No caso, o coletivo é “bananas” é “penca” que designa um conjunto de bananas. É importante notar que há também o cacho de bananas, mas este é um conjunto de pencas, e não de cachos.
O Dicionário Eletrônico Houaiss e o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora registam o substantivo feminino galinhada, chamando-lhe o primeiro «quantidade de galinhas», e o segundo «muitas galinhas». Portanto, galinhada pode ser o colectivo de galinha.
Qual é o coletivo de pilha? De entre as várias hipóteses existentes, aquela que me parece mais adequada é pilhedo. O sufixo -edo, a par com -al, -ada e -aria, é um dos sufixos disponíveis para formação de nomes colectivos.
Já formiga e mosca têm colectivos que lhes são próprios: a formiga faz-se corresponder carreiro, colónia, correição e carreiro, bem como formigame e formigueiro (Dicionário Houaiss); para mosca, temos enxame, moscaréu, moscaria, mosquedo, mosqueiro, nuvem, praga (idem).
nome masculino. [ Entomologia ] Designação comum aos insectos dípteros de várias espécies. Origem etimológica:mosca + -ito. Colectivo:enxame, nuvem, mosquitada, mosquitama.