Qual é a lei que protege o consumidor?

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Art. 1° O presente código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos arts. 5°, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituição Federal e art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual é o nome da lei que protege o consumidor?

Centro de Documentação e Informação Edições Câmara Brasília | 2010 Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispõe sobre a proteção do consumi- dor e dá outras providências, e legislação correlata. 1998, 1a edição; 2001, 2a edição; 2004, 3a edição; 2005, 4a edição; 2009, 5a edição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.camara.leg.br

O que diz a lei 8078 do Código do Consumidor?

O fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis em cada caso concreto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.aneel.gov.br

O que a lei do consumidor defende?

Suas normas objetivam regularizar as relações de consumo, protegendo o consumidor de prejuízos na aquisição de produtos e serviços. Desta forma, os consumidores com ciência de seus direitos, através de reclamações ou comprovação do não cumprimento do CDC, poderão acionar os órgãos de defesa (como o Procon e o Idec).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

Normas principais

Regulamenta a Lei no 10.962, de 11 de outubro de 2004, e a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

5 DIREITOS DO CONSUMIDOR QUE TODO MUNDO DEVE SABER

O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando o consumidor tem direito a levar o produto de graça?

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Como faço para acionar a defesa do consumidor?

Atendimento Telefônico – 151 (disponível para a Capital) Atendimento Eletrônico (consulta e reclamação)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quando o consumidor deve procurar o Procon?

PRAZOS PARA RECLAMAR

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quando o consumidor pode pedir o dinheiro de volta?

O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

O que diz o artigo 40 do Código do Consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?

51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que diz o artigo 101 do Código de Defesa do Consumidor?

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Quais são os crimes contra o consumidor?

Quais são os crimes mais recorrentes contra o consumidor?
  • PUBLICIDADE ENGANOSA (art. 37, § 1º do CDC). ...
  • PUBLICIDADE ABUSIVA (art. 37, § 2º, CDC). ...
  • COBRAR DÍVIDA DE MODO VEXATÓRIO (Art. 71 do CDC). ...
  • DEIXAR DE ENTREGAR GARANTIA (Art. 74 do CDC). ...
  • VENDA CASADA (Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os direitos mais violados do consumidor?

Entre os exemplos de desrespeito mais citados estão a dificuldade de cancelar um serviço e de devolver ou trocar um produto (19%), a cobrança indevida (17%) e a venda de produtos danificados (15%). Ao responderem como se sentem quando tem seus direitos de consumidor desrespeitados, 70% disseram ficar revoltados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quantos são os direitos básicos do consumidor?

São ao total 9 os direitos básicos do consumidor, eles funcionam como um programa de defesa ao consumidor e estão presentes no Art 6º do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em franzoni.adv.br

Quais os problemas que o Procon resolve?

Má qualidade, defeitos e falta de segurança de produtos (eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e etc). Cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança de serviços. Propaganda e venda enganosa ou não cumprimento de uma oferta. Instruções de uso imprecisas e em desacordo com as normas vigentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

O que diz o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor?

18, § 1º, do CDC, no caso de o vício de qualidade não ser sanado no prazo de 30 (trinta) dias, cabe ao consumidor, independentemente de justificativa, optar pela substituição do bem, pela restituição do preço, ou pelo abatimento proporcional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Precisa de advogado para acionar o Procon?

Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha adquirido um produto ou serviço de uma empresa pode recorrer ao Procon. Primeiramente, encontre o Procon estadual ou municipal da região onde reside. É possível abrir uma reclamação comparecendo a uma unidade presencialmente, ou pela internet ou telefone.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

O que acontece se a empresa não responder ao Procon?

Se o fornecedor do produto/serviço não responder a notificação ou simplesmente não comparecer a audiência, a mesma será multada e o processo será encaminhado para uma decisão de primeira instância administrativa, sendo o consumidor orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Quando acionar o Direito do consumidor?

Prazo para reclamar e acionar a garantia

Esse prazo varia de acordo com a natureza do defeito e o tipo de produto. Para produtos duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, o prazo é de 90 dias a partir da data da compra. Já para produtos não duráveis, como alimentos e produtos de higiene, o prazo é de 30 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como faço para abrir um processo no Procon?

Para o Atendimento Pessoal é preciso apresentar o RG do consumidor ou do seu representante legal, além de cópia da documentação relacionada ao caso. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal. Porém, é possível indicar um procurador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Qual o direito do consumidor na compra de um produto?

O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis. A contagem deste prazo tem início com a entrega efetiva do produto ou término da execução do serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.es.gov.br

Quantos dias antes do vencimento o produto pode ser vendido?

Quantos dias antes do vencimento pode vender um produto? Quantos dias antes do vencimento o produto pode ser vendido? De acordo com a Lei Nº 8.137/90, artigo 7º, inciso IX, os produtos só podem ser vendidos até um dia antes da data de vencimento. Mas a venda de produtos vencidos é expressamente proibida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre produto sem preço?

O que diz o código do consumidor quando o produto não tem preço? A lei 10.962/04 dispõe que havendo divergências de preços e não existindo no estabelecimento comercial equipamentos de leitura ótica de código de barra, o consumidor terá direito a pagar o MENOR PREÇO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br