Na realidade Timor- Leste declara-se majoritariamente católico. O número de pessoas que é considerado cristão, batizado (sarani) soma 96,9% da população conforme dados do censo de 2010.
Ao entrar no Timor-Leste pela região oeste, imediatamente se percebe uma atmosfera católica. Ao longo da estrada, em cada localidade, veem-se igrejas de muitos tamanhos. O país possui uma população de 1.318,445 pessoas, das quais 96,9% são católicos. O restante compreende um pequeno grupo de muçulmanos e protestantes.
A cultura de Timor-Leste reflecte várias influências, incluindo portuguesas, católicas romanas e indonésias, de culturas austronesias e melanésias autóctones de Timor. A cultura timorense é fortemente influenciada pelas lendas austronésias.
A estrutura política e administrativa tradicional de Timor-Leste baseia-se num conjunto hierarquizado de reinos que têm por base a família. Um pequeno grupo de famílias compõe uma povoação, na sua maioria dispersas pelo território, vulgarmente conhecidas por cnuas.
Os portugueses chegaram a Timor no início do século XVI no âmbito das suas navegações globais. A primeira referência à ilha é atribuída ao capitão de Malaca em carta de 1514 para o Rei D. Manuel. A partir do fim do século XVII Portugal começou a nomear governadores de Timor, dependentes do Vice-rei da India.
No país, onde a expectativa de vida é de 57 anos (55,6 anos para os homens e 59, para as mulheres), 76% da população vive nas zonas rurais e 41% sobrevive com meio dólar ao dia. O Timor Leste foi uma colônia portuguesa até 1975, quando foi invadido pela Indonésia, que considerava o território a sua 27.
A Indonésia, a pretexto de proteger os seus cidadãos em território Timorense, invade a parte Leste da ilha e rebaptiza o território de Timor Timur, tornando-a sua 27a província. Recebeu o apoio tácito do governo norte-americano que via a Fretilin como uma organização de orientação marxista.
Timor-Leste, oficialmente chamado de República Democrática de Timor-Leste, é um dos países mais jovens do mundo e ocupa a parte oriental da ilha de Timor, no Sudeste Asiático. Com 14 874 km2 de extensão territorial, é consideravelmente menor que o estado brasileiro, Sergipe.
O Tais é o tecido tradicional de Timor – Leste, utilizado como parte de vestuário. É elaborado artesanalmente por mulheres, em teares tradicionais de madeira, a partir de fio de algodão e depois tingidos com corantes naturais e sintéticos.
A nacionalidade timorense pode ser concedida aos filhos menores, de pai ou mãe com nacionalidade timorense adquirida, desde que os pais o solicitem, podendo os filhos optar por outra nacionalidade quando atinjam a maioridade. 1. Os filhos adoptados plenamente por cidadão timorense adquirem a nacionalidade timorense.
O Timor-Leste comemora nesta sexta-feira (30) os 25 anos do referendo que abriu caminho para a independência do país, de 30 de agosto de 1999. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, participou das comemorações no Parlamento em Díli, a capital.
Para além do Confucionismo, Budismo e Taoismo como principais religiões, o Catolicismo, o Protestantismo, e o Islamismo, coexistem em Macau desde há muito tempo.
No último censo, em 2020, mais de 78% da população filipina se declarou católica. É o único país asiático onde o cristianismo predomina. Nas vizinhas Indonésia e Malásia, por exemplo, a maioria é muçulmana. "As Filipinas têm essa colonização e herança colonial única ali na região.
Podemos afirmar que a vida em Timor-Leste é pacífica e que é um país seguro para viver. O povo timorense é muito afável. Poderá, por vezes, haver pequenos desacatos, mas, normalmente, ocorrem sempre entre a comunidade local.
Na realidade Timor- Leste declara-se majoritariamente católico. O número de pessoas que é considerado cristão, batizado (sarani) soma 96,9% da população conforme dados do censo de 2010.
Quando em 1512 os mercadores Portugueses primeiro chegaram à Ilha, a parte Leste que hoje equivale a Timor-Lorosae, era habitada pelo Povo Maubere dividido entre duas confederações de reinos, os Serviãos e os Belos.
Os timorenses são considerados um povo de artífices de grande qualidade. A tecelagem destaca-se no conjunto do artesanato que inclui também a cestaria, a ourivesaria, a olaria e a escultura. A indústria caseira de panos em teares tradicionais (gonguidi), manipulada por mulheres, pode levar duas semanas de trabalho.
A palavra "Timor" provém dos primitivos navegantes malaios, que chamavam a ilha de Timur, termo malaio para "leste", uma vez que a ilha ficava a leste de seu país. A palavra "Leste" foi acrescentada ao nome "Timor" para diferenciá-lo da zona "ocidental" da ilha, controlada pela Indonésia.
Qual é o fator que aproxima o Timor-Leste do Brasil?
O fator que aproxima o Brasil de Timor Leste é a língua oficial de ambos, que trata-se da Língua Portuguesa. Timor Leste é um país cuja independência é recente, datando o ano de 2002.
Brasil e Indonésia firmaram memorandos de entendimento em agricultura; bancos; educação; energia e mineração; erradicação da pobreza; e promoção de comércio e investimento. Os dois países contam, ainda, com mecanismos de diálogo bilateral (consultas políticas e comissão mista).
Timor-Leste está localizado no Sudeste Asiático e possui 14.600 km² de extensão. O seu território é formado por terras descontínuas, sendo constituído pela parte leste da Ilha de Timor2, a Ilha de Ataúro, o ilhéu de Jaco e o enclave de Oé-cussi.
Como o Timor-Leste conseguiu libertar-se da Indonésia?
Uma votação em 1999 para determinar o futuro do território resultou em uma esmagadora maioria a favor da independência, e em 2002, Timor-Leste tornou-se uma nação independente. Estima-se que a ocupação custou mais de 100 000 mortes no território, para uma população de menos de um milhão de pessoas.