A Norma Regulamentadora NR 11, estabelecida pelo Ministério do Trabalho, tem como objetivo principal assegurar a integridade física dos trabalhadores envolvidos na operação de equipamentos de transporte, elevação e movimentação de cargas.
NR 11: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. O transporte de cargas, armazenamento e manuseio de materiais está presente no dia a dia de diversos trabalhadores.
Seu principal objetivo é exigir que a empresa garanta a saúde dos trabalhadores, por meio de normas de segurança, que possam evitar acidentes no ambiente de trabalho. Essa norma inclusive determina regras específicas para: operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
24.3.8 Nos estabelecimentos e frentes de trabalho com menos de 30 trabalhadores, devem ser asseguradas condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições, em local que atenda aos requisitos de limpeza, arejamento, iluminação e fornecimento de água potável.
#SextouComNR – Tudo sobre a NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais
O que a NR 21 exige?
Para que serve a norma 21? A NR 21 estabelece requisitos técnicos e medidas de controle que precisam ser seguidas sempre que qualquer atividade a céu aberto for parte da rotina de um funcionário, a fim de proteger os trabalhadores de acidentes de trabalho motivados por condições insalubres.
Caracterizada como Norma Especial pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a redação original da NR-23 estabelecia disposições relativas à proteção contra incêndio, a saídas para rápida retirada do pessoal em serviço, a equipamentos suficientes para combater o fogo no seu início e a pessoas adestradas (sic) ...
NR-35: tudo sobre a norma regulamentadora de trabalho em altura. A NR-35 define e regulamenta o trabalho em altura, aponta quem pode realizar essa atividade e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a atividade. A NR-35 estipula as exigências mínimas de proteção para o trabalho em altura.
A NR-33 é uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.
A Norma Regulamentadora Nº12 ou NR-12 é a norma que é dedicada à segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Foi elaborada pelo MTE Ministério do Trabalho e Emprego em 1978 e é a regulamentação da Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, especificamente na seção XI – Das Máquinas e Equipamentos, os Art.
O que é movimentação de cargas? Movimentação de cargas é um conceito que envolve diferentes técnicas para transportar bens e mercadorias mediante o auxílio de máquinas e equipamentos.
A NR-37 , ou norma reguladora 37,tem um papel crucial na segurança e eficiência das operações na área offshore, pois estabelece as diretrizes essenciais para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis em plataformas, embarcações e demais instalações da área.
A Norma Regulamentadora NR 11, estabelecida pelo Ministério do Trabalho, tem como objetivo principal assegurar a integridade física dos trabalhadores envolvidos na operação de equipamentos de transporte, elevação e movimentação de cargas.
A empilhadeira deve ser operada em área delimitada e sinalizada, para evitar acidentes com outras pessoas ou equipamentos no local. Esses são os requisitos básicos de segurança adotados pelas normas regulamentadoras NR-11 e NR-12 para a operação de empilhadeiras.
“Ele identifica, mapeia e gradua os riscos do ambiente de trabalho dos trabalhadores da indústria, onde estão incluídas as atividades com eletricidade (NR-10), espaço confinado (NR-33) e trabalho em altura (NR-35).”
34.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção, reparação e desmonte naval.
A NR 30 é a Norma Regulamentadora que define as questões de Segurança e Saúde quanto ao Trabalho Aquaviário. Ela é fundamental não somente para a proteção dos colaboradores, como também para orientar as empresas do que deve ser feito. O trabalho aquaviário segue a disciplina militar, porém, é uma profissão civil.
A norma regulamentadora 36 estabelece os parâmetros relativos à segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.
A norma NR10 estabelece os requisitos mínimos de prevenção para os profissionais que trabalham com instalações elétricas. Além disso, determina a criação de medidas de controle para a segurança dos profissionais eletricistas. Já a norma NR35 estabelece os requisitos mínimos de proteção nos trabalhos feitos em altura.
Norma regulamentadora relativamente nova, a NR-37 é responsável por definir todos os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência relativos aos funcionários que laboram em plataformas de petróleo localizadas nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.
A NR 24 é a norma regulamentadora que trata das condições de higiene e conforto nos locais de trabalho, ou seja, garante que os trabalhadores terão condições dignas de trabalho. Imagine, por exemplo, uma empresa que não oferece nem um banheiro limpo para os trabalhadores.
22.1.1 Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados nas organizações de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade minerária com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.
Qual a importância da NR 24? O objetivo dessa norma é garantir um ambiente que ofereça conforto e atenda às condições sanitárias necessárias para proteger a saúde do trabalhador. Um ambiente limpo e que siga as normas de higiene reduz os riscos de desenvolvimento de doenças relacionadas ao trabalho.