Na Noruega acreditavam que os duendes tinham criado o Sol, podiam ser bonitos ou feios e viviam no país dos duendes, uma espécie de Terra das Fadas. Na Islândia, os duendes eram associados aos espíritos dos antepassados e curavam doenças se lhes fosse oferecido um banquete.
Os duendes e gnomos não podem salvar ou reconciliar o ser humano com Deus. De acordo com as Escrituras, somente Jesus pode fazê-lo: Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).
Religião. Os gnomos se dividem quanto às suas idéias e posições religiosas. Existem os gnomos ateus, que não vêem necessidade de deuses senão como fábulas alegóricas.
Na Islândia, umas estradas são mais fáceis de percorrer do que outras. Uma curva inesperada pode ter sido cuidadosamente planejada, para não ter que desalojar habitantes ilustres do país: duendes e seres invisíveis. Eles são em maior número do que toda a população da Islândia. Pelo menos é nisso que acreditam por lá.
Duendes segundo lendas, possuem poderes sobrenaturais, desafiando as leis naturais da física, como: atravessar paredes, se locomover em alta velocidade e até se teletransportar de um lugar para o outro.
DUENDES X GNOMOS X LEPRECHAUNS: DIFERENÇAS E ORIGEM NA LITERATURA E NA TV | ORIGEM DAS MITOLOGIAS
Qual é a função do duende?
Esses espíritos da natureza também fazem parte da nossa cultura e, esses seres especialmente, sempre estão muito associados com atividades de jardinagem e não é à toa! Os elementais da terra, os duendes e gnomos, são seres responsáveis pela matéria, geração e nutrição que simboliza a solidez, sustentação e abundância.
Ser sobrenatural, cuja origem remonta aos tempos pré-cristãos, muitas vezes associado a fantasmas de vivos mas também existindo como espírito da Natureza. Os duendes eram temidos pelo seu poder destrutivo quando zangados, mas também eram amados pelo facto de poderem ser excelentes aliados dos seres humanos.
Quando a lei não é seguida os duendes podem aparecer para levar embora o seu beck ou isqueiro. Por muitas vezes essa regra pode ser vista como uma oportunidade para tirar vantagem em relação aos amigos ao redor, mas a intenção real não está aí. A Lei do Duende mede a capacidade.
Os Duendes não necessitam de alimentos. A maçã, vinho, balas e chocolates, são apenas um agrado para que fiquem gratos e felizes. Muitos dos nossos clientes sentem a necessidade de coloca-los em uma espécie de altar com incensos, cristais entre outros adereços esotéricos, isso também é altamente apreciado.
Como cuidar do duende ou garraduende? Eles não necessitam de alimentos, mas adoram maças, balas e água que simbolizam agradecimento pela companhia dele na sua casa. Ele pode ouvir te ouvir e você poderá se sentir acolhido e só vai precisar tratá-lo com amor, carinho e amizade.
Na Bíblia, a presença de fadas não é explicitamente mencionada, mas há algumas referências que podem ser interpretadas como tal. A palavra hebraica para "espíritos" é muitas vezes traduzida como "fadas", dando a entender a sua presença nos textos bíblicos.
São muitos os cristãos que implicam com o personagem natalino, que, segundo dizem, rouba a cena do real protagonista da data, o menino Jesus. Longe disso, a figura do Papai Noel remete à tradição cristã. O bom velhinho alude a São Nicolau, cristão que viveu na cidade grega de Lykia, no século IV.
Dê a eles maçãs, amêndoas, água, mel e doces como balas e chocolates, como um agrado pela sua companhia. Também é interessante deixá-los próximos à incensos, cristais, pedras entre outros adereços esotéricos.
Duendes. São pequenos seres fantásticos originários da mitologia nórdica, com orelhas pontudas e pele esverdeada. Eles interagem com humanos, podem ter poderes mágicos, gostam de brincar e são, por vezes, perversos.
A presença de um duende no lar, traz proteção e boas energias, pois são seres elementares defensores do lar , da segurança e da família. É uma ótima escolha para dar de presente pois representa o sentimento, cuidado e amor ao próximo.
O duende é um dos símbolos mais duradouros associados ao país. Mas a ideia moderna de um duende é muito distante de suas origens no folclore irlandês, além de outros contos de fadas. Seres sobrenaturais foram pensados para trazer boa sorte aos humanos e protegê-los – ou modifical seus planos.
Helgo, o Duende da sorte, faz parte da linha dos clássicos, os primeiros bonecos modelados. Quem é Helgo? Segundo a lenda, todos aqueles que forem capazes de conquistar a amizade do duende Helgo terão realizados seus desejos mais fantásticos.
Um gnomo é uma criatura da mitologia europeia, descrito como um espírito diminuto e versado na alquimia e na magia. Muito ligado à natureza, especialmente à terra, compreende bem e faz proveito dos recursos naturais, sendo muito engenhoso.
Os Duendes são ligados à Terra e geralmente conseguem controlar imprevistos da natureza. Os Duendes vivem vários anos e chegam a constituir famílias. Adoram comer e fazer brincadeiras tais como esconder objetos. Alguns possuem orelhas grandes e pontudas e grande quantidade de pelos no corpo.
Leprechaun ou (LÉP-re-coun) o duende da riqueza e abundância. Reza a lenda que para ninguém achar seu tesouro ele o enterra em subterrâneos profundos e quando o arco-íris aparece sempre termina onde tem um pote de ouro. Atrai a fortuna e prosperidade.