Os predadores das baratas urbanas são, além do ser humano, as aves, lagartixas e, por vezes os gatos. Comer o inseto é uma das formas de esses felinos serem infectados com o protozoário responsável pela toxoplasmose, o Toxoplasma gondii.
Entre várias opções, três espécies de vespas parasitóides vêm sendo mais estudadas como possíveis candidatos à tarefa: a vespa-jóia (Ampulex compressa), a vespa-bandeira (Evania appendigaster) e uma pequena vespa denominada Aprostocetus hagenowii.
Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, osgas (lagartixas), bactérias, formigas, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados.
Escorpiões e Aranhas, são predadores naturais das baratas e onde há abundância de comida eles irão aparecer. Muita gente pode achar que uma baratinha aqui e outra ali não faz mal, mas a coisa muda quando aranhas e escorpiões começam a ser frequentes no quintal.
Ou seja, a presença de baratas significa ameaça de escorpiões em busca de alimento. “É importante manter os ambientes limpos. Limpar a caixa de gordura, evitar deixar migalhas espalhadas pela casa e ter cuidado com o lixo, pois tudo isso atrai as baratas, que consequentemente podem atrair os escorpiões.
Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.
A galinha d'angola é caçadora, ela vai ficar procurando barata, escorpião, minhoca e até pequenos roedores”, explica o produtor rural Mário Irineu Salviato. O comissário de voo Rodrigo Pereira de Almeida testou e aprovou a galinha d'angola como “faxineira” do quintal, limpando o local dos insetos.
O papel das baratas na decomposição da matéria orgânica é vital para manter a limpeza dos ambientes naturais. Ao consumir detritos, elas não apenas removem a matéria em decomposição, mas também aceleram o processo de reciclagem de nutrientes.
Espalhe folhas de louro nos lugares onde as baratas aparecem — principalmente em locais escuros, úmidos e quentes. O cheiro da folha de louro repele as baratas.
Baratas não gostam de luz e só costumam sair à noite, quando procuram comida e parceiros sexuais. Você só verá uma barata durante o dia, se houver uma superpopulação ou falta de alimento e água.
As baratas odeiam o cheiro da folha de louro, que é tradicionalmente usada como tempero na culinária brasileira. Além do louro, outros extratos naturais mais comuns no uso como repelentes são: eucalipto, mamona, jambolão e extrato de neem (ou nim) indiano.
Os predadores das baratas urbanas são, além do ser humano, as aves, lagartixas e, por vezes os gatos. Comer o inseto é uma das formas de esses felinos serem infectados com o protozoário responsável pela toxoplasmose, o Toxoplasma gondii.
Não tem coisa mais horripilante do que ver uma barata vindo em nossa direção pelo ar. É comum a gente achar que ela está voando, mas, na verdade, está planando. Geralmente, esses insetos usam esse método de transporte para fugir de alguma presa ou de uma situação que pode representar perigo.
Sim, a presença de ovos de barata geralmente é um sinal de que há uma infestação ou pelo menos um problema com baratas em sua casa. Baratas são insetos que se reproduzem rapidamente, e a presença de ovos indica que há uma população estabelecida.
Usar bicarbonato de sódio e açúcar pode ser outra solução para afastar as baratas da sua casa. Misture um copo de açúcar com outro de bicarbonato de sódio e espalhe pela casa. Elas vão ser atraídas pelo açúcar e vão se intoxicar com o bicarbonato de sódio ao comer essa mistura.
Este método consiste em juntar um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio e espalhar esta mistura por vários locais da casa. As baratas serão atraídas pelo açúcar, que mais tarde comem juntamente com o bicarbonato de sódio. Este último vai destruir a barata por completo, levando à sua morte.
A naftalina consegue atuar como inseticida ou um repelente. Pode matar traças e larvas, além de outras pestes que podem danificar tecidos de fibras naturais, como lã. Também acaba repelindo ou matando insetos, como cupins e baratas.
Aranhas: Diversas espécies de aranhas se alimentam de baratas Dubia quando têm a oportunidade. Aranhas caçadoras, como a aranha-lobo, são particularmente eficazes na predação de baratas Dubia. 3. Répteis: Lagartos e répteis, como camaleões, também fazem parte da lista de predadores naturais das baratas Dubia.
A picada pode causar uma sensação de ardência ou irritação, mas não costuma ser grave ou perigosa. A presença desses insetos em grande número em ambientes domésticos pode ser incômoda, já que, ao se sentir ameaçadas, elas podem buscar abrigo em locais como rachaduras e fendas.
A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca. Quanto maior a temperatura e a umidade, menor será o tempo para o ovo eclodir.