Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.
O FBI é considerado a maior agência policial do mundo. Em contrapartida, a CIA é o serviço de inteligência dos Estados Unidos, que tem a função de coletar informações de fontes humanas, avaliar possíveis ameaças à segurança nacional e informar o governo.
Atualmente, os 10 fugitivos mais procurados do FBI, segundo o site da instituição, são: Arnoldo Jimenez, Jason Derek Brown, Alexis Flores, Jose Rodolfo Villareal-Hernandez, Eugene Palmer, Rafael Caro-Quintero, Bhadreshkumar Chetanbhai Patel, Alejandro Rosales Castillo e Robert William Fisher.
De uma forma bem simples, a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense, cujo papel é coletar informações de fontes humanas, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional, além de informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas cabíveis.
Como titular da pasta, o secretário da Segurança Pública é a mais alta autoridade policial na escala hierárquica, estando subordinados a ele as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.
Uma recente simulação conduzida por inteligência artificial surpreendeu ao classificar o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Brasil como a força especial mais preparada do mundo, superando até mesmo a SWAT dos Estados Unidos.
Quais são as 5 melhores forças especiais do mundo?
Exemplos. Algumas das principais unidades de forças especiais ao redor do mundo são: Navy SEALs, DEVGRU, Boinas Verdes, Delta Force, Spetsnaz, Grupo Alpha, Vympel, GIGN, SAS, SBS, Sayeret Matkal, Shayetet 13, SASR, Força de Operações Especiais (FOE), DAE, KSK e o COT no Brasil.
Foragido desde 10 de outubro de 2020, quando saiu da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP) pela porta da frente, André de Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, é o criminoso mais procurado em São Paulo e no Brasil. Ele foi condenado a 15 anos e seis meses por tráfico internacional de drogas.
Comando. A Abin é chefiada por um diretor-geral, sediado em Brasília, ao qual se subordinam vinte e seis superintendências regionais, localizadas nos diversos estados da federação.
O Brasil testemunhou mais de 6,3 mil mortes por ação de policiais entre janeiro e dezembro de 2023, alcançando uma média de 17 casos por dia. Em valores absolutos, a Bahia foi o estado com maior letalidade policial: ao todo, foram 1701 mortes, o que equivale a mais de 26% do acumulado ao redor do país.
Na Bahia, a polícia é considerada a mais violenta do Brasil, ultrapassando o Rio de Janeiro pela primeira vez no histórico de dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Foram cerca 1,5 mil mortos em operações em 2022.
O Exército Fantasma era formado por atores, publicitários, artistas plásticos, locutores de rádio, engenheiros de som e outros profissionais de várias áreas do conhecimento. Essa foi a unidade de dissimulação mais famosa da história, mas não foi a única.