão com câmbio manual e de até 16,9 km/l com transmissão automática CVT AT. No caso da Autocar India, o consumo do WR-V também foi elogiado, mas o SUV fica um pouco atrás dos rivais com motor turbo.
Os modelos fabricados pela Honda no Brasil em 2024: Hr-v, Cr-v, City, Civic, Zr-v e Accord. Os preços variam de R$ 107.474,00 a R$ 415.252,00. O modelo mais barato é o City que varia de R$ 107.474,00 ...
O WR-V vai voltar ao Brasil, mas bem diferente do crossover derivado do Fit que não fez o sucesso esperado por aqui e saiu de linha em 2022. Agora, o modelo será um SUV compacto posicionado abaixo do HR-V, mas com porte semelhante.
A Honda deixou milhares de viúvas do FIT, quando encerrou a produção desse hatch no Brasil. Eles vivem questionando quando voltará a fabricá-lo. O que não perceberam é que o FIT voltou a ser produzido, mas com outro nome, ele agora se chama City Hatch.
Essa combinação fez com que o WR-V alcançasse nota máxima “A” na categoria utilitário esportivo compacto nos testes de consumo do INMETRO. Assim, o modelo faz, com etanol, 8,2 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada.