Em Língua Portuguesa, Til ou Tilde (~) é um sinal gráfico utilizado para marcar uma característica sonora das vogais / Ã / e / Õ /, sugerindo a pronúncia nasalizada. Exemplos de palavras que utilizam o Til: anã coração.
Há dicionários que escrevem o som de ã como ã. Outros usam a letra escrita de cabeça para abaixo e põem o til por cima da letra. Há dicionários a dizer que ã é o e mudo nasalizado e assim escrevem a pronúcia: o símbolo "schwa" com o til.
O til não é um acento, mas apenas um sinal diacrítico, usado para indicar a nasalização da vogal. Quando, por meio do sufixo “-mente” ou de qualquer outro sufixo iniciado pela letra “z”, formar-se uma palavra derivada a partir de uma primitiva em que exista o til, este deverá ser mantido.
2. Nasais: por serem vogais em que o ar sai pela boca e pelas fossas nasais, são chamadas de vogais anasaladas. Exemplos: ã, e, i, õ, u (fã, bonde, dente, lindo, nunca).
Uma aproximação (símbolo: ≈ , às vezes é utilizado um til ˜) é uma representação inexata de alguma coisa, que apesar de tudo ainda é suficientemente próxima para ser usada.
O til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação; mas vale como acento quando recai sobre a sílaba tónica. Assim, escrevemos irmão, sabão, sacristão – palavras cuja sílaba tónica é ão. Se a sílaba tónica for outra, é obrigatório acentuá-la graficamente e colocar o til sobre a sílaba nasal átona.
Ø (ø) é uma vogal utilizada nas línguas dinamarquesa, feroesa e norueguesa. É uma ligadura tipográfica, combinando as letras o e e. Já existia em latim sob a forma œ, tendo evoluído para œ em francês, ø em dinamarquês e norueguês, e ö em sueco, islandês, estónio, finlandês, alemão, húngaro e turco.
Ã/ã é uma A latina com um til sobrescrito. Em português, representa uma vogal nasal, normalmente transcrita no AFI como /ɐ̃/. Como é um caractere tipicamente português, é usado às vezes como um símbolo da língua portuguesa, mas também é de uso no vietnamita, marcando assim um tom decrescente de A.
O acento circunflexo é o sinal de acentuação gráfica usado para marcar sílabas tônicas nas quais a vogal seja pronunciada com sonoridade fechada. O acento circunflexo pode ser usado acima das vogais a, e e o. O acento circunflexo é um sinal de acentuação gráfica indicado pelo símbolo ^.
O til é um sinal gráfico que indica nasalidade e deve ser acompanhado das vogais A e O. Atenção, campeões. O til normalmente dá a dica de que aquela sílaba é a mais forte da palavra: atenÇÃO, campeÕES.
Qual a diferença entre o acento agudo e o circunflexo? O acento agudo indica uma vogal tônica aberta. Já o acento circunflexo, uma vogal tônica fechada.