Qual é a profecia em que muitos indígenas acreditam?
Resposta: Algumas tribos indígenas acreditam que os guerreiros que morrem em batalhas por sua família e povo, de forma corajosa, honrosa e sem medo, vão para o céu.
A religião indígena, baseada em conjuntos de mitos sobre seres espirituais, era variada, entretanto era comum a crença em entidades espirituais que habitavam o mundo material.
Como os indígenas acreditam que o mundo foi criado?
Para os guaranis, a criação da Terra se deu através da emanação de Nhamandú, Kuaray e Tupã, divindades guarani. Nhanderuvuçú, a primeira alma humana e pequeno criador se dirige aos quatro cantos da Terra para viver e aprender com a pedra, a planta e o animal ancestrais e receber do Espírito da Terra um corpo humano.
Qual é o papel dos povos indígenas dentro da religião?
Suas crenças espirituais estão profundamente enraizadas em sua relação com a natureza, os elementos, os ancestrais e os espíritos. As práticas religiosas indígenas são marcadas por rituais, danças, cantos e celebrações que reverenciam e agradecem à natureza e ao mundo espiritual.
As comunidades e tribos indígenas, não cultuam um único deus monoteísta. Ao contrário, cada tribo possui sua própria crença, cada uma acredita no seu deus ou deuses. Geralmente a relação do indígena com os deuses, está associada à mãe natureza, em harmonia com a terra, ar, fogo e água.
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Qual é o principal deus da religião indígena?
Tupã “O Espírito do Trovão” é o principal deus indígena e o criador do céu, da terra, dos mares, dos animais e das plantas. Ele ensinou aos homens a agricultura, o artesanato e a caça e concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.
Os Tuyuka e outros os povos indígenas entendem que Deus está presente na criação, pois ela é a manifestação da ação de Deus. Cada povo indígena vive sua própria relação com Deus, com a experiência de vida própria e única. A natureza é a nossa casa, a própria casa de Deus.
Como era representado a deus no mito da criação pelos índios dessanados?
O deus fugiu sob a forma de um pássaro, e a árvore cantante sumiu da Terra. A “mulher que apareceu do nada” é a figura principal no mito de criação dos índios dessanas, do alto do rio Negro (fronteira Brasil-Colômbia).
Na crença indígena, Deus está em tudo: na árvore, na pedra, no raio, no trovão. Nós acreditamos que toda natureza e seus fenômenos estão povoados por espíritos. As pessoas sempre nos perguntam se é verdade que adoramos a lua, o sol, ou os animais.
A crença indígena é animista, isto indica que os índios acreditam na existência de um mundo sobrenatural e em sua interação com o mundo natural. A pajelança existe precisamente para fazer a mediação entre um e o outro mundo. Os índios acreditam em tudo que tem vida, árvores, água, as pedras etc.
O xamanismo representa, assim, uma base comum aos povos autóctones da Ásia e das Américas, já que este continente foi ocupado por sucessivas migrações provenientes do primeiro. Mais antigo, o xamanismo foi sobreposto por grandes religiões tais como o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o cristianismo e o islamismo.
Qual é a profecia em que muitos indígenas acreditam e o que devem fazer para conseguir atingi-la?
Resposta: Algumas tribos indígenas acreditam que os guerreiros que morrem em batalhas por sua família e povo, de forma corajosa, honrosa e sem medo, vão para o céu.
Toda morte coloca os vivos, nela envolvida, num estado de liminaridade. Por isso não é de se espantar que os rituais funerários ou pós-funerários sejam, entre os povos indígenas, muitas vezes aproveitados para a realização da iniciação de jovens.
Os indígenas são politeístas e por isso adoram vários deuses. A etnia Guarani por exemplo tem como crença a divindade dos animais, das plantas e a força da própria natureza. A etnia Yanomami acredita em espíritos da florestas e que a própria terra não é apenas um espaço em que habitamos e sim uma divindade.
1. Tupã: É o deus do trovão e da chuva, que representa a força da natureza e é considerado o criador do mundo na mitologia Tupi-Guarani. 2. Curupira: É um ser mágico protetor das florestas, representado por um menino de cabelos vermelhos e pés virados para trás.
Considerado o deus criador do universo, pela tribo tupi-guarani, Tupã é o “Senhor do Trovão”. É visto como o criador do céu, da terra e da humanidade. Alguns historiadores acreditam que Tupã foi criado pelos jesuítas durante o período de catequização dos povos indígenas.
Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles.
Povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos não enxergam a terra apenas como um punhado de solo, em que se pode construir moradias e plantar. É nela que estão as raízes de seus antepassados e a memória da luta pela sobrevivência.
A representação de Monã é como algo infinito. Para os índios das nações falantes das línguas tupi-guaranis não há as noções cristãs de Paraíso ou Inferno, mas sim a "Terra sem males", local onde eles vivem com os seus ancestrais e deuses, sem guerra, fome ou qualquer mazela humana.
Ligação mística com a natureza: a religiosidade dos indígenas brasileiros. Uma ligação estreita e mística com a natureza: de certa forma, essa espiritualidade é comum aos povos originários que viviam no território brasileiro antes da chegada dos europeus, conforme explicam especialistas.