DST prováveis: Tricomoníase, gonorreia, clamídia. Sintomas: Corrimento pelo canal de onde sai a urina, que pode ser amarelo purulento ou mais claro - às vezes, com cheiro ruim, além de poder apresentar coceira e sintomas urinários, como dor ao urinar e vontade de urinar constante.
A uretrite é uma inflamação ou infecção da uretra com consequente surgimento de secreção e sintomas. Esta inflamação pode ser: de causa bacteriana (gonococo, clamídia, E. Coli); de causa química (por exemplo, espermicida usado durante as relações); e de causa traumática (cirurgias, corpo estranho).
Tanto nos homens como nas mulheres, normalmente há dor ao urinar e uma necessidade frequente e urgente de urinar. Algumas pessoas não apresentam sintomas. Nos homens, quando a causa for gonorreia ou clamídia, normalmente se vê uma secreção da uretra.
A uretrite não é uma IST, mas pode ser causada por agentes transmitidos via contato sexual (vaginal, anal e oral). Os mesmos agentes que causam a infecção da uretra podem acometer a faringe e o ânus, por exemplo, assim como outros órgãos, mas, nesse caso, a infecção não é considerada uma uretrite.
Quanto tempo depois da relação aparece a uretrite?
Quanto tempo demora para aparecerem os sintomas? Pode demorar até 21 dias depois do contato sexual com a pessoa infectada. Após 1 a 3 dias, a pessoa pode ter queixa de ardência ao urinar, seguida por corrimento.
As causas da uretrite são diversas, e estão relacionada principalmente a bactérias. A infecção é geralmente transmitida durante o ato sexual, embora também possa ter relação com o uso de sonda vesical. Existem dois tipos comuns de uretrite.
Testes laboratoriais, como o hemograma completo, exame de urina e rastreio para ISTs identificam a bactéria. Exames complementares, como a cistoscopia, avaliação endoscópica das vias urinárias baixas (uretra e bexiga) e ultrassonografia pélvica, podem ainda ser necessários para confirmar o diagnóstico.
A gonorreia (também chamada de uretrite) se caracteriza por ardência ao urinar (a urina sai queimando e incomoda muito) e secreção no canal da urina de coloração amarelada, que pode manchar a cueca. Esses sintomas geralmente aparecem de 5 a 7 dias depois da relação sexual sem proteção.
Sensação de queimação ou desconforto na região genital; Vermelhidão na região em torno da uretra; Surgimento de ínguas na virilha; Bolhas e feridas na região genital, em alguns casos.
O regime antibiótico preferido para as infecções não-gonocócicas é doxiciclina 100 mg por via oral duas vezes por dia durante sete dias. Uma alternativa de tratamento da uretrite não-gonocócica é a azitromicina 1g por via oral em dose única ou 500 mg no primeiro dia seguido de 250 mg/dia por mais 4 dias.
O tratamento de escolha é feito com metronidazol 2 g, dose única [2,7]. Podem ser utilizados outros esquemas como: metronidazol 500 mg, de 12/12 h, por 7 dias, OU clindamicina 300 mg, 12/12 h, por 7 dias, OU tinidazol 500 mg, 4 comprimidos, dose única [1,14,15].
Uretrite é a inflamação ou infecção da uretra, ducto que transporta a urina para fora do corpo e, nos homens, também o sêmen. Na maioria dos casos surge como consequência de infecções sexualmente transmissíveis (IST), principalmente gonorreia ou clamídia, afetando homens e mulheres.
Os sintomas de algumas ISTs podem ser facilmente confundidos com uma infecção urinária. Aprenda a diferenciar. Dor ao urinar, vontade frequente de fazer xixi e alteração na cor ou no cheiro da urina também podem ser sintomas de infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs.
Como é feito o diagnóstico da Uretrite Não Gonocócica? Junto à avaliação clínica realizada pelo médico, o diagnóstico da uretrite não gonocócica se baseia em exames laboratoriais, como testes para infecções sexualmente transmissíveis (IST) e análise de urina.
Como os sintomas da uretrite podem ser ainda confundidos com os manifestados por outras condições – cistite aguda, pielonefrite aguda, vulvovaginite bacteriana, cervicite, prostatite e tricomoníase –, por exemplo, é importante procurar um especialista se for observada a presença de algum deles, isoladamente ou em ...
Nas meninas, a área genital (vulva) pode ficar irritada, vermelha e inchada e elas podem apresentar secreção pela vagina. Se a uretra estiver infectada, as crianças, principalmente os meninos, podem ter dor ao urinar.
Outro agente responsável por uretrites é a Chlamydia trachomatis, bactéria intracelular de grande poder infectante. Os sintomas da gonorreia são agressivos o que facilita o diagnóstico precoce e antecipa o início do tratamento. Já a infecção pela clamídia pode ser silenciosa.
Os testes rápidos para DST são indicados para o diagnóstico do HIV/Aids, hepatite C e sífilis. São realizados a partir de uma amostra de saliva ou gota de sangue. O resultado do teste rápido para DST sai em cerca de 30 minutos.
O corrimento uretral em homens é geralmente causado por uma infecção bacteriana, viral ou fúngica. As ISTs mais comuns associadas ao corrimento uretral incluem a clamídia, gonorreia e tricomoníase. Outras causas incluem infecções do trato urinário, prostatite, trauma na uretra e alergias.
Depende do tipo de bactéria responsável pela uretrite, mas, no geral, caso o tratamento seja efetivo, em 1 a 2 semanas há resolução dos sintomas. Se persistirem, deve-se prosseguir a investigação. Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.