Representado pelos modelos 747-8, o 787 e o A380, sendo o último a maior aeronave de passageiros do mundo, o Boeing está entre as companhias que possuem as viagens mais seguras. Isso porque os modelos citados nunca se envolveram em acidentes graves.
Numa análise recente, a Airline Ratings identificou uma lista de aeronaves que podem ser consideradas as mais seguras para voar, nunca tendo sofrido nenhum acidente com vítimas mortais. Entre elas estão os Boeing 787 e 777-300ER e os Airbus A220, A320neo e A380.
Vale ressaltar que a diferença entre as 25 melhores é bastante pequena, mas, mesmo assim, a Air New Zealand atualmente ocupa o primeiro lugar como a companhia aérea mais segura em 2024 – seguida por Qantas, Virgin Australia, Etihad Airways e Qatar Airways.
No geral, as aeronaves a pistão com as melhores estatísticas de segurança entre aquelas que acumularam pelo menos 10.000 horas de voo foram Cessna C402 (sem acidentes), Cessna 310 (pontuação de 3,0) e SR20 (3,2).
Em 31 de maio de 2009, o voo 447 da Air France, que ia do Rio de Janeiro para Paris, caiu no Atlântico, a cerca de 600 quilômetros de Fernando de Noronha. As 228 pessoas a bordo, entre elas 58 brasileiros, morreram.
O AVIÃO É O MEIO DE TRANSPORTE MAIS SEGURO – E PODEMOS PROVAR!
Qual a probabilidade de ter um acidente de avião?
Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.
O Lockheed SR-71 "Blackbird" é uma aeronave de reconhecimento estratégico Mach 3+, de longo alcance e altitude elevada, que foi desenvolvida e fabricada pela empresa aeroespacial norte-americana Lockheed Corporation. Foi operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e pela NASA.
Os Cessna 150 e 152 definitivamente são o avião mais fácil de voar, com sua configuração de triciclo sendo tão fácil de pousar que a equipe de marketing do Cessna lhes deu o apelido de “Land-O-Matic”.
O risco global de morte em um acidente de avião em um voo comercial entre 2018 e 2022 foi de 1 em 13,7 milhões, segundo um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) publicado em 2024. Já no Brasil, o risco é ainda menor, 1 em 80 milhões.
Segundo o painel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o número de acidentes é menor, foram registrados 42 em 2024. Desses, dez foram ocorrências fatais, totalizando 22 vítimas.
As aeronaves são projetadas para voar em várias condições climáticas, incluindo chuva. Os pilotos são altamente treinados para operar em diferentes situações meteorológicas, e os sistemas a bordo das aeronaves, como radares meteorológicos e instrumentos de navegação, ajudam a garantir a segurança durante o voo.
Saiba que uma pesquisa feita pela revista Time, dos Estados Unidos, revelou que os assentos na parte do meio e na parte traseira da aeronave são os mais seguros. Ainda segundo o levantamento, em casos de desastres aéreos, os passageiros que estão nessas áreas têm mais chance de sobreviver.
Se você tem medo de voar ou é as suas primeiras vezes viajando pelos ares, os melhores assentos do avião serão, sem dúvidas, aqueles perto das asas. Quanto mais no centro das asas ficar seu assento, melhor ele será. Isso se deve ao fato de que é nas asas onde a estabilidade da aeronave é feita.
Por mais que os acidentes de avião sejam, em sua grande maioria, completamente fatais, existe um lugar mais seguro para se sentar no avião? Estudos indicam que as poltronas da parte traseira do avião são considerados os mais seguros.
A aeronave comercial de passageiros mais rápida atualmente em serviço é o Boeing 747-8 Intercontinental, com uma velocidade impressionante de Mach 0,86, embora o voo supersônico de passageiros possa retornar em breve com o Boom Overture , que tem como meta um primeiro voo em 2026 e está sendo projetado para uma ...
Não é difícil se tornar piloto de avião, mas a jornada é complexa. Isso porque, o processo é desafiador e requer dedicação, comprometimento e desenvolvimento de habilidades específicas. A dificuldade pode variar de pessoa para pessoa, mas há alguns desafios comuns no processo de formação de pilotos.
Qual é o avião mais rápido do mundo sem tripulação?
2 – X-43A: Com velocidade três vezes maior que o Blackbird, o X-43A pode ser considerado o mais rápido do mundo, porém não é tripulado. Desenvolvido nos Estados Unidos pela NASA, ele integra o programa HiperX. O motor estatojato é movido por hidrogênio e proporciona à aeronave uma velocidade de até 11.760 km/h.
O caça mais temido do mundo tem uma capacidade de carga útil de 13.300 kg. O F-15EX Eagle II tem uma capacidade de carga útil de 13.300 kg, o que lhe permite transportar armas de grande porte. Entre elas, encontramos os mísseis AIM-120 AMRAAM e AIM-9 Sidewinder, bem como as bombas GBU-39.
A cada 100 horas de voo realizadas durante a madrugada, os comandantes de jato cometem, em média, 9,5 erros de nível 3, o mais perigoso para a segurança da aeronave. Nos demais períodos do dia a probabilidade de haver um sério equívoco operacional se reduz praticamente à metade.
O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.
Entre 2018 e 2023, os números se mantiveram similares: foram 46 acidentes em 2019; 40 em 2020; 46 em 2021; e 40 novamente em 2022. O ano com maior número de acidentes no primeiro trimestre do ano na última década foi 2014, com 59 registros.
Mas ambos acreditam que os passageiros morreram quando o avião colidiu com o solo. Eles mencionaram que, numa queda sem movimentos bruscos, a sensação é de “frio na barriga”. Como numa montanha-russa.