São borboletas migratórias de vida longa, sendo a borboleta Monarca mundialmente famosa por suas migrações anuais em massa entre o Canadá e a região central do México.
A borboleta migrante mais famosa é a borboleta-monarca, Danaus plexippus, que migra de vastas áreas da América do Norte para passar o inverno aos milhões no México e, em menos quantidade, na Califórnia.
Cientificamente conhecida como Troides aeacus, a borboleta asa-de-pássaro dourada é originária do sul da Ásia e foi apelidada como “uma das borboletas mais bonitas do mundo”. Quando a borboleta abre suas asas, tem cerca de 10 a 15 centímetros de largura.
🇧🇷 A Borboleta-pavão-escarlate (Anartia amathea) é uma das borboletas mais comuns do Brasil. Esta espécie pode ser encontrada tanto em florestas primárias quanto secundárias, ao longo das margens dos rios, brejos e em campos e clareiras, em altitudes de até 1.600 metros.
Uma das borboletas mais belas e raras do mundo, a borboleta 88, cujo nome científico é Diaethria clymena, foi fotografada no Parque Natural Municipal Córrego da Luz, na região serrana de Casimiro de Abreu.
As 10 Borboletas Mais RARAS, LINDAS e INCRÍVEIS do Mundo Que Vão Te Surpreender
Qual é a borboleta mais cara?
O preço dos animais varia entre US$ 2 e US$ 3.850. Borboletas da espécie Ornithoptera allottei foram os insetos mais caros encontrados à venda na internet. A Papilio chikae, outra borboleta rara e considerada em risco de extinção, também estava sendo comercializada ilegalmente.
Apesar de sua relativa obscuridade, a borboleta 88 não está ameaçada de extinção e é considerada uma espécie não rara, com envergadura média de 6 cm. Ativa durante o dia e preferindo climas quentes, esses insetos são frequentemente avistados em locais abertos e bem iluminados, adiciona o biólogo.
Sylphina Angel - Destaca-se por ter asas transparentes, o que lhe dá sempre a aparência diferente de onde está no momento. Vive no Peru, Equador e Bolívia. É uma das borboletas mais resistentes, conseguindo voar até 320 km em busca de alimento, principalmente na primavera, quando as flores ficam ricas em pólen.
Medindo 9,5 centímetro de envergadura, vive nas três Américas. Alimenta-se de folhas de maracujá e pólen. É a espécie que tem a vida mais longa, chega a atingir até seis meses de longevidade.
A subespécie brasileira é muito próxima da monarca da América do Norte, porém não migra. Quando o clima começa a esfriar, na época do inverno, milhares de borboletas monarcas migram para lugares mais quentes, em busca de alimentos.
Borboleta Monarca: A Borboleta Monarca é uma borboleta venenosa, cujo as suas toxinas são adquiridas ainda quando é uma lagarta, onde a mesma se alimenta de plantas venenosas. Esse fato faz com que alguns animais que seriam os seus predadores naturais, evitem come-la para não passar mal.
Represento aqui a Prepona narcissus, uma espécie majestosa de borboleta da Amazônia que tem na parte exterior de suas asas uma coloração azul metálica e vermelha e na parte do ventre um incrível laranja tropical.
Ornithoptera alexandrae é uma espécie de borboleta endêmica das florestas da Papua-Nova Guiné. É comumente descrita como sendo a maior espécie de borboleta do mundo, cujas fêmeas alcançam facilmente mais de 27 centímetros de envergadura.
Inofensiva e essencial à biodiversidade, a Ascalapha odorata tem má fama por supostamente trazer azar. O Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan possui dois exemplares de um inseto bastante peculiar: a mariposa-bruxa (Ascalapha odorata), que figura no imaginário popular como um sinal de morte e azar.
Os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva para a questão. Mas a maioria deles coloca as mariposas da família Esfingidae no topo da lista dos insetos rapidinhos.
Qual é o inseto que só vive 24 horas? efemerópteros Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.
A. serpa é uma das borboletas mais comuns de seu gênero e pode ser encontrada o ano todo. Planta hospedeira: Cecropia sp., Coussapoa microcarpa Essa espécie é muito parecida com A lycorias nos estágios juvenis.
Existem espécies de mariposas, inseto da mesma família das borboletas, que vivem apenas 24 horas ao atingir a fase adulta. Dentro deste período de tempo, o bichinho sai do casulo, copula, escolhe um lugar para colocar seu ovo e depois morre.
Na dura luta pela sobrevivência, as borboletas enfrentam uma multidão de predadores. São eles: as formigas, as aranhas, os louva-a-deus, as vespas, os sapos, os macacos, os lagartos, os ratos, os passarinhos, as lagartixas, os fungos e o homem, este seu pior predador.
A espécie Ornithoptera alexandrae, é considerada a maior borboleta do mundo. Natural das florestas de Papua-Nova Guiné, esta pequena gigante pode atingir mais de 30 centímetros de envergadura.
Descrição. As borboletas têm um par de olhos compostos. Cada olho tem até 17.000 mini olhos, cada um com sua própria lente, uma haste única e até três cones. Os olhos têm fotorreceptores para até nove tonalidades, uma das quais é o ultravioleta, portanto comprimentos de onda de luz de 254 a 600 nm.
A borboleta morfo azul, conhecida popularmente entre os brasileiros como borboleta capitão-do-mato, chama a atenção dos observadores por conta das suas amplas faixas verticais na coloração azul brilhante em todas as suas asas.
Conhecida como Maculinea alcon, a borboleta azul é classificada, desde 1983, como “espécie vulnerável” e, desde 1994, considerada em “perigo de extinção”, figurando inclusive no Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas (IUCN-The World Conservation Union).
Borboleta azul – é uma das mais famosas com um significado especial: ela faz referência à metamorfose ao longo da vida. Transformações físicas e relacionadas ao pessoal. Para muitos, é sinal de boa sorte.