Qual é a contribuição da teoria construtivista de Piaget para a educação?
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
Qual a contribuição do construtivismo para a educação?
O método construtivista traz a importância de ressignificar as práticas pedagógicas escolares para o desenvolvimento infantil e contribui para a aquisição de conhecimento da criança.
O método construtivista na educação é uma teoria que orienta as propostas educacionais nos seus variados âmbitos, funcionando como um fio condutor da organização dos espaços pedagógicos, das práticas e das atividades desenvolvidas nesses espaços.
Quais são as principais contribuições da teoria construtivista para a psicologia da educação?
O construtivismo contribui de forma bastante direta na educação da criança, pois propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, valorizando a pesquisa e a busca do conhecimento em grupo; contribui com o desenvolvimento do raciocínio, pois a criança busca respostas às suas indagações.
Por que se diz que Piaget defendia o construtivismo?
Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.
Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
O que é o construtivismo? De forma objetiva, o construtivismo diz respeito a metodologia de ensino baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento é adquirido através da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.
Qual o papel do professor no construtivismo de Piaget?
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
Como a teoria construtivista vê o processo de aprendizagem?
Em suma, o Construtivismo trabalha a perspectiva de que as pessoas constroem ou fazem ativamente o seu próprio conhecimento e que a sua fixação é determinada pelas experiências anteriores de aprendizagem. Isso significa que o aprendizado é algo único, pois as experiências são particulares a cada pessoa.
A teoria construtivista reza que sujeito e objeto não têm “experiência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem”
Uma sala de aula produtiva e construtivista, então, consiste em instruções ativas, centradas no aluno. Nessa sala de aula, o professor fornece ao aluno experiências que lhes permitem fazer hipóteses, prever, manipular objetos, fazer perguntas, pesquisar, investigar, imaginar e inventar.
A metodologia de ensino construtivista tem, como principal objetivo, incentivar o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento lógico e da autonomia do indivíduo.
Qual é a contribuição mais significativa de Jean Piaget no campo da avaliação do desenvolvimento cognitivo?
A teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo enfatiza a adaptação como uma característica central e contínua ao longo da vida de um indivíduo. Para Piaget, a adaptação é uma interação ativa entre o organismo (a criança) e seu ambiente, facilitada por estruturas mentais denominadas esquemas.
Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento. Palavras-chave: aprendizagem, construção do conhecimento, teoria piagetiana.
Piaget desenvolveu sua teoria partindo da curiosidade a respeito do desenvolvimento da inteligência e iniciou seus estudos observando e analisando o comportamento de seus próprios filhos e crianças de sua comunidade.
Por meio dos materiais didáticos do Sistema Piaget, os estudantes aprendem a analisar informações de forma objetiva, a questionar preconceitos e a formar opiniões fundamentadas, preparando-se assim para um pensamento independente.
construtivismo, “[...] o conhecimento não tem sua gênese nem no sujeito, nem no objeto, mas resulta das interações estabelecidas entre o sujeito e objeto pela ação do sujeito. [...]” (COLLARES, 2003, p. 49). Piaget.
Qual a importância de Piaget no processo da educação?
A teoria de Piaget teve uma grande influência na maneira de pensar a educação, servindo de contraponto aos métodos do século XIX. Ele conseguiu demonstrar que as crianças têm um aprendizado limitado e, portanto, não podem ser instruídas sobre um conteúdo que não são capazes de assimilar.
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
223, 2012). Com base na teoria de Piaget, a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação.
A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.