Quando o homem é atingido pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, a mesma da gonorreia, chamamos a doença de uretrite gonocócica. Neste caso, há chances de desenvolver, além da coceira na uretra, também a gonorreia, uma IST.
Herpes genital: o principal sintoma é pele avermelhada e com pequenas bolinhas na glande do pênis ou na parte externa da vagina, que normalmente se rompem. Não possui cura e costuma se manifestar quando a imunidade está baixa. Causa dor, ardência e coceira.
DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia. Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.
Nos homens, quando a causa for gonorreia ou clamídia, normalmente se vê uma secreção da uretra. A secreção é frequentemente verde-amarelada e espessa quando o micro-organismo, denominado gonococo, está envolvido, e pode ser clara e mais líquida quando outros organismos estão envolvidos.
Coceira na uretra: entenda o que pode estar acontecendo | Dr. Paulo Egydio
O que causa coceira na uretra?
A mais lembrada é a infecção urinária. O que pouca gente sabe é que existem três tipos da doença, que recebem nomes diferentes dependendo da região do corpo que é atingida: cistite (bexiga), pielonefrite (rins) e uretrite, que afeta a uretra e causa a coceira.
Quais são os sintomas do HPV no homem? Os sintomas do HPV no homem são divididos em grupos de baixo risco e alto risco para lesões cancerosas. Veja: Baixo risco para lesões cancerosas: surgimento de verrugas (condilomas) que podem acometer todo o pênis, canal da uretra, bolsa escrotal, região do períneo e o ânus.
Uretrite ou infecção na uretra, que pode ser viral ou bacteriana: doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HPV, clamídia e gonorreia, costumam desencadear esse quadro. Cistite ou inflamação da bexiga, provocada por bactérias e fungos. Pedra na bexiga. Pedra nos rins.
A uretrite gonocócica causa muito desconforto uretral, com dor, ardor, urgência urinária e secreção abundante, esverdeada enquanto as demais uretrites possuem sintomas mais fracos. Mas é comum, a pessoa sentir um mistura de dor para urinar e coceira depois de urinar.
A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.
Algumas DSTs, como herpes genital, HIV e sífilis podem se manifestar em forma de erupções cutâneas, inchaços, verrugas ou feridas abertas que podem tornar a doença insuportável devido à necessidade constante de coceira e também pela dor causada.
Consiste em um dos tipos mais frequentes de uretrite masculina do qual o sintoma mais precoce é uma sensação de coceira na fossa navicular que vai se estendendo para toda a uretra.
Clamídia. É a doença sexualmente transmissível mais comum do mundo, apesar da maioria dos pacientes permanecerem sem sintomas. As mulheres costumam manifestar corrimento vaginal, coceira, dor durante o sexo, sangramento vaginal e dor ao urinar.
– Tricomoníase: os sintomas são, principalmente, corrimento amarelo-esverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos órgãos sexuais.
Alguns dos sinais típicos de uma infecção urinária, como dor ao urinar, vontade frequente de fazer xixi e alteração na cor ou cheiro da urina também podem surgir em caso de ISTs, as infecções sexualmente transmissíveis.
As uretrites gonocócicas são causadas pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, causadora da gonorreia. Essa doença é mais prevalente em homens, pois o canal da uretra é o mesmo para a eliminação da urina e do sêmen durante a ejaculação, portanto a contaminação é mais fácil.
Como tratar: o ideal é manter a região sempre bem lavada para evitar a irritação da pele, dando preferência para a água fria. Além disso, remédios caseiros, como aplicar uma compressa mergulhada em chá de camomila fria, também podem aliviar os sintomas.
A uretrite é uma inflamação ou infecção da uretra com consequente surgimento de secreção e sintomas. Esta inflamação pode ser: de causa bacteriana (gonococo, clamídia, E. Coli); de causa química (por exemplo, espermicida usado durante as relações); e de causa traumática (cirurgias, corpo estranho).
O principal sintoma de HPV é a presença de verrugas irregulares de tamanhos variáveis na região genital do homem e da mulher, que também podem aparecer na boca ou na garganta. Eventualmente, o paciente ainda pode sentir coceira e ardência no local.
As uretrites têm diversas causas e podem ser provocadas por fungos, vírus ou bactérias, a maioria relacionada a germes transmissíveis por relação sexual sem proteção. A bactéria da gonorreia e a da clamídia são as mais comuns entre as causadoras de inflamação na uretra.
Clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes do planeta, mas muitas vezes é confundida com a candidíase. Muitas mulheres confundem clamídia com candidíase, apesar da clamídia ser assintomática em 70% dos casos. A confusão aparece nos casos em que há queimação ao urinar e dor durante o sexo.
Cistoscopia e ultrassonografia dos rins e da bexiga podem auxiliar a detectar bezoares e obstrução. Considera-se a possibilidade de candidíase renal em pacientes com candidúria, passagem de bolas de fungos ou fatores de risco, particularmente com febre.